Planejamento de projetos: um guia para sua videoaula ser um sucesso.

Um guia para sua videoaula ser um sucesso

Planejar é definir todas as etapas necessárias de um projeto para criar um caminho e alcançar um objetivo. É um direcionamento para que você defina quais são os pontos primordiais do seu projeto para que não perca o foco no meio do caminho, investindo o seu tempo naquilo que realmente dá resultado. E é isso que você vai encontrar neste guia para sua videoaula ser um sucesso.

O segredo dos empreendedores de sucesso é que eles sempre sabiam aonde chegar e como iriam alcançar o seu objetivo. Traçar uma estratégia de negócios é prever quais serão os seus gastos iniciais, quanto você irá despender de tempo para a execução e, principalmente, o que você tem a perder se o projeto não sair do jeito que você espera, ou seja, calcular os riscos.

Aí você pensa “mas eu só quero produzir uma videoaula”. Sim, mas por trás deste conteúdo que você vai produzir, existe uma lista bem grande de itens que você precisa se atentar, mas com a orientação certa você pode alcançar tranquilamente. Então, se você chegou até esta parte do texto, separe seu bloco de anotações e vamos ao trabalho!

CTA Demonstração 1

Banner_Demonstração_Eadbox_2

Divida o planejamento em fases

 

Para facilitar a organização do seu projeto e a visualização das etapas a serem concluídas, divida o seu planejamento em pequenas fases que você possa entregar ao longo do projeto, assim você consegue vislumbrar onde precisa aplicar as suas forças para concluir o planejamento. Este projeto precisa ser conciso, claro e objetivo, ou seja, não precisa ser necessariamente extenso.

Ter um cronograma para a execução da sua videoaula é de extrema importância. Delinear qual será o tempo necessário para investir em cada parte do projeto e ter um deadline para cada um deles vai fazer com que você crie uma rotina, que irá auxiliar o desenvolvimento em sua produtividade. Faça no estilo de linha do tempo, isso irá te incentivar a cumprir as metas no prazo. Mas o que eu preciso colocar no meu planejamento?

 

Defina seu tema e público alvo

A primeira coisa que você tem que pensar para definir como você irá desenvolver a sua videoaula é selecionar um tema no qual você seja expert.  Ter um conteúdo de qualidade para passar ao seu aluno é fundamental, pois o público que consome conteúdo de ensino a distância é extremamente exigente, você precisa passar a ele algo que realmente faça a diferença e que seja aplicável no seu dia a dia.

Vale lembrar que quanto menor for o seu público, menor será o esforço financeiro necessário para atingir estes alunos e transforma-los em vendas. Além do fator monetário, existem algumas outras vantagens em conseguir definir um público-alvo pequeno baseado no nicho, a maior delas é a construção da sua imagem fazendo com que você se torne uma referência. Para isso, é necessário definir quem é o seu público-alvo: quais são as suas aspirações? Quais são as suas necessidades? O que ele busca? Quando você conseguir traçar esta persona, vai ficar muito mais claro quais os conteúdos necessários para você abordar em sua videoaula.  Este ponto é fundamental para o seu planejamento, pois é daí que vem a estratégia para converter o seu público-alvo em vendas. Quanto melhor você entender quais são os desejos, metas e objetivos do seu aluno, menos você terá que investir para fazer com que ele conclua a compra do seu curso à distância.

 

Planejando o conteúdo da minha videoaula

Agora que você já sabe qual é o tema da sua videoaula e tem noção de quanto tempo vai levar para entender qual é o seu  público alvo,  está na hora de desenvolver o conteúdo da sua videoaula. Essa parte é fundamental, pois é o seu produto, quanto mais qualidade de conteúdo o seu curso tiver, menor será o investimento técnico inicial necessário para que sua videoaula tenha um aspecto profissional.

Quanto mais você investir no desenvolvimento do conteúdo e em sua preparação, menor será o investimento de tempo necessário na gravação dos programas, consequentemente diminuindo o tempo da pós-produção deste material. Por isso, separe um período generoso para montar o seu planejamento da sua videoaula. Considere separar o tema em tópicos e sub tópicos, isso vai lhe ajudar a ter uma compreensão melhor de todo conteúdo necessário para preencher as necessidades do seu público-alvo.  Não se esqueça de separar materiais de apoio para os seus alunos, como links vídeos e PDFs para que eles se aprofundem ainda mais neste conteúdo. Lembre-se quanto mais preparado o seu aluno se sentir após consumir o seu conteúdo, maior a chance dele recomendar o seu curso para os seus amigos e pessoas do meio que possuam o mesmo interesse.

 

Faça orçamentos

Ter os gastos na ponta do lápis é essencial para tirar um projeto do papel. Saber quanto custa cada etapa do processo vai diferenciar um curso de sucesso de outro que sequer foi lançado, mas o que precisa ser colocado na ponta do lápis?

Primeiramente, como você vai gravar uma videoaula você precisa de um equipamento de captura de áudio e vídeo. Os celulares de hoje gravam em high definition (HD), embora sejam aparelho de bolso, a qualidade de imagem é ótima, mas a captura de áudio desses equipamentos não é tão boa, tendo em vista que o microfone embutido é omnidirecional,  ou seja,  ele capta as ondas  sonoras vindas de todas as direções, com isso, a probabilidade do som ambiente ficar alto é grande.  Por isso vale a pena fazer algumas cotações para adquirir um microfone de lapela que possa ser conectado diretamente em seu aparelho.

 

Veja também:

Quais equipamentos preciso para uma videoaula profissional

Quais equipamentos preciso para uma videoaula profissional

 

O cenário e o estúdio de gravação podem ser improvisados, principalmente a você está começando agora e precisa poupar seu investimento para aquilo que é realmente necessário e que traga o resultado imediato.  Vale lembrar que o importante em suas videoaulas é o conteúdo que você vai transmitir. A composição do cenário e iluminação são importantes, mas podem ser feitas em casa,  sem a necessidade de um investimento tão alto.

 

Veja também:

Produza vídeo aulas incríveis gastando pouco.

Produza videoaulas incríveis gastando pouco.

 

Como você já definiu o seu público-alvo essa altura do campeonato, você já tem em mente qual será a abordagem comercial que vai utilizar para converter os seus prospects em vendas. Se você escolheu o marketing de conteúdo (ou inbounding), precisa prever qual será o investimento necessário para que o aluno percorra todo o caminho da jornada do cliente até  conseguir convertê-lo em uma venda.

Para isso, algumas ferramentas são necessárias, além do próprio marketing de conteúdo, como a elaboração de um blog, landing page e uma ferramenta de newsletter, todas essas ferramentas possuem opções gratuitas e são opções interessantes para quem está começando, mas tenha em mente que conforme as suas vendas e o tráfego em seu site aumentar, será necessário investir em ferramentas profissionais, saber quanto cada uma delas custa pode ser o diferencial para você continuar com suas videoaulas ou acabar morrendo na praia. Investir em AdWords é praticamente obrigatório nesta estratégia de marketing.

A pós-produção também vale uma atenção nessa parte de orçamentos. A edição de vídeos costuma preencher boa parte do tempo de um produtor de videoaulas. Considere terceirizar a edição para melhorar sua qualidade e liberar mais tempo para que você possa aplicar em tarefas que você obtenha um melhor resultado, como na produção de mais conteúdo ou até mesmo para dar uma atenção maior nas vendas.

Ter uma plataforma para disponibilizar o seu curso que passe uma experiência agradável ao aluno é fundamental para que ele volte a comprar novos cursos com você se e se torne um cliente fiel. Uma plataforma completa pode fazer a diferença entre o seu curso ser um sucesso e um fracasso. Clique no link abaixo experimente a plataforma EAD Box gratuitamente pelos próximos 15 dias.

 

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

 

Cronograma de gravação

Você também deve estar ciente da quantidade de tempo que vai levar para gravar os seus vídeos, quanto mais preparado você estiver, menos tempo irá precisar para capturar as imagens e isso vai lhe dar mais agilidade no processo de edição, a solução para isso pode ser dividir as gravações em tópicos, isso pode auxiliar até na maneira com que você passa o conteúdo. Lembre-se de que um bom professor transmite o seu conteúdo de uma forma que seu aluno fixe as informações de maneira fácil. Evite ler e fazer pausas muito longas transmita segurança em primeiro lugar.

Para se sair bem em frente às câmeras, dedique um tempo para buscar tutoriais de telejornalismo ou de teatro. Não seja aquele professor do ensino médio que dava aquelas aulas chatas, falando sempre com o mesmo tom de voz e lendo trechos do livro ou do projetor, e que você odiava.  Inspire-se naqueles professores de cursinho pré-vestibular que se utilizam de maneiras criativas para que o aluno fixe o conteúdo, como canções e frases que você nunca vai esquecer.

 

Estratégia de vendas

Além de transmitir o conhecimento para mais pessoas,  amplificando a cultura por meio da internet,  acreditamos que  um dos objetivos da sua videoaula é que ela te dê um certo lucro, certo? Pois para isso você precisa ter uma estratégia de venda definida e planejar ela desde o começo. Você já definiu seu público-alvo agora você precisa fisga-lo para que ele entre em seu funil de vendas.

Assim como o funil da cozinha da sua casa, um funil de vendas é composto por uma boca larga que vai afunilando até a sua base, de maneira que os interessados pelo seu produto precisam percorrer o caminho do topo do seu funil até o fundo dele, quando ele compra o seu curso.. Fazer com que a maior parte das pessoas que passam pelo topo do funil cheguem até o seu final da maneira mais rápida possível é o segredo de uma estratégia de sucesso em vendas.

Tome cuidado, fazer uma venda para um público que não é o seu público-alvo pode causar problemas a médio e longo prazo. Captar um aluno que possua mais conhecimento do que o apresentado em seu curso, ou prometer um conteúdo e fazer com que o aluno saia insatisfeito pode até significar uma venda imediata, mas a propaganda negativa que este aluno pode fazer vai gerar um desconforto muito maior para as suas vendas. Por isso, deixe sempre o seu plano de aula e os objetivos a serem alcançados por estes cursos bem definidos. Uma maneira de fazer é isso é com os webinars.

Os webinars  são transmissões ao vivo de vídeo, uma espécie de seminário online, que pode Ser utilizado para sanar as dúvidas dos clientes fazendo com que ele Avance no seu funil de vendas e ainda pode ser disponibilizado após a transmissão como um conteúdo, sendo uma ótima oportunidade de captar leads para a conversão dos seus produtos.

 

Veja também:

10-dicas-para-criar-um-webinar-que-obtenha-resultados

Como criar webinars que convertem de verdade

O pós venda

Separar um tempo do seu planejamento para o pós-venda pode ser uma estratégia interessante para que você fidelize os seus alunos. O mínimo que você deve fazer é enviar um e-mail marketing, que pode até ser automatizado, para os seus alunos ao final do curso com um questionário com perguntas chaves para ter um feedback da qualidade da sua videoaula. Enviar cupons de desconto para as próximas compras e newsletters regulares para manter e estreitar um relacionamento com seus ex-alunos pode fazer com que as suas futuras vendas precisem de menos esforço para a conversão.

A plataforma EAD Box conta com um painel administrativo intuitivo que permite a você criar campanhas de marketing baseadas em cupons de desconto com data de validade e também por quantidade de tickets gerados. Clique no link abaixo e tenha 15 dias grátis para conhecer esta plataforma que vai fazer do curso um sucesso de vendas.

CTA Demonstração 2

Banner_Demonstração_Eadbox

Agora que você já sabe como planejar a sua videoaula é hora de arregaçar as mangas e mãos à obra.

Categorias