Dicas de desenvolvimento pessoal

4 dicas de desenvolvimento pessoal para começar o seu agora

Estamos constantemente procurando maneiras de alcançar nossos objetivos, mas muitas vezes acabamos frustrados com o resultado.

Tudo isso acontece pois estamos acostumados a iniciar vários projetos e terminar apenas parte deles.

Para que isso deixe de acontecer e que você tenha foco nas metas, é necessário ter um desenvolvimento pessoal bem construído.

Para muitos, isso não passa de balela, mas na prática vemos o quanto isso pode mudar a rotina e o sucesso nos projetos.

Se formos analisar o perfil de pessoas que conseguem ter sucesso com os projetos que colocam em prática, é possível observar um padrão de comportamento nessa evolução pessoal.

Nesse contexto, o que é desenvolvimento pessoal?

Pessoas que têm conhecimento aprofundado de suas habilidades, além da autoconsciência de qualidades e defeitos, conseguem promover seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Portanto, podemos definir o que é desenvolvimento pessoal como o autoconhecimento sendo usado de forma crucial para entender quais pontos exigem melhorias e quais são fortes e devemos manter.

Neste artigo, selecionamos 4 dicas de desenvolvimento pessoal e profissional fundamentais.

Leia também: como solucionar a baixa produtividade da sua equipe.

 

Desenvolvimento Pessoal

 

4 dicas de desenvolvimento pessoal e profissional

Agora que você sabe o que é desenvolvimento pessoal, e se você está buscando mais qualidade de vida e crescimento, veja algumas dicas para tornar isso possível:

1- Trace seu objetivo

Todo projeto precisa ter objetivos, pois sem eles a probabilidade de perdermos o foco é muito grande.

Quanto mais detalhados eles forem, melhor será para você.

Então, quando for delimitar seus objetivos tente responder essas questões, elas podem ser um norte:

  • O que eu quero alcançar?
  • Como alcançar os objetivos?
  • Onde desenvolver e usar suas habilidades?
  • Quando deverá ser realizada a meta?

Dessa forma é mais difícil você postergar o acontecimento.

2- Invista em você

Há quem goste de investir em lazer, roupas ou bens de consumo. Mas investimento em desenvolvimento pessoal também é muito importante e faz diferença no âmbito profissional e pessoal.

Na carreira profissional, em muitos casos, chega um momento em que se você não tiver conhecimento aprofundado é bem provável que não avance ou receba uma promoção.

Portanto, não deixe de investir em conhecimento e desenvolvimento de habilidades.

Para isso, pense em:

3- Frustração faz parte

Esta é uma das mais importantes dicas de desenvolvimento pessoal:

É normal ficarmos chateados por ouvir um não ou por algo não dar certo, mas é necessário aprender a lidar com esses sentimentos.

Quanto melhor você lidar com a frustração mais resiliente fica. Portanto, esteja preparado para lidar com situações adversas e lembre-se: elas passam e tudo volta ao seu estado de harmonia.

Antes de tomar qualquer decisão, reflita sobre o que aconteceu. Dessa forma é possível entender o porquê algo não deu certo e quais aprendizados tirar desse momento.

4- Evite procrastinar

Parece bobeira entrar nesse tópico, mas acredite ele é mais do que necessário.

É comum do ser humano procrastinar, mas isso acontece quando não temos um plano de ação bem definido para nossas metas.

Portanto, deixe sempre o passo 1 muito bem alinhado, assim não fica nenhuma brecha para qualquer coisa que possa tirar sua atenção.

Se você sofre desse mal, veja algumas dicas para vencê-lo:

  • Tome decisões rápidas – algumas decisões são difíceis de tomar, levam um tempo para chegar até a decisão final. Mas, na maioria delas tentamos pensar nas consequências de nossas escolhas e perdemos muito tempo. Para que isso não aconteça, é necessário tomar decisões rápidas (isso não quer dizer que são impensadas);
  • Mantenha o foco – nosso dia a dia é composto por inúmeras distrações. Para conseguirmos focar em algo é possível usar algumas ferramentas que podem auxiliar nas tarefas. Um método eficaz e muito utilizado é o Método Pomodoro, que divide a tarefa em fluxos de trabalho para estimular o cérebro e o foco;
  • Faça uma coisa de cada vez – é impossível manter o foco em duas coisas ao mesmo tempo e fazê-las bem. Mesmo que você consiga, as chances de sair cansado das tarefas é muito maior, então o foco é essencial.

Seguindo essas dicas de desenvolvimento pessoal e profissional, fica muito mais fácil investir seu tempo e esforços no seu crescimento.

Com isso, você também se tornará mais produtivo. Baixe nosso e-book gratuito no link abaixo e saiba mais sobre este tema:

 

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias