projeto instrucional

O que você precisa para iniciar seu primeiro projeto instrucional

Veja neste artigo como estar um passo à frente das dificuldades de um primeiro projeto de design instrucional, assim você poderá focar nos processos que realmente interessam na criação do seu curso.

Veja o que você realmente precisa saber para iniciar seu primeiro projeto instrucional

Muitos livros e cursos online no design instrucional incluem uma descrição elaborada e conceitos teóricos, como o modelo ADDIE, o princípio da instrução de Merrill, o modelo de Dick e Carey, etc.

Estes conceitos teóricos servem como uma receita para criar um programa ideal de aprendizado que garante uma máxima retenção e um alto nível de habilidades de desenvolvimento.

Este artigo vai ajudá-lo a direcionar seus designers instrucionais a seguir a estrada de construção de cursos e programas de treinamentos, garantindo uma boa experiência aos estudantes.

Confira as 5 dicas que você precisa conhecer para iniciar seu projeto instrucional.

5 dicas para criar seu projeto instrucional

1- Conhecer o assunto

No filme Karatê Kid, o Senhor Miyagi diz ao seu discípulo que a:

“Ambição sem o conhecimento é um barco numa terra seca”

O mesmo princípio vale para o projeto instrucional.

Se você quer construir um bom curso online, é essencial ter um conhecimento sobre o assunto dos conteúdos que você irá criar.

Mesmo se você estiver interessado em oferecer um serviço de design instrucional como uma consultoria, é recomendado que você atenda os projetos instrucionais em que você tenha conhecimento e ache interessante.

Trabalhar em projetos instrucional de seu interesse, garante uma motivação para você pesquisar e correr atrás de informações sobre o assunto abordado nos conteúdos.

2- Saber se colocar no lugar dos estudantes

Ter uma ideia das experiências que seu estudante irá enfrentar é  crucial para o sucesso do seu curso online e de seu projeto instrucional .

Você deve dedicar um grande esforço para identificar as áreas e assuntos que seus estudantes enfrentarão dificuldades em alcançar.

Designers instrucionais experientes possuem um instinto para identificar os assuntos que os estudantes tem maior facilidade de “tropeçar”, e é este instinto que constrói um bom designer instrucional.

Depois, todo o resto do projeto instrucional baseia-se em criar uma experiência de aprendizado agradável e livre de estresse.

3- A habilidade de escrever Scripts A/V (Áudio Visual)

Os designers instrucionais criam programas de aprendizado onde parte das instruções ocorrem através de vídeos tutoriais.

Então, é essencial para este tipo de profissional dominar a arte de escrever scripts AV (áudio visual).

Um script AV contém instruções para animações artísticas e editores de vídeo.

Isto inclui os scripts a serem utilizados de maneira síncrona com uma sequência animada.

Os scripts AV são o ponto de partida do processo de experiência de aprendizado.

Um script bem estruturado auxilia a imaginar e planejar o vídeo com um alto nível de detalhamento.

Isto permite que todos os membros da equipe de produção entendam seus respectivos papéis, e incentiva o trabalho colaborativo na construção dos vídeos.

4- Saber direcionar as sessões de gravação de vídeo e áudio

Construir um vídeo instrucional é bem parecido com uma gravação de um filme e requer que você seja capaz de agir como um diretor.

Sessões de gravação de vídeo e áudio ajudam a gerar componentes essenciais destes vídeos instrucionais, que depois serão fundidos com as sequências de animações para criar um vídeo final.

5- Gerenciar o processo de postagem de conteúdos

Quando se trata de construir um vídeo instrucional, a fase de postagem de conteúdos é onde toda a ação ocorre.

Então, é essencial para o designer instrucional ter um bom entendimento do processo de postagem, assim eles podem escolher as ferramentas certas para este trabalho e contratar pessoas com conhecimentos focados neste objetivo.

Ter um know-how sobre vários softwares como o Photoshop, Illustrator, After Effects, Captivate e Articulate é essencial para criar um projeto instrucional, uma vez que isto ajuda você se comunicar na linguagem que os designers e profissionais de animação entendem.

Na verdade, ferramentas de software, como o Captivate e Articulate, permitem aos designers instrucionais a produção de vídeos sem nenhuma assistência técnica.

 

[cta id=”1748″ vid=”0″]


Categorias