como mudar hábitos

Descubra como mudar hábitos e não se limite ao comodismo

Não importa o quanto você tenta parece que sua vida está sempre no mesmo patamar, rodando em círculos sem que nenhum avanço apareça? Isso se chama comodismo e pode ser culpa dos seus maus hábitos!

Descobrir como mudar hábitos pode realmente ser uma tarefa difícil, ainda mais quando eles já estão a tanto tempo na sua rotina que parecem impossíveis de mudar.

Dados mostram que eles são 40% do nosso dia a dia e muitas das vezes os reproduzimos de maneira automática. Se você está cansado de cultivar hábitos negativos continue sua leitura e saiba como mudar hábitos e se alcançar seus sonhos hoje mesmo!

Pode ser do seu interesse – Melhore a produtividade aplicando o método gtd em seu dia a dia

como mudar hábitos

Como mudar hábitos?

Mudar hábitos não é algo fácil e muito menos rápido, como dito anteriormente os hábitos são cultivados todos os dias e representam quase metade do nosso dia. Dito isso é preciso se policiar todos os dias para enfim encerrá-los de vez.

Especialista indicam como sendo a melhor opção a substituição dos hábitos, ou seja, ao invés de pensar em como mudar hábitos a saída mais eficaz e pensar na substituição desses hábitos por melhores.

Para te ajudar nesse processo diário de uma vida sem comodismo é importante seguir alguns passos, e é claro que nós separamos alguns para te ajudar.

Anote

Comece a anotar as ações que você realiza de maneira automática, ou seja, aquelas que coisas que você faz sem que ninguém te influencie e muito menos precise pensar sobre o assunto.

Exemplos de alguns desses hábitos são:

  • Espreguiçar-se ao acordar;
  • Escovar os dentes;
  • Olhar para a direita e esquerda antes de atravessar a rua, mesmo que ela só tenha um sentido.

Com estes 3 simples exemplos podemos notar que por mais que sejam coisas que você está completamente acostumado, elas não são ações que você nasceu fazendo. E sim foi disciplinado e ensinado sobre a importância de repeti-las.

Prova disso disso é olhar para os dois lados das ruas, mesmo quando ela funciona só em um sentido. Afinal, por mais que você saiba que o outro lado não te oferece risco, o confere por força do hábito.

Sendo assim a anotação é um passo fundamental se você deseja se tornar um mestre em como mudar hábitos. Pois, por mais que os hábitos estejam uma constante em nossas vidas, poucas pessoas notam que os possuem.

A partir do momento que você o anota, é como se um interruptor fosse ligado no seu cérebro e finalmente você se desse conta que possui tais hábitos. Não importa qual hábito seja, a partir do momento que você o repete frequentemente em algum momento começará a fazê-lo de forma automática. E pronto, você cria um novo hábito e livra-se do antigo.

Quebre os paradigmas

Paradigmas são os vários hábitos que formam nosso subconsciente. Geralmente começam logo na primeira infância e são transmitidos por quem está ao nosso redor. Se você cresceu em uma família com discurso limitador, por exemplo: Se você não nasceu rico então nunca será rico. Por mais que ao chegar em sua fase adulta e consciente sempre terá o hábito de acreditar que nunca conseguirá chegar ao próximo patamar.

É exatamente por isso que muitas pessoas se acomodam e nunca buscam ir além daquilo que elas já possuem, pois em seu subconsciente acreditam que não serão capazes, mesmo que digam ao contrário.

Para romper com hábitos como esse é necessário conhecer sua mente e identificar o que está lhe impedindo de seguir em frente com seu potencial, quebrar os paradigmas.

Motive-se

Toda ação de mudança que é feita sem motivação tem o dobro de chances de dar errado.

Todo mundo sabe que hábitos ruins são prejudiciais. Seja para a saúde física, mental  ou sucesso profissional, mas mesmo assim não conseguem romper com alguns deles.

Se citarmos um exemplo para cada caso teríamos a procrastinação e o fumo. Quem fuma sabe que isso não faz bem à saúde e pode levar a morte em casos mais graves. Enquanto quem procrastina sabe que deixar tudo para a última hora pode comprometer a qualidade do que deve ser feito, mas mesmo assim não conseguem parar.

Quando existe uma motivação maior é mais comum que as pessoas consigam mudar seus hábitos.

Para quem fuma o gatilho pode não ser a própria saúde, mas quando notam que além de prejudicá-los o cigarro pode ser ruim para seus entes a motivação muda. E, assim, eles possuem mais força de vontade para acabar com o vício.

Quando falamos em procrastinação acontece o mesmo, muitas vezes o hábito não se rompe por causa da motivação para fazê-lo.

Seja consistente

Repita tudo até conseguir fazer de forma automática. Como mudar hábitos que você não pratica a sua nova ação? É inviável!

Quem disse que a força de vontade move o mundo mentiu. A força de vontade pode até ser o impulso inicial para iniciar a mudança, mas o que realmente muda as coisas é a consistência com a qual realizamos.

Não adianta nada começar com um super ânimo e uma semana depois passar a relaxar, pulando ou se esquecendo dos compromissos criados para com a sua mudança. É preciso manter sempre o mesmo nível de força de vontade, caso contrário não será possível criar novos novos hábitos.

É comum as pessoas acharem que estão em uma corrida e se começarem com o maior ritmo possível venceram a corrida e conquistaram o grande prêmio no final. No entanto, o que realmente conta é cada pequeno avanço realizado dia após dia.

Em resumo é preciso muito mais do que querer mudar seus hábitos, é preciso planejamento e disciplina. Só assim você chegará aos resultados que deseja.

Leia também – Aprenda a fazer sua organização pessoal e melhore a produtividade

Esse material foi o suficiente para te ensinar  a como mudar hábitos nocivos? Se não, basta deixar sua pergunta abaixo e nós respondemos para você!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias