rafael-rez

Rafael Rez conversa sobre empreendedorismo e marketing de conteúdo com a Eadbox

Autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado pela DVS Editora, Rafael Rez possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica, já atendeu mais de 1.000 clientes em 20 anos de carreira. Co-fundador da startup GoMarketing.

Fundou seu primeiro negócio em 2002, de onde saiu no final de 2010. Foi sócio de outros negócios desde então, mantendo sempre como atividade principal a direção geral da Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor em diversas instituições: HSM Educação, ILADEC, Cambury, ESAMC,ALFA, ESPM, INSPER.

Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Rafael Rez conversou com a Eadbox sobre empreendedorismo e marketing de conteúdo. Confira:

 

 

Montei meu primeiro negócio aos 22 anos, quando ainda fazia Faculdade de Arquitetura na Unicamp. Rapidamente percebi que a Arquitetura não seria a minha carreira e que o prazer de organizar e projetar poderia ser exercido numa área nova: a Arquitetura de Informação.

Ao longo dos anos comecei a atuar cada vez mais próximo da área de comunicação e descobri que o que mais fazia tinha um nome: Marketing. Me formei em Marketing em 2009 e concluí meu MBA em 2013 na FGV., quando já estava abrindo a terceira empresa.

Como empreendedor percebo que uso os fundamentos e conhecimentos de marketing em tudo: na busca de oportunidades, na concepção de produtos, no relacionamento com clientes, na compra e venda de negócios.

Empreender é viciante e muito realizador, mesmo quando não dá certo. É a única forma que vejo de botar pra fora a ânsia de realizar coisas significativas e fazer a diferença.

 

  • O que você acha que foi essencial para se tornar o empreendedor/profissional que é hoje?

 

Sinceramente não tenho nenhum talento especial. Esforço bate talento. Como a maioria das coisas que realmente importam na vida, a gente aprende fazendo. Você não aprende a dirigir jogando video-game. Não se aprende a nadar lendo um livro sobre natação. Não se aprende a jogar futebol vendo jogo na televisão. É a prática que ensina.

Se eu pudesse me dar um conselho 10 anos atrás seria um só: não tenho medo de pedir ajuda, nem de aceitar. Jamais perca tempo descobrindo como fazer algo que alguém já fez antes. Pergunte, peça ajuda, seja humilde para ouvir, aprender e assimilar com quem já passou pelo mesmo desafio. Isso encurta demais o caminho, e a vida é muito curta para ficar batendo cabeça e aprendendo na base da tentativa e erro.

Estudar é fundamental, ter base para discutir, discernir e raciocinar, mas nada supera a execução.

 

  • Quais dicas você acha importante para quem está começando na área?

 

Vai lá e faz. Faça o melhor que puder o mais rápido que conseguir.

Eu sempre sonhei em escrever um livro. Fiquei 10 anos elaborando ele na minha mente e fazendo anotações, guardando referências, lendo e me preparando infinitamente para poder escrever o meu próprio livro.

Quando realmente decidi fazê-lo, fiz em 6 meses. Coloquei um prazo e fiz. Não deu tempo de revisar até a perfeição e o livro saiu com 20 erros de revisão. Sinceramente? Não me arrependo nem um pouco. Os erros foram corrigidos para a 2ª tiragem. A imensa maioria das pessoas que leu elogiou o conjunto da obra e não se deteve pelos erros.

Minha eu 1.0 jamais faria isso. Eu ficaria revisando infinitamente até que o livro ficasse perfeito e o lançaria com anos de defasagem. Meu eu 2.0, a versão atual, preferiu lançar um livro imperfeito a perder o timing do lançamento.

Em resumo: faça acontecer, mesmo que não fique 100%. A maioria das pessoas não realiza 20% do que sonha. Se você realizar 99% e tiver 1% de imperfeição, use isso como fonte de aprendizado e melhoria, mas não deixe de fazer.

 

  • Quais foram as principais dificuldades que você encontrou ao começar a empreender?

 

Você nunca se sentirá à altura dos desafios. Sempre haverá alguém melhor ou mais preparado que você. O seu maior inimigo será sua mente, seus medos, suas limitações. Vencer isso é um desafio enorme e diário.

Empreender muitas vezes pode ser solitário. A solidão empresarial é terrível. Crie uma rede de apoio. Converse com outros empreendedores e empresários. Tenha um Coach, um Mentor ou alguém que possa guiar seus passos e te ajudar a pensar. Se relacionar ajuda a manter o foco e encontrar soluções mais rápido.

O Brasil é um barco com o casco furado em meio à uma tempestade à noite e sem bússola. Não espere céu azul e brisa forte para içar as velas. Assim como mar calmo nunca fez bom marinheiro, esperar que a economia seja estável para empreender uma ideia nunca será uma boa opção. Aprenda a navegar com as nossas condições mesmo ou morra esperando o momento ideal.

 

  • Hoje você possui diversos cursos e palestras. Como isso começou?

 

Eu sempre gostei de ensinar. Desde muito cedo sempre sonhei ser Professor, Palestrante, Escritor. Não é de família, não sei dizer de onde isso veio, mas eu sempre quis. Nossa área é muito dinâmica e precisamos aprender rápido e repassar rápido, porque as coisas nascem e morrem com muita velocidade.

Ao longo do tempo fui entendendo como transformar meu conhecimento num negócio e empreender com educação. Ao mesmo tempo eu quero levar conteúdo gratuito para mais pessoas e também preciso financiar este tempo e o investimento em tecnologia, filmagem, produção, edição, veiculação. Hoje tenho uma Editora só para cuidar dos meus materiais: cursos online, cursos presenciais, workshops, palestras e treinamentos. É um negócio que eu amo fazer e que online está me permitindo alcançar mais gente do que eu imaginei que poderia.

 

  • Como você começou a produção de conteúdos em vídeos e materiais para o seu blog, youtube e cursos? Você tinha uma estrutura?

 

Comecei com uma câmera, um tripé e um softbox (o pedestal de iluminação). Meu microfone era um lixo. Eu ficava duro em frente à câmera. Os vídeos eram longos e chatos. Fui melhorando com o tempo, mas até hoje ainda não acho que está bom o suficiente, mas luto com o perfeccionismo para não parar de produzir.

Fui simplificando a produção ao longo do tempo para ficar mais rápido e mais autêntico, e meus alunos foram me dando feedbacks e dicas, fui melhorando com a ajuda deles.

Hoje dá para começar com uma boa Webcam e um bom microfone. Com menos de R$ 500 você começa bem. Está ficando mais fácil e mais rápido produzir e editar. Isso democratiza a produção de videoaulas e conteúdo educacional.

 

  • Muitas pessoas, mesmo hoje em dia, encontram dificuldades em relação ao uso da tecnologia. Isso pode ser um impeditivo de iniciar um negócio online?

 

Com certeza é. Mas também nunca houve tanto material disponível. Tutoriais gratuitos em blogs e no Youtube, cursos baratos, cursos mais caros, fóruns de ajuda e guias passo-a-passo das próprias ferramentas. Há muitas formas de aprender.

As próprias ferramentas estão ficando mais simples de usar e muitos softwares já funcionam online, totalmente na nuvem, de maneira simples e rápida. Não vejo que isso seja um impeditivo não. É uma barreira, mas que pode ser superada com vontade e determinação. Ninguém deveria desistir por não saber usar uma ferramenta. Comece, vá aprendendo e melhorando.

O mantra que ouço e incorporei na minha vida é: “comece antes de estar pronto”. A real é você nunca estará pronto. Então comece logo, erre rápido e aprenda rápido. Esperar não fará você estar mais pronto, só deixará menos tempo para você colher os frutos.

 

  • Tem alguma dica rápida que você ache essencial para quem está começando agora?

 

Para quem tem dificuldade em se organizar e executar projetos, recomendo muito a leitura do livro “A Arte de Fazer Acontecer” do David Allen. Organize-se minimamente, defina metas, prazo e comece logo. Cada a mais que você demora para começar é um dia a menos para colher os frutos do seu projeto.

A vida é muito curta para ficarmos esperando seja o que for: uma condição, um investidor, um sócio ou uma ideia imbatível. Novamente: a execução sistemática e resiliente bate o talento. Vai lá e faz.

CTA Ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias