trabalho em equipe

Trabalho em equipe: 5 dicas para melhorar

Ninguém consegue abraçar o mundo e dar conta de tudo sozinho, principalmente quando falamos das demandas de uma empresa. E é por isso que é tão importante saber estimular o trabalho em equipe em qualquer ambiente de trabalho.

Esse pode ser um desafio para equipes compostas por profissionais com perfis diferentes, mas alguns hábitos deixam a convivência mais fácil e o desempenho muito mais assertivo. Separamos algumas dicas para você melhorar a forma como trabalha em equipe.

Veja também: frases de incentivo: saiba porque aplicar no trabalho.

 

Trabalho em equipe

 

1. Abrace a individualidade

O primeiro passo para fazer um bom trabalho em equipe é entender que sim, as pessoas são diferentes. Os clichês existem por algum motivo e esse é um deles: pessoas diferentes se complementam. Em um time de marketing, por exemplo, pouca coisa sairia do papel se todos da equipe fossem excelentes em planejamento e ninguém em execução ou análise dos resultados.

Deixe de lado o controle sobre todas as tarefas de determinado projeto, divida responsabilidades e use o ponto forte de cada integrante da equipe para o que cada um faz de melhor, valorizando a individualidade e diversidade.

Entenda que conflitos e divergências de ideias vão sim acontecer e tudo bem. Nessas situações, trabalhe como um mediador para chegar em um ponto que agrade a todos.

2. Saiba abrir mão das suas ideias  

É muito difícil conviver e, principalmente trabalhar, com alguém que não admite nunca que está errado ou que alguém tem uma solução melhor do que a proposta anteriormente.

Tenha paciência na hora de apresentar o seu ponto de vista e não deixe de fazê-lo, mas aprenda que nem sempre a decisão final será sua.

3. Trabalho em equipe? Comunique-se!

Essa talvez seja a dica mais importante de todas. A maioria dos problemas, quando falamos em trabalho em equipe, é causada por falta de comunicação. Por isso, sempre que precisar resolver algo, abra um diálogo objetivo e claro.

Seja também um membro da equipe que esteja aberto a escutar e a mudar quando alguém trouxer um feedback para você.

4. Lembre-se que uma equipe é composta por pessoas

Usar da comunicação e da sinceridade é diferente de sair por aí falando tudo o que pensa. Equipes são compostas por pessoas, que têm vidas e problemas fora do trabalho. Trate os outros membros da equipe como você gostaria de ser tratado em uma situação de conflito ou desentendimento.

Lembre-se de que você está lidando com alguém que pode estar tendo uma semana difícil ou que precisa de suporte para realizar o trabalho com um bom desempenho.

Se você é o gestor, estimule interações e trocas entre a sua equipe dentro e fora do ambiente de trabalho. Com a humanização, ficará mais fácil que as pessoas pensem antes de ser mais ríspidas com algum colega.

5. Entenda a importância de todas as equipes

Se muitas vezes o trabalho em equipe é difícil entre os membros de uma mesma área, quando existem projetos maiores de integração as coisas podem ficar ainda mais complicadas.

Nesse tipo de situação, precisamos estar abertos para trabalhar com pessoas de outras áreas da empresa ou até mesmo de empresas diferentes. É importante valorizar o trabalho de cada área e entender que, se eles estão envolvidos no projeto, é porque podem contribuir e trazer uma visão diferente.

 

Não se esqueça que no fim das contas todos estão ali trabalhando para a mesma empresa e procurando atingir os mesmos objetivos. E se pergunte sempre se você está fazendo o seu melhor no trabalho em equipe.

 

EADSummit

Eadsummit


Categorias