como montar um home studio

Veja como montar um home studio gastando pouco6 min read

É claro que o ponto principal de uma boa vídeoaula é o seu conteúdo, certo? Porém, saber como montar um home studio pode ser um grande diferencial para o seu curso online. Isso porque a questão visual faz toda a diferença no material final. Ou seja: aulas gravadas com um bom cenário, captação de voz e iluminação é que diferenciam um material amador de um profissional.

Porém, você mesmo pode montar essa ambientação. Por isso, se deseja saber como montar um home studio, confira esse artigo. Assim, gastando pouco e improvisando, você será capaz de produzir um bom material audiovisual.

Neste artigo, ressaltamos a importância de produzir um material de qualidade. Se você deseja ler dicas para a produção de um conteúdo de destaque, confira:

como montar um home studio

Como montar um home studio? Confira o passo a passo

Para acertar em cheio na ambientação, você deve contar com itens essenciais nesse processo. Esses materiais auxiliarão a garantir uma produção profissional – mesmo que o vídeo seja feito na sua casa. Assim sendo, para saber como montar um home studio, preste atenção nos seguintes passos:

1. Qual câmera usar para gravar as vídeoaulas?

A resposta para essa questão depende da sua realidade. Afinal, existem câmeras de diferentes estilos e padrões, que se adequam para diferentes tipos de necessidades. Porém, é importante lembrar que a câmera é um dos mais importantes equipamentos do home studio.

Em um cenário ideal, a indicação é investir em uma câmera profissional, certo? Porém, de nada adianta comprar um equipamento desses se você não possui conhecimento sobre fotometria, velocidade do obturador, abertura do diafragma, entre outros. Assim sendo:

Ao mesmo tempo em que é bom ter uma câmera profissional, ela não é essencial para a sua produção audiovisual.

Dessa forma, se você não é um profissional na arte da fotografia e não possui um equipamento profissional, a melhor solução para uma improvisar boa produção audiovisual é o smartphone. Os celulares são uma excelente saída para quem não possui aporte financeiro para investir em um equipamento profissional.

Apesar de não serem desenvolvidos essencialmente para a captura de vídeo profissional, a maioria dos smartphones vendidos hoje no mercado consegue gravar vídeos em HD (high definition). E, com o passar do tempo, as capacidades e funcionalidades de gravação de um smartphone devem aumentar ainda mais. Assim sendo, esse equipamento é o suficiente para você ter uma imagem de qualidade satisfatória em suas vídeo aulas.

Apenas lembre-se que você deve manter o smartphone parado e bem posicionado durante a gravação. Para isso, pode improvisar com caixotes ou escadas. Todavia, se desejar adquirir um equipamento profissional, o ideal é investir em um tripé.

Além disso, outro ponto importante é o que veremos a seguir: a iluminação.

Veja também: Conheça algumas câmeras para você gravar suas vídeo aulas.

2. Como fazer a iluminação do meu home studio?

O sensor que capta imagens de qualquer câmera funciona da seguinte maneira: a luz incide no objeto e então, reflete uma frequência de cor. Esta é a frequência que é captada pelo sensor. Ou seja: quanto mais luz tiver em sua imagem, maior a iluminação a ser refletida. O resultado? Uma melhor qualidade de imagem no vídeo.

Assim sendo, para acertar na iluminação, o primeiro ponto é: decidir onde será feita a gravação. O ideal é optar pelo local mais silencioso, com menor fluxo de pessoas e sem iluminação externa – como janelas e portas. Quanto mais isolado estiver o seu estúdio, maior o seu controle sobre as gravações.

Evitando iluminação externa

O ponto essencial em evitar a iluminação externa é porque, dessa forma, você consegue trabalhar a luz de uma maneira contínua. Assim, não há a preocupação com o horário do dia em que você está gravando. Seja dia ou noite, o cenário estará sempre adequado.

Para improvisar e garantir sua iluminação de maneira que seja eficiente, mas caiba no bolso, existem várias soluções. A mais fácil delas é direcionar os focos de luz para o local no qual você vai fazer as suas gravações. Independentemente de como você optar por fazer isso, é essencial entender que não existe como montar um home studio sem uma iluminação adequada.

– Veja também: Dicas de iluminação do seu home studio

3. Como ter uma captação de áudio profissional em meu home stúdio?

Além da preocupação com a qualidade de imagem e iluminação, também é essencial pensar na captação de áudio. Hoje já existem celulares com microfones que captam muito bem o som. Por isso: teste o seu.

Se, por um acaso, você sentir que o áudio não ficou como deveria, existem algumas soluções que podem ser improvisadas. São elas:

  • Utilizar o celular de alguém da família ou de algum amigo para fazer apenas a captação da voz. Para isso, basta deixar o aparelho próximo da sua boca, sem permitir que ele entre no enquadramento do vídeo.
  • Utilizar um microfone. Atualmente, existem diversos microfones de lapela que podem ser conectados em seu celular. Já é possível adquirir um desses por menos de R$100 no mercado. Esta opção oferece um ganho na qualidade do seu áudio, tornando ele praticamente profissional.

4. O cenário para sua vídeo aula

Organizar o cenário para sua videoaula depende pura e exclusivamente de um fator: sua imaginação. Em uma vídeo aula de ciências, você pode colocar tubos de ensaio em uma prateleira. Se o seu tema for música, coloque um quadro de um cantor ou uma banda famosa.

Busque organizar e montar o espaço de acordo com elementos que se relacionem com a sua vídeo aula. Você também pode direcionar uma iluminação em algum aparato para que ele ganhe destaque na composição do quadro. Assim, trará uma identidade para a sua vídeo aula.

Monte seu próprio home studio!

Seguindo esses passos, você já está pronto para montar o seu home studio. Improvisando e utilizando materiais que você já possui, é possível apresentar um vídeo com qualidade profissional. Cabe à você caprichar no conteúdo e na divulgação do curso.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post com mais alguém que está querendo montar um estúdio em casa!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias