importância da comunicação empresarial

Entenda a importância da comunicação empresarial eficaz

Hoje, para que uma empresa funcione de forma efetiva e com 100% da sua capacidade, ela precisa contar com uma boa equipe. E um bom time só consegue ser extremamente eficiente quando se comunica entre si. A partir daí já é possível identificar a importância da comunicação empresarial.

A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica que garante que todos os colaboradores trabalhem engajados com os objetivos da empresa. Além disso, essa forma de interação é a maneira com que a instituição se comunica também com o seu público externo e fornecedores. Por isso é tão importante que haja investimento efetivo nessa área.

O principal objetivo da comunicação empresarial é aumentar a credibilidade da empresa, melhorar a sua imagem frente ao mercado e colaboradores, assim como aumentar seu rendimento.

Leia também: Comunicação empresarial interna: saiba qual a melhor estratégia para fazer a sua

importância da comunicação empresarial

O que significa ter uma boa comunicação?

Transmitir as informações de forma correta e eficaz para todos envolvidos na empresa é, resumidamente, uma boa comunicação. Mas não é apenas isso.

É preciso que haja agilidade, precisão, interação, engajamento e transparência. E é preciso que existam essas características para todos os envolvidos. Desde o emissor da mensagem até o seu receptor final.

Os benefícios de investir em uma boa comunicação empresarial

Sabendo da importância da comunicação empresarial, também faz parte do processo entender a sua importância outros níveis. Além disso, também é importante conhecer seus benefícios. São eles:

Melhora na imagem da empresa

Uma boa comunicação faz com que a autoridade e credibilidade da empresa aumentem. Isso porque os colaboradores estão satisfeitos com o local em que trabalham – e repassam isso no ciclo de pessoas em que vive. Os clientes e fornecedores respeitam uma instituição que possui políticas transparentes e investe no diálogo – duas características importantes na hora de instituir a comunicação empresarial.

Profissionais engajados

Com uma empresa que possui a comunicação alinhada, o funcionário passa a ser mais engajado com os objetivos. Isso também aumenta a sua sensação de pertencimento e identificação com a empresa. O resultado? Colaboradores que darão o seu melhor, defenderão a empresa e buscarão melhorias.

Para alcançar esse nível de engajamento, é preciso investir em uma comunicação constante, aberta e sincera. Tratar cada colaborador de forma individualizada e como peça importante da instituição. Assim, entenderão a sua importância para a companhia.

Bom clima organizacional

Colaboradores que se sentem parte da empresa atuam de forma mais efetiva e eficaz. Esse é um resultado que, assim como a imagem organizacional, é transmitido para clientes e fornecedores.

Por uma comunicação empresarial eficaz ser transparente – ou seja, evita fofocas e especulações, – o clima é mais leve e de segurança entre os colaboradores.

Canais de comunicação sempre abertos

Quem sabe a sua empresa possui um talento e você não tem ciência disso. Investindo em canais de comunicação sempre abertos, eles saberão que possuem a possibilidade de mostrar qualidades e apontar possíveis melhorias em todas as áreas da empresa.

Esse ponto é de extrema importância, pois pode auxiliar a empresa a se desenvolver de forma constante e resolver antigos incômodos.

Como funciona a comunicação empresarial interna?

Cada empresa pode investir nos fluxos de comunicação internos que forem mais interessantes para o seu sucesso efetivo. Todos os fluxos citados a seguir funcionam bem quando são aplicados com maestria. Os mais comuns são:

Descendente:

Mais observado em empresas com forte hierarquia, essa forma de comunicação vem dos cargos mais altos para os mais baixos. Os principais cuidados a serem tomados pelo comunicador são: evitar soar de forma excessivamente autoritária com os seus colaboradores.

Ascendente:

O oposto do descendente. A comunicação tem início nos cargos mais baixos até chegar nas posições de maior destaque. Os cuidados a serem tomados são os contrários ao descendente: pelo receptor possuir mais “poderes” dentro da empresa, é preciso atentar-se à linguagem e postura utilizada. Porém, a mensagem deve ser clara e transparente, assim como prega uma boa comunicação empresarial.

Horizontal

Nesse formato, o fluxo de informações acontece dentro do mesmo nível da empresa, ou seja: colaboradores que possuem mesmo cargo/importância. Por não existir a insegurança de conversar com pessoas de cargo superior e/ou inferior, tende a ser mais leve, mas, ainda assim, requer atenção: faz parte da comunicação empresarial e deve seguir os preceitos ditados por ela.

Transversal

Aqui, a comunicação acontece em todas as direções e níveis. Facilita a interação entre pessoas de setores e cargos diferentes. Porém, por envolver um maior número de colaboradores, exige maior atenção para que seja organizado. Afinal, antes de qualquer coisa: uma boa informação é clara, objetiva e chega ao receptor correto.

Circular

Esse tipo de fluxo é mais comum em empresas informais. Nele é possível que haja a conversa em todos os níveis, sem seguir as direções tradicionais. Por esse motivo, é mais dinâmico – e, no ambiente de trabalho, pode favorecer a eficiência.

Complemente a leitura: Como melhorar comunicação empresarial através do ead

A importância da comunicação empresarial no dia-a-dia da empresa

Entendida a importância de investir em uma comunicação eficaz e conhecendo os fluxos mais comuns, cabe à empresa definir a melhor forma de colocar em prática esses ensinamentos. O que se sabe é: não investir nessa fórmula te deixará para trás no mercado.

Também acredita na importância da comunicação empresarial eficaz no dia-a-dia das empresas? Comente aqui!

CTA Academia 1

academia eadbox


Categorias