áudio para vídeo aula como alcançar

Como alcançar o áudio perfeito para sua vídeo aula

O áudio para vídeo aula é um dos principais fatores que vão fazer com que o seu conteúdo fique com um aspecto profissional. A forma com que os seus alunos recebem o áudio precisa ser clara. Ninguém merece ficar assistindo um conteúdo tendo que se esforçar para entender o que o apresentador está falando.

A captura de som precisa de um cuidado maior na produção da sua vídeo aula. Tudo começa pelo local de gravação. Procure sempre optar por locais calmos e quietos, e que, de preferência, não tenha uma passagem de pessoas por perto, para evitar ao máximo os eventuais ruídos. Neste texto nós vamos te ensinar os primeiros passos para você poder realizar vídeos incríveis com o áudio para vídeo aula perfeito.
microfone

Tipos de microfone

O tipo de microfone também impacta na captação do seu áudio. O microfone do seu celular, por exemplo, possui uma captação omnidirecional, ou seja, ele capta as ondas sonoras vindas de todos os lados. Dependendo do local que você esteja gravando, este microfone mesmo pode ser o suficiente para deixar a qualidade do seu áudio boa o suficiente para você tratar na pós produção. Experimente fazer a captação do vídeo com um celular e captar o áudio com outro, deixando o segundo o mais próximo possível da boca, sem deixar ele aparecer no vídeo. Isso vai gerar um arquivo de áudio e um de vídeo. Não se esqueça de bater uma palma para ajudar na sincronização da edição.

O microfone de lapela é aquele que os apresentadores de telejornal utilizam no terno ou no vestido. Eles são bem pequenos e discretos, pois devem fica à mostra e o mais próximo possível da fonte de som. Eles também são muito sensíveis, pois isso são utilizados, preferencialmente, por quem fica sentado e parado em frente às câmeras, pois ele pode acabar encostando na camisa e gerando um ruído praticamente impossível de retirar na edição.

Por fim, temos o boom, também conhecido com o shortgun. Este certamente você já viu nas produções de novelas ou de filmes. São aqueles compridos que, geralmente, alguém fica segurando através de uma haste, mas também podem ser fixados. Eles captam o som ambiente, mas possuem um microfone direcional na ponta, o que faz com que o áudio da pessoa que está bem a frente dele seja captado de uma maneira mais clara.

É por esta versatilidade que as produções profissionais se utilizam dele. O problema deste equipamento é que ele é mais caro do que os outros devido a sua qualidade. Adquira um somente quando você for um grande vendedor de cursos online, pois, embora a qualidade seja grande, o investimento para quem está começando não vale a pena.

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox

Dicas para a sua gravação de vídeo aula

Existem algumas dicas para que você aproveite da melhor maneira possível os equipamentos da sua gravação. De nada adianta você possuir um microfone que seja top de linha, se não souber manuseá-lo. Como vimos acima, cada microfone possui uma especificidade diferente.

Mantenha o microfone na menor distância possível, de uma forma que ele fique audível. Tome cuidado para que não fique muito perto e acabe “estourando” o som, deixando o seu áudio com picos. O ideal é manter o microfone a uma distância que os sons emitidos pela boca, e pela sua própria respiração, não sejam captados.

Outro ponto importante para quem produz conteúdo em vídeo é a projeção da voz. O microfone capta ondas sonoras, se você falar baixo o volume de captação vai ficar baixo e você vai precisar dar um ganho muito grande na edição, o que pode comprometer a qualidade de gravação. Tente ser o mais natural possível, como se estivesse conversando com o seu aluno do outro lado da câmera.

Uma das dicas mais importantes que podemos lhe passar é que você realize testes com o seu áudio. Não fique afobado e tente gravar um material logo na primeira vez após a instalação. Verifique a distância do microfone, veja no software de edição o comprimento da onda até você conseguir uma qualidade satisfatória. Com isso você não vai se frustrar perdendo tempo de gravação e edição.

A pós produção do áudio para vídeo aula

A pós produção é um fator vital para ter um bom vídeo, pois é aqui que o editor faz a mágica, inserindo trilha e ritmo ao vídeo. Quem é fã de cinema, ou ao menos já teve a curiosidade de ver como uma mega produção é realizada, sabe a diferença entre o conteúdo gravado e o utilizado nas telonas depois. Com o áudio para vídeo aula isso não é diferente, é claro que a qualidade da captação do som é fundamental, e quanto melhor ela for, melhor será o resultado final.

Na edição é possível retirar ruídos, aumentar ou diminuir o volume, e o principal, você consegue melhorar a qualidade do som, tornando a voz no vídeo melhor de ser ouvida. O ideal para a captação dos vídeos, como já mencionamos, é em um lugar silencioso com um microfone direcional, mas se isso não for possível, a edição vai te ajudar.

Existem diversos softwares de edição de áudio e vídeo. Entre os pagos se destacam o Audition e o Premiere, ambos da Adobe. Eles são programas profissionais e com muitas ferramentas, por isso exigem um bom conhecimento para a sua utilização. Um novato em edição pode acabar se perdendo no workspace. O ponto positivo é que você pode, através do Premiere, que edita vídeos, exportar somente a faixa de áudio para ajustes finos no Audition. Este é ideal para quem faz a captação de áudio junto com a captação de vídeo, no mesmo equipamento.

Quem faz a edição de áudio para vídeo aula muito bem, embora seja um editor de vídeo, é o Wondershare Filmora. Ele possui uma ferramenta de edição de áudio integrada que permite que você faça ajustes finos, como silenciar, separar e até remover ruído. A diferença é que o Wondershare é um software gratuito.

Outro software gratuito, mas que é responsável pela edição exclusiva de áudio, é o Audacity. Ele também é ótimo para um ajuste fino e para melhorar a qualidade da sua gravação, mas lembre-se que para este software você precisa trabalhar com uma gravação independente do vídeo.

A melhor plataforma ead

Agora que você já sabe como deixar o seu áudio profissional, aproveite para profissionalizar também a sua plataforma de ensino para os seus alunos. Com a plataforma eadBox o seu estudante vai ter a melhor experiência em um ambiente virtual de ensino intuitivo.

 

CTA Trial

trial


Categorias