Entenda o que é um workshop e qual sua diferença de curso3 min read

Os workshops estão cada vez mais populares, visto que são bem mais objetivos se comparados com os cursos. Por serem termos parecidos, o workshop pode trazer algumas dúvidas sobre a forma de funcionamento. Portanto, veja em nosso post o que é workshop e sua finalidade.

Para tirar todas suas dúvidas, leia nosso post na íntegra.

Veja também: modelo de certificado de treinamento: como montar o seu.

 

 o que é workshop

 

Saiba o que é workshop

Workshop, em termos gerais, é um tipo de treinamento voltado para questões específicas. Esse tipo de treinamento visa se aprofundar dentro de um determinado tema pré determinado pelos organizadores. Por se tratar de temas mais mais específicos, o workshop tem como principal diferença a elaboração de atividades práticas.

Em geral, o público participa ativamente do treinamento, seja em debates sobre casos práticos ou mesmo atividades. Os workshops são mediados por um ou mais moderadores, responsáveis pela fomentação e norte da discussão. Cada sessão, em um parâmetro geral, funciona através da exposição do tema, da discussão em grupos ou equipes e da conclusão de todos sobre o tema. Por se tratar de um treinamento prático, geralmente, o workshop não tem uma duração muito longa.

Agora que você já sabe o que é um workshop, conheça as principais diferenças deste treinamento para um curso.

Leia também: saiba como fazer uma apostila de treinamento em 5 passos.

Conceito de curso

Os cursos, diferente do workshop, têm uma duração mais longa. Contudo, isso não é uma regra. Existem cursos de longa e curta duração, tudo depende do tema que será abordado. Os cursos são voltados para um público que busca ter uma base sobre determinado assunto ou aprofundar-se nele. Isso porque o professor organizador do curso separa os temas que serão abordados dentro do curso e delimita o tipo de público que irá alcançar.

Essas exposições de temas são, em sua maioria, feitas de forma teórica, abordando os assuntos desde o básico até seu aprofundamento. Contudo, essa metodologia não exclui a utilização de casos práticos durante a execução do curso.

Leia também: o passo a passo para criar um plano de curso online.

Conheça os outros tipos de treinamentos

Os principais tipos de treinamentos ofertados no mercado atualmente são em formatos de workshop e cursos. Agora que você já sabe o que é um workshop e as principais diferenças entre ele e um curso, saiba os outros tipos de treinamentos existentes:

  • Palestras – tem curta duração e visa explanar sobre uma novidade de maneira sucinta;
  • Mesa redonda – geralmente utilizado dentro do ambiente acadêmico. É moderado por uma autoridade no assunto;
  • Simpósio – é discussão sobre um determinado tema, visando o aprofundamento teórico e científico;
  • Seminários – são debates sobre ideias inovadoras ou mesmo pouco debatidas dentro do meio acadêmico;
  • Congressos – um evento que visa ter palestras de especialistas sobre assuntos específicos.

Te ajudamos a entender a prática de workshops? Se restou alguma dúvida, nos deixe aqui nos comentários!

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias