o que é team building

Saiba o que é team building e aplique em sua empresa

É de praxe que as empresas façam treinamento com seus funcionários, sejam eles novos ou mais antigos. Contudo, em algumas empresas os treinamentos são mais focados em apresentar novas técnicas para que os colaboradores possam realizar suas atividades cotidianas. Muitas vezes é negligenciado a construção do team building, ou construção de time. Os treinamentos são, antes de tudo, uma forma de aproximação dos colaboradores para que, de fato, eles possam construir um time juntos. Portanto, se você quer entender melhor o que é team building continue lendo nosso post.

Veja também: jogos corporativos: o que são e como utilizar com sua equipe.

o que é team building

Saiba o que é team building e como colocá-lo em prática

Antes de entender o que é team building é necessário compreender que esta prática vai além de um simples treinamento. Ela é uma estratégia que deve ser planejada com os mínimos cuidados, pois, é a partir da construção de time que será selada a forma de trabalho. Essas questões devem ser implícitas dentro de um treinamento, portanto, devem estar diretamente ligada a missão, visão e valores da empresa.

Ao realizar um treinamento não se pode analisar apenas o desempenho que o colaborador tem a partir desta capacitação. É claro que não é deixado de se analisar, contudo, quesitos como a forma como esse conhecimento é passado também contam. Imagine a situação em que, desde o treinamento, o colaborador é tratado de forma ríspida. É de forma quase natural que ele internalize essas práticas. Dessa forma, a construção de uma equipe está, também, junto com a forma como os colaboradores são tratados.

Colocando o team building em prática

Agora que a dúvida do o que é team building já foi sanada, é hora de começar a entender como colocá-lo em prática. Afinal, ninguém quer uma equipe desunida, causando desentendimentos e impactos negativos nos resultados.

Veja algumas ações para o team building:

1- Faça um planejamento detalhado

Assim como qualquer projeto, a construção de um team building também precisa de um planejamento. É necessário alinhá-lo às estratégias da empresa, para que os resultados sejam mais assertivos.

Todas as dinâmicas utilizadas para fazer a construção de time, devem ser feitas de forma mais transparente possível. Dessa forma, os colaboradores já se acostumam desde o começo a lidarem com as situações de maneira honesta.

2- Trace os objetivos

Cada etapa da construção de time deve ter um objetivo em específico, para que no final sejam alcançados os objetivos da empresa. E é exatamente por isso que entender as estratégias da empresa é de extrema importância. São elas que irão nortear todos os objetivos do team building.

Nesse momento de estruturação podem surgir inúmeras dúvidas, principalmente no quesito de colocá-la em prática. Já que é possível alcançá-las de diversas formas. Por isso, liste as práticas e enumere-as por prioridade. Outro ponto importante que vale ser ressaltado, é utilizar o círculo de ouro. Dessa forma os colaboradores entendem o porquê, como e o quê a empresa segue.

Agora que você já sabe o que é team building e como aplicá-lo, comece a criar uma estratégia para sua equipe.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias