Cursos virtuais: inovar para se diferenciar

Cursos virtuais: inovar para se diferenciar

Os cursos virtuais estão trazendo uma nova perspectiva de ensino do Brasil. A popularização da internet banda larga e a proliferação dos smartphones trouxeram a democratização da informação no Brasil. O número de cursos livres, e até mesmo de graduação a distância, não param de crescer. São cada vez mais instituições de ensino superior (IES) e produtores de conteúdo produzindo vídeo aulas voltadas para este mercado.

Ingressar agora neste mercado de cursos virtuais pode significar o sucesso da IES.

Existe uma nova faixa de público alvo que pode ser impactada pelo seu conteúdo. É uma fatia de mercado altamente lucrativa devido ao seu modelo de negócios escalável. Mas não são apenas as instituições de ensino que podem fazer isso, você também pode começar agora a gravar vídeo aulas e montar os seus próprios cursos virtuais.

Para ser um sucesso no mercado de ensino a distância você precisa ser diferente, produzir um conteúdo único. Mas o seu público precisa conhecer as suas habilidades únicas para que o seu curso se torne um sucesso.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online

Estude o mercado e identifique seu público alvo

Este é um fato muito importante para a execução dos seus cursos virtuais. Saber quem é o seu público alvo vai balizar desde a sua estratégia de vendas até a metodologia de ensino aplicada e o jeito de se portar em frente às câmeras. Pesquise quais são os outros instrutores que produzem aulas de violão, tente acompanhar o trabalho deles. Perceba onde eles erram e acertam.

Baseado nisso, busque os seus diferenciais, quais são os pontos que você pode se destacar quando comparado a este outro profissional. Ponto importante: preço não é diferencial, pois o seu concorrente pode abaixar o valor do seu produto em um estalar de dedos. Você precisa fazer diferente, inovar!

Saber com quem você está falando é essencial para fazer com a sua vídeo aula seja interessante. Mais do que isso, saber quem é o seu público vai ajudar na hora de vender os seus cursos online. Definir o seu público alvo não é difícil, mas você não pode ter preguiça para desenvolvê-lo. Assumir que “todo mundo é meu público” e que “são pessoas de 15 a 65 anos” é um erro que você não pode cometer. Um menino adolescente tem gostos musicais e influências muito diferentes do que a de uma senhora de 65 anos, isso sem contar a facilidade de aprendizado.

Para montar um público alvo coeso e coerente, você precisa saber alguns detalhes deste seu público. Qual é a média da faixa etária, a qual região do país ele pertence. Quais os objetivos que ele deseja cumprir com a sua vídeo aula. Uma dica para lhe ajudar a entender o comportamento do seu público alvo é a criação de personas. As personas são uma representação visual do seu target. Um jeito fácil para criar as suas personas e identificar os objetivos e metas dos seus alunos é através da ferramenta Aluno Ideal, da EadBox. Clique no link abaixo e crie agora as suas personas.

CTA Aluno ideal

criar persona do aluno ideal e planejamento digital

O marketing de conteúdo no ead

De nada adianta você possuir diferenciais ninguém conhece o seu trabalho, não é mesmo? Para você ter um curso virtual de sucesso, é importante que as pessoas conheçam o seu trabalho. Você pode fazer isso de várias maneiras, como anunciar em rádios e televisão por exemplo. Mas em seu estudo de público alvo, você percebeu que uma das características é que o seu aluno está nas redes sociais. Ele está conectado o tempo todo, e um jeito simples de fazer isso é através do marketing de conteúdo.

Em seu plano de marketing você deve colocar todas as possibilidades de entrar em contato com o seu futuro aluno, o prospect. Para isso, você precisa oferecer a eles um conteúdo de qualidade, para que eles acessem o seu site e conheçam os seus cursos virtuais. Digamos que você tenha um curso sobre culinária. Experimente trabalhar dicas como “as cinco receitas mais fáceis de aprender”, “temperos: o que preciso saber?” ou “os doces mais rápidos para fazer na cozinha”.

Estes conteúdos vão atrair os seus prospects até o seu site. Mantenha a periodicidade na publicação do conteúdo, assim como uma linha lógica de raciocínio nos posts. Utilize as redes sociais para amplificar a quantidade de pessoas que vai ler o seu conteúdo. Quanto mais pessoas virem o seu conteúdo, maior será a sua “fama” no meio.

Você pode aumentar este engajamento de maneira orgânica, ou através de patrocínio. É possível sim atingir ótimos resultados sem investir dinheiro em patrocínio de posts, mas a chamada “cauda longa” demora para ser construída.

Se você quiser investir para acelerar o crescimento dos seus cursos virtuais, estude como funcionam as métricas do Facebook Ads e do Google AdWords. Estas ferramentas possuem um alto poder de alcance e você sabe exatamente para quem entregou cada um dos seus anúncios, podendo até configurar a taxa de retorno.

Fique atento também às datas comemorativas para planejar promoções. Em nosso exemplo pode ser o dia do músico ou dia do guitarrista. Você pode dar descontos válidos em uma data específica ou para os primeiros a adquirirem o curso. Realizar anúncios destas promoções pode ajudar você a fazer com que mais pessoas fiquem sabendo e adquiram o seu curso.

Plataforma ead

O seu aluno precisa ter a melhor experiência possível durante os seus cursos virtuais. Por isso você precisa de uma plataforma ead completa, que seja intuitiva para o seu aluno. A plataforma EadBox conta com uma interface intuitiva para os seus alunos, que vão ter acesso a um ambiente virtual de aprendizagem que é fundamental para o aprendizado do seu aluno. Por melhor que seja o seu diferencial, se o seu aluno não aprender, não vai adiantar. Isso não pode acontecer devido a sua plataforma ead.

Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar todas as funcionalidades da plataforma EadBox, e conheça todas funcionalidades que elas podem fazer pra você.

CTA Trial

trial


Categorias