Quais equipamentos preciso para uma videoaula profissional

O Que Preciso Para uma Videoaula Profissional

Se você já assistiu uma videoaula em um curso e ficou com a impressão de que você também poderia produzir este tipo de conteúdo, mas não sabia quais equipamentos eram necessários para começar a gravar e sempre quis saber quais eram os materiais e as ferramentas que aquelas pessoas usavam para gravar  de uma maneira que elas ficassem com uma qualidade de cinema, este texto é para você.

Quem já produz conteúdo sabe que quanto melhor a qualidade técnica do seu curso, seja ela de vídeo ou de áudio, mais vendas você irá fazer. Para ter a qualidade de vídeo profissional para seus cursos você precisa investir em alguns equipamentos fundamentais.

Equipamentos necessários para gravar uma videoaula

 

1 – Câmera

Existem vários tipos de câmeras que podem ser utilizadas para a gravação de cursos online, sua escolha vai depender da sua real necessidade e de quanto está disposto a investir. Embora os smartphones gravem HD, existem certas funcionalidades que você não pode controlar no celular, como os ajustes de exposição e entrada de luz durante a gravação, por exemplo. Para começar um projeto e descobrir se é este o caminho que quer seguir, é uma saída interessante.

Para quem deseja dar um salto de qualidade, as câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) são uma saída interessante pela sua praticidade e custo benefício, principalmente as da marca Cannon, que possuem uma funcionalidade única e que ajuda muito em dois modelos, o autofoco durante o vídeo, presente na Cannon T5i e na 70D.

A Cannon T5i  é considerada aqui como um investimento médio, ela possui o auto foco para gravações em vídeo, que acompanha o objeto, então, se você se move bastante enquanto fala e não possui equipe para ajustar o foco enquanto você está gravando, essa é uma ótima saída. Você já teve que refazer alguma gravação porque seu aparelho ficou muito tempo buscando o foco ou deixou você desfocado? Comente na caixa de comentários ao final do vídeo.

Com basicamente o mesmo investimento da T5i, a Go Pro também é um excelente investimento. Não se deixe enganar pelo tamanho, ela faz imagens impressionantes e o seu tamanho a torna muito prática. As câmeras de mão também se enquadram nesta categoria.

Se você deseja investir pesado, você precisa olhar com carinho a Cannon 70D. Assim como a T5i, ela também possui a focagem automática na gravação dos seus vídeos, além de outras inúmeras funcionalidades para deixar a qualidade da captação da sua videoaula profissional.

a) Lentes

Se você optar por câmeras DSLR, leve em consideração que uma lente clara em um corpo médio é melhor do que uma lente escura em um corpo perfeito. O “corpo” da câmera é onde a imagem é processada, mas quem captura a imagem é a lente. Quanto mais luz a lente captar, menos iluminação você vai precisar.

b)  Tripé

Em um vídeo profissional a imagem não pode ficar torta. Se se você fez todo este investimento em equipamentos de qualidade, não vai querer que ele fique pendurado ou apoiado em qualquer lugar. Um bom tripé, além da segurança que seu equipamento não vai simplesmente cair, vai te dar uma comodidade e facilidade muito grande na hora de montar o enquadramento e ajustar a sua posição. Ela também lhe garante muita estabilidade na gravação.

2 – Cenário

Embora não seja um equipamento, o cenário é essencial para tornar seu vídeo atrativo. O exemplo mais fácil de visualizar são nos canais do YouTube, todos eles possuem elementos que compõe o tema que está sendo desenvolvido. Busque montar o cenário em um local que não haja barulho e transito de pessoas, para que você não seja interrompido durante as gravações.

3 – Iluminação

Quanto mais luz, melhor será a qualidade da sua videoaula. Uma iluminação profissional conta com pelo menos três focos de luz. Dois que vão iluminar o objeto principal, um de cada lado com a mesma quantidade de luz, e outro foco de luz de fundo, para rebater a sua sombra. Também existe a possiblidade de trabalhar com focos de luz nos objetos do seu cenário, trazendo volume e um toque especial.

4 – Computador

Você vai precisar editar os vídeos da suas videoaulas e quanto melhor a qualidade dos vídeos, mais “pesado” ele vai ser. Se você está pensando em trocar de câmera para melhorar a qualidade da imagem, também leve em consideração um investimento para ter um computador robusto para aguentar a edição. Caso você utilize a captura de tela para completar o seu curso, fique atento à resolução da tela do computador, o ideal é 1920 x 1080 pixels).

Leia também: Como ter um áudio profissional para sua videoaula

5 – Softwares

Por último, mas não menos importante, os softwares que você irá utilizar para a produção e pós produção. O Screenflow (para Macbook) e o Camtasia (para Windows) são programas que podem acelerar o seu trabalho de edição e ainda por cima dar uma cara nova e diferente para os seus vídeos. Estes programas captam simultaneamente a imagem da tela do computador, seu microfone e a webcam integrada. O vídeo já sai sincronizado de maneira automática, poupando um tempo valioso da sua edição.

6 – Plataforma de vídeos

Por fim, para atingir o seu público e mostrar para ele o curso incrível que você fez, também vai precisar de uma plataforma para distribuir seus vídeos de uma maneira que traga uma experiência profissional. De nada adianta ter um vídeo profissional se a experiência do usuário for prejudicada pela ferramenta. Clique no link abaixo e experimente 15 grátis na plataforma da EAD Box e surpreenda-se com quantidade de soluções que ela vai te oferecer.

CTA Trial

Banner_Testar-Grátis-Eadbox

Categorias