Veja como fazer um viral de sucesso com nossas dicas!5 min read

Quando se fala em conteúdo viral, não é difícil lembrar de pelo menos um que tenha te surpreendido tanto que você não pensou duas vezes antes de apertar o botão “compartilhar”. E é exatamente esse tipo de reação que se espera do marketing viral!

Esse é um tipo de conteúdo que pode começar como hashtag no Twitter, virar meme no Facebook, chegar ao instagram, receber milhões de visualizações no Youtube e acabar virando uma corrente no WhatsApp da família.

Além de, claro, sair das redes sociais para ser muito comentado nas ruas e nos programas de TV pelos famosos de plantão. Mas se você imagina que tudo isso acontece por um mero acaso, ou até mesmo “pura sorte”, vai adorar descobrir que sim:

Existe muito estudo por trás da viralização

Como fazer um viral de sucesso é uma dúvida recorrente das empresas.

Ao contrário do que muito se pensa, existe muita pesquisa e estudo para viralizar um conteúdo na internet. Embora esses conceitos não sejam escritos na pedra e tudo esteja sempre em constante mudança, podemos dar algumas dicas de como fazer um vídeo viral de sucesso!

Se você quer entender como fazer um viral de sucesso, primeiro é importante entender o que é marketing viral.

Marketing viral

De forma simples, pode-se dizer que o marketing viral é uma ferramenta publicitária que utiliza da relação e proximidade entre as pessoas para difundir um determinado conteúdo ou ideia.

Com a difusão das redes sociais e melhora da qualidade de internet no Brasil, não é de se espantar que essa técnica de marketing faça parte do planejamento de mídia de empresas de grande e pequeno porte. Até porque, a relação custo-benefício pode ser bem satisfatória para as marcas.

Essa ferramenta pode proporcionar:

  • Reconhecimento de marca;
  • Engajamento do público com a marca;
  • Divulgação de conteúdo.

No entanto, é essencial que essa ação seja planejada considerando a cultura e objetivos da empresa para que não se torne uma piada na internet com repercussão negativa.

Apesar do planejamento, é importante ter em mente os resultados não são garantidos e nem sempre o público irá receber bem o conteúdo.

Agora que você conhece os riscos e benefícios do marketing viral, já está pronto para saber como produzir seu conteúdo de sucesso!

Como fazer um viral?

Pare por um segundo. Agora pense nos tipos de conteúdo que você tem compartilhado nos últimos dias… O que eles tinham em comum e de diferente?

Com uma rápida analisada é possível perceber que a maioria desses conteúdos mexem, de alguma forma, com nossos sentimentos provocando alegria, surpresa, admiração, ansiedade, medo, raiva ou desejo.

Quando esses sentimentos são ativados, o ser humano sente-se na obrigação de tomar uma atitude e realizar alguma ação.

Também pode gostar: Como os criadores de conteúdos estão construindo essa nova profissão

Então veja algumas dicas de como fazer um viral de sucesso:

# Provoque identificação

Para tornar um conteúdo viral, é necessário que o público se identifique com o conteúdo e marca. Dessa forma, ainda na fase de planejamento é essencial identificar pontos em comum com o público.

Só dessa forma você chegará em uma em uma resposta de conteúdo que engaje as pessoas.

# Saia do comum

Muito mais do que apenas usar o meme do momento, é com seu timming alinhar o conteúdo à essência da sua empresa para arrancar risadas e surpreender o consumidor de forma positiva.

Surpreender é proporcionar algo novo, que seu público nem imaginava que poderia acontecer. Dessa forma, ele sairá da zona de conforto ativando alguma emoção que será refletida em uma ação espera-se, de compartilhamento.

# Seja relevante

Este tópico está diretamente relacionado com o anterior. A partir do momento que você propõe algo que foge ao comum é possível ter um enfoque diferente sobre determinado assunto. Tornado-se assim, relevante para o seu público.

Ser relevante significa poder usar de um assunto banal e já conhecido, porém sob um novo prisma.

# Menos produto, mais relacionamento

Claro que essa não é uma regra, mas entenda que o conteúdo viral é muito mais sobre relacionamento com um público específico do que venda do produto.

Trata-se de uma venda não coercitiva.

Afinal, as pessoas querem se divertir e entreter. Dessa forma, é preciso estar presente de uma forma amigável para que o público se engaje, sem perceber a presença da marca.

# Use as redes sociais

Grande parte de fazer um viral está em pensar estrategicamente nos meios, onde o conteúdo será disponibilizado.

Então facilite o acesso!

Durante o planejamento do conteúdo, seja ele texto, imagem, áudio ou vídeo, identifique qual o meio de comunicação que seu público mais utiliza. Assim será fácil desenvolver algo que para que ele curta, comente e compartilhe com os amigos.

Também pode ser do seu interesse: Saiba qual a plataforma de marketing de influência ideal para você

Por que investir na viralização?

A resposta é simples!

Apesar de essa estratégia ser muito mais ligada ao relacionamento do que com a venda, a partir do momento que você conquistar seu público, torna-se mais fácil vender.

Sem dizer que serão mais pessoas falando de sua marca de forma positiva, fator que proporciona maior lembrança de marca tanto entre o consumidor direto quanto indireto.

Então se você deseja aumentar as vendas, talvez uma boa dica seja apostar em conteúdos virais.

Você também pode se interessar por: Aprenda o que é marketing de relacionamento e se destaque no mercado

Conclusão

Embora existam boas práticas e planejamento por trás de grandes virais, nada disso é uma receita de bolo! Até por que tudo isso depende de um terceiro elemento: o público.

Dessa forma, o que propomos é um processo para que seja possível desenvolver conteúdos estratégicos com resultados positivos para empresas. Tornando-se viral ou não.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre como fazer um viral de sucesso, o que acha de incluir essa estratégia no planejamento de comunicação da sua empresa? Nos conte como foi!

 

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso

 


Categorias