Ícone do site Eadbox

Como fazer um e-mail que converte

fazer um e-mail_Eadbox_HeroSpark

fazer um e-mail_Eadbox_HeroSpark

herocreator inteligencia artificial chatgpt

Você sabe como fazer um e-mail que converte? No marketing digital, as mensagens são essenciais para converter leads, afinal, criam uma ponte de relacionamento com seu cliente. Apesar de parecer um meio um pouco ultrapassado, devido tantas plataformas tomarem o mercado, o e-mail é uma fonte segura para manter contato com o potencial comprador. 

Quer saber como fazer e-mail bom, que converte leitores em clientes? Então não deixe de ler este post.

Por que você deve utilizar e-mail marketing?

O principal objetivo de fazer o e-mail marketing é nutrir leads, e assim, gerar uma lista de contatos de potenciais clientes realmente interessados no que você oferece. O e-mail é uma das práticas mais antigas do marketing digital, além de uma das mais eficazes do mercado.

Estima-se que 92% das pessoas adultas usam esse recurso, sendo  61% delas diariamente. Além disso, 72% dos consumidores preferem o canal para a comunicação com empresas.

Sem falar que o e-mail também ajuda a avançar no funil de vendas. Aproximadamente 46% das empresas brasileiras utilizam e-mail marketing para disparar conteúdo promocional. Muitas investem nessa estratégia pelo baixo custo e uma interessante taxa de conversão.

O canal também é um dos preferidos porque a taxa de cliques e a entregabilidade são maiores. Não é como nas redes sociais, em que um algoritmo limita a quantidade de visualizações.

Como fazer um e-mail que converte

A campanha por e-mail é o método de promover produtos ou serviços com o envio de mensagens diretamente a um lead, procurando promover a comunicação para que o cliente se interesse pelo produto e gere a compra. Mas, para isso acontecer, é necessário se atentar a alguns detalhes. Veja: 

Tenha bem claro seu objetivo

O que você deseja com a estratégica? Aumentar o número de cadastros em um serviço que você vende? Mais participantes para um evento que ainda está na fase de planejamento? Gerar leads?

Há diversos tipos de campanhas de e-mail, procure a que se adequa ao seu objetivo.

Crie assuntos breves e chamativos

Um e-mail que converte tem headlines chamativas. É necessário ver o meio mais eficaz de capturar a atenção do seu leitor logo no princípio – ou todo o seu trabalho pode acabar indo para a lixeira antes de sequer ser aberto.

Tenha em mente que é preciso captar a atenção do leitor e convencê-lo a abrir a mensagem em, no máximo, 3 segundos. Por isso, o assunto precisa ser útil, chamativo e rápido.

Opte por frases curtas; frases longas tendem a gerar desinteresse por sobrecarga de informação e podem ser cortadas pelos apps. Assunto entre seis e dez palavras tem melhor desempenho na retenção da leitura.

Invista em um bom gancho para as introduções

Tente criar mensagens que motivam o lead a abrir o e-mail. Para esse quesito, é necessário saber algumas técnicas de copywriting para estimular a curiosidade do leitor.

Tome cuidado com mensagens automáticas para não tornar algo robótico, isso desestimula o interesse pelo e-mail.

Um bom gancho pode ser:

Ofereça conteúdo relevante

Busque assuntos que sejam do interesse do seu público, algo que gere valor para os leads e para sua marca. Essa fase é essencial para que o e-mail consiga converter o potencial cliente.

Fale a língua do seu público

Saiba como seu público se comunica, isso vai facilitar a construir uma relação mais pessoal e humana com a sua audiência. Tenha em mente que é fundamental garantir que a linguagem do seu conteúdo esteja alinhada ao estilo do seu público.

Acerte no Call to Action

CTA (Call to action), ou “chamada para ação”, em livre tradução, é o convite. Na prática, significa fazer com que o lead realize a ação solicitada na mensagem. Pode ser textual ou visual e é usada para conduzir o usuário para uma etapa seguinte, como ler um outro post do blog, saber de promoções, baixar um material, assinar a newsletter, baixar um download,seguir nas redes sociais, entrar em contato etc.

O CTA de um e-mail que converte precisa ser bem claro. Se o objetivo for fazer uma venda, no final da mensagem, deixe o link do produto ou um botão chamativo com o CTA. Contudo, fale dos benefícios de tê-lo em todo o corpo da mensagem.

Agora, está pronto para fazer um e-mail que converte. Quer saber qual é a plataforma ideal para você? Veja este vídeo: