como montar um home studio

Como montar um home studio gastando pouco?

Um home studio não é obrigatório para você gravar as suas vídeo aulas, até porque a principal atração do seu curso online é o conteúdo. Mas você concorda que um vídeo mal produzido, com chiado e uma imagem escura pode afastar o seu público, por melhor que o seu conteúdo seja? Se você deseja melhorar a qualidade da sua captação de conteúdo, pegue o papel e caneta e veja este texto com atenção, pois vamos mostrar pra você como montar um home stúdio gastando pouco.
camera

Preciso de uma câmera cara para gravar minhas vídeo aulas?

A resposta para esta questão depende da sua realidade. Existem câmeras de diferentes estilos e padrões, que se adequam para diferentes tipos de realidades. Se você tem dinheiro para investir, possui conhecimento de fotometria e sabe controlar a velocidade do obturador e a abertura do diafragma em seu favor, vale a pena investir em uma câmera. Mas para quem está começando, temos uma sugestão bem mais barata e interessante, que cabe na palma da sua mão e está no seu bolso.

Sim, os smartphones são uma excelente saída para quem está começando não tem dinheiro para investir em um equipamento profissional de captura de vídeo. Apesar de não ser um equipamento desenvolvido para captura de vídeo profissional, qualquer smartphone vendido hoje no mercado consegue gravar vídeos em HD (high definition).

Este equipamento já é o suficiente para você ter uma imagem de qualidade satisfatória em suas vídeo aulas. É necessário que você tenha uma estrutura para que a câmera fique na altura do seu rosto durante a gravação. Existe a possibilidade de você montar um esquema em seu home studio para que ele fique nesta altura, com uma escada, por exemplo. Mas você também pode adquirir um tripé, caso queira segurança maior para o seu smartphone.
softbox iluminação

Como fazer a iluminação do meu home studio?

O sensor que capta imagens de qualquer câmera funciona da seguinte maneira: a luz incide no objeto, que reflete uma frequência de cor. É esta frequência que é captada pelo sensor, ou seja, quanto mais luz tiver em sua imagem, mais luz será refletida e melhor vai ficar a qualidade do seu vídeo gravado com o celular.

Antes de fazer a iluminação do seu home studio, você precisa definir qual será o local de gravação. Escolha um lugar onde não haja fluxo de pessoas, que seja o mais silencioso possível, e que, de preferência, não tenha nenhuma fonte de luz externa, como janelas e portas. Quanto mais isolado o seu estúdio estiver, melhor será o controle que você vai ter sobre as suas gravações.

Veja também: Dicas de iluminação do seu home studio

É importante não ter nenhuma iluminação externa para a gravação das suas vídeo aulas, pois com isso você consegue trabalhar a luz de uma maneira contínua sem se preocupar com o horário que você está gravando, se é dia ou noite, muito menos com a força do sol durante o dia.

Existem várias maneiras de você contar a sua iluminação de formas baratas. A mais fácil delas é direcionar os focos de luz para o local no qual você vai fazer as suas gravações. Em outro texto aqui no blog nós mostramos como fazer softboxes, para que você tenha uma iluminação com qualidade profissional sem gastar muito, clique aqui e confira.

Como ter uma captação de áudio profissional em meu home stúdio?

Por incrível que pareça, o áudio do celular não é tão bom quanto sua câmera. Os celulares se utilizam de um microfone omnidirecional, ou seja, ele capta as ondas de rádio vindas de todas as direções. Isso faz com que o áudio fique chiado, principalmente quando você utiliza o celular que está gravando o vídeo para fazer também a captação de áudio. Devido à distância entre a fonte de som e o aparelho celular, ele vai captar muitas interferências, como ruídos e chiados provenientes do local que o seu home studio está localizado.

Aqui existem duas saídas: a primeira delas é utilizar o celular de alguém da família ou de algum amigo para fazer a captação da voz, deixando o aparelho o mais próximo possível da sua boca sem permitir que ele entre no enquadramento do vídeo. O problema com esta opção é que nem sempre este aparelho vai estar disponível, e adquirir um celular única e exclusivamente para captar áudio não é o recomendado.

Atualmente existem diversos microfones de lapela que podem ser conectados em seu celular que custam até menos do que R$100. Esta opção vai dar um ganho na qualidade do seu áudio tornando ele praticamente profissional, restando apenas alguns ajustes na edição para deixá-lo perfeito.

O cenário para sua vídeo aula

É lógico que o mais importante em sua vídeo aula é o seu conteúdo, mas caprichar nos mínimos detalhes vai passar a real impressão que você caprichou em tudo no seu curso online.

Montar o cenário é a parte mais fácil, basta soltar a sua imaginação. Em uma vídeo aula de ciências, você pode colocar tubos de ensaio em uma prateleira. Se o seu tema for música, coloque um quadro de um cantor ou uma banda famosa.

Trabalhe sempre com elementos que se relacionem com a sua vídeo aula. Você também pode direcionar uma iluminação em algum aparato para que ele ganhe certo destaque na composição do quadro, trazendo uma identidade para a sua vídeo aula.

A melhor plataforma ead pro seu curso online

Com um home studio a sua produção vai ficar com uma cara profissional. Mas se tem algo que você deve escolher com calma é a sua plataforma ead. É ali, no ambiente virtual de aprendizagem, que o seu aluno vai ter o contato direto com você e o seu conteúdo. Se a sua plataforma ead suprir a necessidade do seu aluno, todo o seu investimento irá por água abaixo.

Conheça todas as funcionalidades que vão fazer com que o seu curso tenha um aspecto ainda mais profissional.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox


Categorias