qualidade de vida

Qualidade de vida: saiba o que significa e como conquistar

Qualidade de vida vem sendo um tema bastante discutido nos últimos tempos e, por ser um assunto novo, pode causar algumas dúvidas. O conceito pode ser colocado tanto no contexto pessoal e coletivo, como em ambientes de trabalho, por exemplo.

O conceito é bem amplo, mas em suma, é o momento em que o indivíduo encontra o equilíbrio em todas as áreas de sua vida. Portanto, é a harmonia no âmbito financeiro, espiritual, amoroso, profissional e pessoal. Nesse momento os níveis de estresse ruim diminuem e é possível ter uma vida mais plena e saudável.

Veja também: como controlar a ansiedade: veja essas práticas que podem ajudar.

qualidade de vida

Qualidade de vida no trabalho

O conceito de qualidade de vida também se enquadra no ambiente de trabalho e impacta diretamente o desempenho do colaborador. Quando as empresas começam a se preocupar com essas questões, vários aspectos dentro do ambiente de trabalho melhoram. Como por exemplo, a redução do turnover, maior satisfação dos colaboradores, melhora no clima organizacional e aumento da produtividade da equipe.

Leia também: o que é turnover e como resolver.

Para ter qualidade de vida no trabalho não basta ter um ótimo salário e excelentes benefícios. Imagine que a empresa ofereça tudo isso, mas que o dia a dia seja extremamente desgastante e faça com que o funcionário saia no final do dia com o estresse elevadíssimo. É necessário compreender as necessidade de cada colaborador, para que ele se sinta acolhido e tenha ferramentas disponíveis para crescer profissionalmente.

Quando os funcionários se sentem mais felizes dentro do ambiente de trabalho, a produtividade aumenta e faz com que os resultados da empresa melhorem. Uma das formas de observar e colocar em prática esse conceito é estudando a pirâmide de Maslow, que aborda as necessidades do ser humano em cada etapa.

Como conquistar a qualidade de vida?

Para quem busca uma vida mais plena e com qualidade, é necessário repensar algumas atitudes diárias. A mudança não acontece do dia para a noite, mas aos poucos os hábitos se moldam.

  • Autoconhecimento e autogestão – antes de qualquer coisa, é necessário se conhecer, saber quais são suas qualidades e defeitos, para que em momentos mais rigorosos você saiba quais são seus limites e não se cobre tanto. Dessa forma, fica mais fácil gerir suas responsabilidades de forma efetiva;
  • Tenha tempo para você – parece bobeira e clichê, mas é necessário que você tenha um tempo para si mesmo. Assim, você consegue colocar as ideias no lugar e fazer coisas por você e não somente para os outros;
  • Descubra sua motivação – seja em questões pessoais ou no trabalho, é importante saber o que te motiva. Dessa maneira, você sabe qual a melhor forma com a qual poderá contribuir e continuar motivado.

 

A qualidade de vida é elemento essencial para um desenvolvimento pleno e saudável. E para alcançá-la uma mudança de hábitos é fundamental, para se adaptar e sentir-se confortável com os acontecimentos cotidianos.

EADSummit

Eadsummit


Categorias