Como montar um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento

Montando um estúdio de gravação com seu orçamento

O objetivo deste material é auxiliar você na criação de um estúdio de gravação de acordo com seu orçamento e sua vontade de expandir no meio das transmissões ao vivo. Então vamos lá!

Dicas e equipamentos sugeridos para seu estúdio de gravação

Câmera

Item mais importante para fazer o vídeo. Fazendo filmagens em um local com boa iluminação, é possível conseguir resultados satisfatórios com uma câmera de boa qualidade. É importante dar preferência aos equipamentos que filmam em HD e que tenham opção de acoplar um microfone externo. As mesmas dicas se aplicam para uma filmadora.

DICA

Se for possível, utilizar duas câmeras (ou até mais), pois facilita muito na hora da edição, além de deixar o vídeo mais dinâmico.

Algumas opções de câmera

Canon T3i

  • Canon t3i (DSLR)

Esta câmera já está um pouco ultrapassada, pois existem outros modelos a frente dela. Mas, em questão de custo benefício é ideal para quem está começando. A lente STM (com foco silencioso) que acompanha o kit (18-55mm) é ótima para quem quer ter mais movimento e mostrar mais o espaço. O visor giratório também ajuda na hora de acompanhar como está sendo a gravação.

Nikon D5100

  • Nikon D5100 (DSLR)

Ótima câmera para quem precisa de qualidade na imagem. Não possui lente STM, ou seja, o foco durante a gravação pode fazer barulho, porém, continua sendo uma das favoritas para quem pretende gravar vídeos e está começando agora.

Sony Nex F3

  • Sony Nex F3

A câmera grava em full HD e é a solução perfeita para quem busca uma DSLR. Através dessa câmera, iniciantes poderão concluir gravações com aspecto profissional, e o melhor, é possível encontrá-la por menos de mil reais.

Filmadoras

GoPro

  • GoPro

Filmadora pequena, de ótima qualidade. A GoPro foi projetada para atender exatamente ao tipo de vídeo que a consagrou, ou seja, vídeos de esportes radicais e ação em ambientes um pouco hostis para outras câmeras. Desta forma, escolher a GoPro para gravar vídeos em um pequeno estúdio de gravação estará incorporando este estilo de imagem aos vídeos, além de lidar com as limitações que ele pode oferecer.

Se o seu orçamento é baixo

Tudo bem, não é necessário possuir uma qualidade profissional em seus vídeos para que eles sejam vistos. O que deve sobressair sempre é o conteúdo, então, se o conteúdo for intuitivo, sua qualidade de produção será ajustável e abaixo temos algumas opções que sairão mais em conta do que investir em uma câmera.

  • Smartphone

Sim, é possível também montar o estúdio de gravação com um celular. Hoje é muito difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone que grava em hd, full hd ou até em 4k! Muitos gravam com boa qualidade e a grande diferença com as câmeras, será nos grandes ajustes de luz, saturação e outros, não tão acessíveis nos smartphones.

Algumas opções de smartphone

Existem inúmeras opções de smartphones com ótima resolução de imagem. Iphone, Samsung Galaxy, Sony Xperia, entre outros, são ótimos para quem pretende começar a gravar vídeos. O único problema não apenas destes aparelhos mas de celulares em geral, é o áudio. Porém, na questão de imagem, é preciso apenas aprender a configurar seu celular para as melhores definições.

DICA

Ao gravar um vídeo com celular, tenha paciência. Qualquer som de chamada ou mensagem pode vazar no seu vídeo, então, coloque no modo avião e desligue o wifi quando estiver em gravação.

  • Webcam

Outra opção custo benefício disponível no mercado, é a webcam. É possível encontrar aparelhos que gravam em full hd e possuem microfone embutido.

Algumas opções de webcam

  • Webcam HD 720P Logitech: excelente opção para gravar hangouts, palestras, dicas, sacadas e mais.
  • Webcam Microsoft Lifecam HD 720P: ótima opção para quem procura qualidade com versatilidade. Ao instalá-la, diversas configurações são disponibilizadas, que podem te ajudar nas gravações.

Áudio

O som também, é um dos itens mais importantes. É essencial para dar aparência mais profissional ao trabalho. Uma boa captação ajuda a passar melhor a mensagem e não cria a necessidade do usuário ter de aumentar o volume do dispositivo que esteja assistindo o vídeo. Isso faz toda a diferença.

Algumas opções de microfone

Microfone de lapela

  • Microfone de lapela

Este modelo de microfone pode ser preso à roupa da pessoa, e é interessante para vídeos em que há grande movimento e poucas pessoas em quadro.

Microfone Direcional Boom

  • Microfone direcional (Boom)

Ideal para situações em que o som de várias pessoas mais o áudio ambiente precisam ser captados. Se você está com o budget reduzido para a compra dos equipamentos, ele pode ser uma boa escolha.

Se o seu orçamento é baixo

Se você não possui condições de investir em um microfone, é possível utilizar outros equipamentos para gravar seu áudio. Lembrando que você pode utilizar também programas de edição para regular ajustes adicionais.
Smartphone

  • Microfone do smartphone

Se o orçamento é limitado, o indicado é usar o microfone do celular. Além de ser uma opção barata, quando posicionado no local correto, pode ser usado como um microfone sem problemas. Celulares como Iphone e Galaxy têm um excelente microfone integrado, além de práticos e melhores que os integrados na câmera.

Iluminação

Com a câmera e o microfone no estúdio de gravação, é preciso pensar na iluminação. Mesmo com uma luz simples, é essencial dar o destaque certo ao componente principal do vídeo e ainda garantir que as imagens tenham mais qualidade e experiência de visualização.

Algumas opções de iluminação

Sungun

  • Sungun

É um refletor de mão móvel, que possui uma fonte de luz muito intensa. É usada para uniformizar a luz no estúdio de gravação. Em geral, a bateria do Sun Gun não dura muito, e portanto é necessário um planejamento anterior.

Softbox

  • Softbox

A softbox é uma “caixa” de tecido preto por fora, que possui o interior prateado, que serve para refletir a luz. A lâmpada utilizada é fluorescente, e para que a luz fique mais difusa e ilumine homogeneamente o objeto/ pessoa a softbox é fechada com um tecido branco.

Refletor Set Light

  • Refletor Set Light

Este tipo de iluminação consiste em um refletor onde pode ser usada uma lâmpada halógena, ou ou uma lâmpada fluorescente. Geralmente este tipo de iluminação não é direta, e deve ser direcionada para outro ponto, que não o objeto/ pessoa a ser gravado.

Led

  • Led

Iluminação em led pode ser usada tanto como um refletor no tripé, com até 1000 leds, quanto podem ser acopladas no lugar do flash da sua câmera fotográfica, essas são menores, têm até 100 leds. Este tipo de luz deve ser utilizada para iluminar diretamente a pessoa/ objeto a ser gravado.

Ring Light

  • Ring Light

É um tipo de luz fluorescente e circular que é posicionada em volta da câmera e serve para iluminar de forma homogênea o objeto/pessoa a ser gravado. Quando utilizado para iluminar pessoas, este tipo de luz dá um efeito circular dentro da íris.

Sombrinha Difusora

  • Sombrinha Difusora

Essa iluminação consiste em duas lâmpadas fluorescentes que ficam atrás de uma sombrinha branca que serve para difundir a luz, e fazer com ela fique mais uniforme e contínua ao iluminar o objeto/ pessoa a ser gravado.

Se o seu orçamento é baixo

Mesmo quando o orçamento não é suficiente para investir em equipamentos mais sofisticados aidna é possível encontrar algumas alternativas para garantir uma iluminação de qualidade para seus vídeos. Você pode criar seu próprio softbox ou seu equipamento de iluminação. Luminárias também podem ajudar. Clique aqui para conferir dicas de como construir sua própria softbox.

  • Luz natural

É importante também, saber utilizar a luz natural a seu favor. Gravar num dia encoberto ou nublado é uma boa ideia pois as nuvens funcionam como um enorme difusor natural.

DICA

Rebater: todas as superfícies rebatem luz. Por isso, uma técnica fácil e que dá resultados incríveis é usar um tecido (ou isopor) branco e posicioná-lo de modo a refletir parte da luz de volta na pessoa sendo gravada.

Tripé

Tripé

Em muitos vídeos, o tripé não é necessário, principalmente quando há muito movimento. Porém, o equipamento dá uma estabilidade maior e abre possibilidades para a gravação.

DICA

Quando for adquirir um tripé, é necessário ver se o modelo é compatível com a câmera, sempre dando preferência para os modelos de filmagem, que permitem movimentações. Se for usado um celular para gravar, já existem modelos de tripé específicos para esse equipamento.

Se o seu orçamento é baixo

Relaxe, este item não é de extrema importância e você pode improvisar com uma pilha de livros ou caixas. O importante é manter um ângulo legal sem deixar a imagem tremer.

Acessórios

  • Rebatedor: permite que você ilumine ou suavize áreas de sombra do objeto a ser gravado;
  • Chroma Key: é uma técnica que consiste em substituir o fundo da filmagem para isolar os personagens ou objetos de interesse, para então combiná-los com outra imagem de fundo ou cenário virtual;
  • Fundo branco: sua função semelhante ao do chroma key, porém não precisa necessariamente ser substituído. É possível utilizá-lo apenas como fundo se não há outra opção;
  • Isolador de som: Com um isolador de som é possível ter uma segurança maior quanto a questão da qualidade do áudio. Dificilmente o som terá que ser editado ou sofrer alguma alteração.

Estas foram algumas dicas para você que está a fim de montar seu estúdio de gravação, seja com um alto ou baixo orçamento. Chegou a hora de gravar seus vídeos e bombar! Aproveite para dar uma olhada em nossos materiais e ter mais dicas.

Como montar um estúdio de acordo com seu orçamento

 


Categorias