professor online

Professor online: 6 dicas para se tornar um

Ser professor em escola presencial é uma experiência completamente diferente de ser um professor online. Para quem está entrando nesse mundo, algumas mudanças são necessárias – não só em relação ao espaço físico – e podem parecer difíceis no começo. Então, se você está começando, mas ainda não sabe como fazer ou se organizar, fique tranquilo que nossas dicas vão te ajudar.

 

professor online

 

Veja também: professor EAD: qual a melhor forma de contratar?

Professor online ainda é professor

Apesar da distância física, o professor online precisa lidar com os alunos, mesmo que de forma diferente do feito em aulas presenciais. Para entender e trabalhar de forma eficaz e com resultado, esteja atento a alguns pontos:

1- Apresentação é importante

No ambiente acadêmico presencial os professores costumam se apresentar na primeira aula. Mas como fazer isso sendo um professor online? Faça uma carta de apresentação falando sobre você, os cursos que já fez e como poderá ajudar o aluno. Com isso, já é possível começar a criar um laço com a turma, pois aos poucos você irá conhecê-los e eles já terão uma noção de quem você é.

Não se esqueça de colocar quais serão os rumos tomados no curso como um todo, o conteúdo de cada aula e como você as trabalhará. Portanto, deixe claro tudo de início.

2- Seja organizado

Organização é fundamental, principalmente no ambiente online. Em uma sala presencial fica mais fácil ter controle do que será estudado e como os alunos encontrarão o conteúdo. Já no ambiente virtual, é necessário que todas as informações estejam organizadas em pastas específicas, para que o aluno não se perca no meio do caminho.

Se você sentir necessidade, faça uma aula explicando o funcionamento da plataforma, assim as chances do aluno se perder diminuem.

3- O contato é fundamental

Quando está do outro lado da tela do computador, o contato se torna um pouco mais difícil do que o usual. Por exemplo, em aulas presenciais o aluno pode tirar dúvidas direto com o professor em sala de aula. Então, logo de começo passe seus contatos para os alunos e tente responder de forma rápida. Assim, eles entenderão que podem contar com você caso haja alguma dúvida.

4- Crie interação

Não é porque as aulas são online que os alunos não podem ter interação. Isso é de extrema importância para o crescimento acadêmico e pessoal de cada um. Além disso, através da interação você mantém um contato mais próximo com os estudantes.

Portanto, crie fóruns para debates e grupos para que os alunos possam trocar ideias e conhecimento. Dessa forma, a aprendizagem fica mais rica.

5- Incentive a discussão em grupo

Quando pensamos em aulas a distância, a primeira coisa que vem em mente são alunos fazendo trabalhos e estudando sozinhos em frente ao computador. Mas não precisa ser assim. Incentive seus alunos a fazer trabalhos em grupos e discutir temas importantes para a aula. Dessa forma eles conseguem criar uma interação e ter contato com outras formas de aprendizado.

6- Grupo de estudos

Os grupos de estudos seguem a mesma linha da interação, mas com uma proposta um pouco diferente. Se você está percebendo que eles estão com dificuldades pontuais ou não estão conseguindo interagir uns com os outros, talvez seja necessária uma intervenção. Dessa maneira, é possível criar grupo de estudos para que os alunos vejam outros pontos de vista e formas de aprendizado. Assim, eles aprendem a matéria e não perdem o convívio social.

Levando essas dicas em consideração, a sua atuação como professor online será facilitada e aos poucos você irá se acostumar com esse novo formato de ensino.

 

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online


Categorias