Comunicação interna nas empresas

EAD: A solução da comunicação interna nas empresas

Utilizar tecnologias de ensino à distância como solução para treinamentos e comunicação interna nas empresas não é uma novidade no mercado.

Esta ferramenta consegue trazer agilidade, padronização e diminuir custos da sua empresa. Treinamentos, comunicados e transmissões ao vivo via plataforma de ensino à distância é uma ótima alternativa de comunicação interna nas empresas.

Nesta postagem você vai entender as vantagens do uso da tecnologia e de uma plataforma de comunicação interna nas empresas.

Comunicação interna nas empresas: as vantagens da tecnologia

A facilidade de consumir conteúdo em vídeo é muito grande, pois já é uma mídia consolidada e a população possui o hábito de assistir vídeos, seja na televisão, cinema ou até mesmo nas redes sociais.

Uma mídia familiarizada passa a certeza de que o conteúdo será absorvido pela sua equipe, e você ainda pode contar com formulários e questionários online para garantir que o seu colaborador compreenda os principais pontos do tema.

Os vídeos são responsivos, ou seja, eles se adaptam em qualquer dispositivo móvel, além dos tradicionais computadores. Com esta característica você pode encaminhar os treinamentos por e-mail ou fazer uploads nas redes sociais.

Se preferir ter um controle maior sobre quem acessou o conteúdo, pode utilizar a plataforma EAD Box, que além de uma lista de chamada, conta com formulários e provas online de fácil administração e controle.

Treinamentos e solução para RH

Quando um novo colaborador entra na empresa, normalmente ele passa por um treinamento com o setor de recursos humanos ou o líder do seu time para entender as diretrizes da empresa e benefícios.

Dependendo da rotatividade de pessoas em sua empresa, é uma boa investir em um treinamento on-line, assim você não perde a produtividade da sua equipe. Imagine que, uma vez por semana, o líder de um dos seus times precise treinar um novo funcionário durante uma hora.

Em dois meses você perdeu um dia inteiro de produtividade deste colaborador, e isso vai fazer a diferença no balancete no final do ano.

Quanto maior a empresa, mais pessoas precisam de treinamento. Dependendo do tamanho da empresa o investimento em hotéis e passagens pode ser astronômico ao final do mês, além do empecilho de deslocamento de equipe, principalmente dos executivos.

Case de sucesso

A Wise Up Franchising é um grande exemplo de comunicação interna. Essa escola optou pela plataforma da EADBox para fornecer treinamento aos seus franqueados, auxiliando no controle de qualidade da equipe e passando uma mensagem uniforme da franqueadora, personificada no empresário de sucesso Flávio Augusto da Silva.

A ferramenta de ensino à distância também é ideal para reuniões rápidas com várias pessoas de diferentes cidades, que não conseguiriam se conectar por telefone.

Assim você corta os custos com viagem, e o principal, poupa o tempo de deslocamento dos seus executivos, aumentando a qualidade de vida deles, que vão ter mais tempo para passar com as suas famílias.

 

Trial

trial eadbox 7 dias

 EAD na comunicação interna das empresas

Um dos maiores desafios para os profissionais que desenvolvem a comunicação interna de uma empresa é fazer com que o seu colaborador se sinta próximo da empresa a ponto de vestir a camisa e se comprometer com ela, uma maneira de conseguir isso é através de vídeos institucionais.

Cada vez mais as empresas estão investindo em bibliotecas de conteúdo que sejam acessíveis para os colaboradores de qualquer lugar, até mesmo pelo celular.

Os jornais murais, embora funcionem perfeitamente para algumas empresas, ficaram nos anos 90 quando foram substituídos pela newsletter, encaminhada via e-mail, mas que não possui um efeito tão grande assim por muitas vezes não passarem empatia em sua mensagem, e isso o vídeo tem.

Imagine que o presidente da sua empresa precisa fazer um comunicado importante sobre a compra ou venda de alguma empresa do grupo. Os boatos da “rádio do café” que se criam no corredor se espalham cada vez mais, gerando um clima de insegurança nos colaboradores da empresa.

Neste caso, um memorando no jornal mural informativo para empresa ou uma newsletter jamais irá surtir o efeito de um vídeo transmitido com o presidente da empresa explicando o ocorrido.

O efeito de olho no olho que o vídeo possui traz segurança, fora o fato que assistir um vídeo de três minutos é muito mais confortável e de fácil acesso do que ler um memorando de quase dois mil caracteres, em letras miúdas para se adequar a diagramação do informativo do jornal mural.

Você já passou por uma situação assim? Concorda que um vídeo da presidência surtiria um efeito mais positivo? Já pensou em um mural informativo para empresa na forma de uma plataforma de comunicação interna? Deixe no comentário lá em baixo a sua experiência.

Uma plataforma de comunicação interna valoriza os colaboradores

Além da velocidade de informação e praticidade, a comunicação interna nas empresas pode se utilizar de vídeos para apresentar as áreas e os responsáveis por cada setor, mostrando para toda a companhia que a empresa é composta por várias engrenagens que são interdependentes.

Esta atitude valoriza os colaboradores, que vão gostar de se ver no vídeo, conseguindo gerar um senso de pertencimento a empresa.

Quando um colaborador se sente parte da empresa e compreende os processos, procedimentos, realidade da atual gestão e qual é o caminho que os executivos pretendem trilhar, a probabilidade dele trazer novas ideias e propor inovações para a companhia aumenta significativamente, pois ele passa a se sentir peça fundamental do meio em que trabalha.

Vale ressaltar que se preocupar com a comunicação interna nas empresas pode ser um diferencial no mercado externo.

Ter uma equipe de relacionamento com o colaborador demonstra para o mercado que você possui preocupação com o treinamento e a instrução da sua equipe, bem como a opinião daquelas pessoas que estão na ponta do negócio.

Afinal de contas, para gerenciar uma empresa você precisa compreender como funciona o dia a dia das pessoas que trabalham no atendimento e na prestação de serviços, e este feedback só é fiel quando a sua comunicação interna funciona, e o mercado vai perceber isso.

Demonstração 1

demonstração


Categorias