Ter pessoas interessadas no seu produto, que procuram informações e chegam até você querendo consumir. Mundo ideal? Não, o nome disso é geração de leads

Esses contatos vão acompanhar o seu negócio por toda a sua vida útil; sem a geração de novos leads, a equipe de lead nurturing e de vendas não tem como trabalhar conteúdos e ofertas que vão converter aquela pessoa em usuário. 

Fica então o questionamento: quais são as melhores práticas para geração de leads para o seu curso online? Como atrair possíveis alunos para a sua base, e depois nutrí-los a ponto deles se sentirem preparados para efetuar a compra? 

Confira abaixo as nossas dicas!

O que são leads e qual é a sua importância

O primeiro passo é entender o que são leads e como eles impactam no sucesso do seu curso online antes de entrarmos de fato na geração de leads. Leads são pessoas que deixam seus contatos e informações básicas em troca de algum conteúdo ou detalhamento sobre um produto ou conteúdo de interesse. 

As informações vão variar de acordo com a sua prioridade e o que a sua equipe entende que é mais efetivo ter. Pode ser escolaridade, nível de emprego (júnior, sênior, etc), área de atuação e por aí vai. O importante é que esses dados ajudem a área de lead nurturing a segmentar melhor suas comunicações para qualificar os contatos e “preparar o terreno” para quando a oferta chegar. 

Se o fluxo seguir esse caminho de maneira fluída, os consumidores estarem mais propensos a efetuar a compra.  

Quem está começando a empreender pode não entender a importância da geração de leads para o seu negócio. A captação desses contatos é uma estratégia muito eficaz e de baixo custo – ideal para pequenas e médias empresas. É uma excelente oportunidade de mostrar o seu produto para uma audiência que já está disposta a ouvir, o que impacta diretamente na taxas de conversão da equipe de vendas. 

A geração desses contatos (geração de leads) atrai e mantém potenciais clientes, aumenta a retenção e fidelização no processo pós-compra, gera autoridade e aumenta as chances de prospects encontrar a empresa através dos mecanismos de buscas. 

Tudo isso tem a ver com a jornada de compra do cliente, ou seja, o caminho que ele percorre entre reconhecer que tem um problema até entender que o seu produto é a melhor solução. 

Cada etapa da jornada requer um tipo de tratamento, e todos eles podem ser usados na sua estratégia de comunicação para reter esse leads. 

O que traz geração de leads para o seu curso online? 

De acordo com a B2B Technology Marketing Community, um dos maiores sites do mercado, o desafio número um que os profissionais de marketing B2B enfrentam é como gerar leads de qualificados – mas esse problema não é apenas para empresas que vendem para outras empresas. 

Trazer bons lead deve ser uma preocupação de organizações de todos os setores, pois o principal objetivo do marketing digital é gerar demanda para os produtos e serviços da empresa. Ou seja, é preciso mostrar para as pessoas que o seu negócio pode ajudá-las. 

E como fazer isso? Nós trouxemos algumas dicas de como gerar leads para o seu negócio online e você irá notar que todas elas têm algo em comum: a oferta de conteúdo. Por isso, o primeiro passo é estudar a jornada do usuário e entender quais são as suas principais dores, quais problemas ele quer resolver e como seu curso online pode ajudar nessa trajetória. 

Lembre-se que vendas excessivas não agregam valor ao lead, ele precisa entender que o seu curso online se importa com as necessidades que ele tem. Conteúdos de qualidade são os maiores aliados do inbound marketing na hora de captar e qualificar os contatos, e saiba agora como captá-los: 

Webinars

Se o seu negócio é um curso online, os webinars podem ser uma boa porta de entrega. Em linhas gerais, webinar é um tipo de videoconferência ou seminário realizado pela internet e seu nome é uma abreviação da expressão em inglês web based seminar. Ou seja, é quando a empresa utiliza uma plataforma EAD própria ou uma rede social (Youtube e Facebook são as mais usadas) para se comunicar com o público. 

Por estarmos falando da captação de leads, o mais indicado é montar uma landing page para o seu webinar. Para quem não sabe, landing page é uma página que visa a conversão e utiliza de diversas ferramentas para esse fim; entre eles, um formulário. Ele deve ser pensado junto com as equipes de Vendas e de Lead Nurturing, pois essas áreas têm inputs importantíssimos de quais são os dados mais importantes a serem coletados das pessoas. 

Posteriormente, essas informações serão utilizadas para nutrir os contatos ao longo da sua jornada de compra. 

Como o foco deste artigo são os cursos online, o webinar é a melhor maneira de oferecer para o seu público-alvo uma pequena amostra dos seus conteúdos. Assim, o empreendedor consegue entender o potencial do seu negócio e testa sua autoridade em determinado assunto. 

O custo é pouco: basta uma câmera, um microfone e uma conexão da qualidade; o alcance, gigantesco.

Templates 

Uma das etapas da jornada de compra do cliente é o reconhecimento do problema. Vamos usar como exemplo cursos de pós graduação online: depois de introduzir a pessoa nesse assunto, com dicas de como ter uma especialização pode agregar no currículo e aumentar o ganho salarial, ela entende que fazer uma pós pode ser uma solução e começa a se movimentar com este fim. 

Neste momento, a equipe de Marketing Digital pode oferecer templates – modelos prontos que servem para a pessoa se organizar ou ter uma visão ampla da situação em que se encontra. Eles são excelentes captadores de leads por sua praticidade e, por isso, precisam ser autoexplicativos. 

Voltando ao exemplo do primeiro parágrafo, o seu curso online pode oferecer um organizador de rotina para quem trabalha e quer fazer uma pós ou uma planilha financeira, para a pessoa fazer os cálculos e ver se possível estudar sem se exceder nos gastos. 

Cada template pode ser seguido de um material referente àquele assunto: o de rotina pode ser seguido de dicas de como organizar o tempo para estudar e trabalhar, enquanto a planilha de finanças pode vir antes de um material que mostra a principais técnicas para economizar dinheiro em prol da pós-graduação. 

Esse fluxo de comunicação deve ser pensado com muita atenção para serem enviados sem exagero para não fadigar o usuário, e pode ser composto por vários tipos de material. 

E-books

Sem sombra de dúvidas, os e-books são uma das formas mais comuns de geração de leads para negócios físicos e digitais. São assuntos explorados de forma mais aprofundadas, já que posts de blog podem ser restritos por causa do seu tamanho. 

Uma de suas grandes vantagens é que são materiais fáceis de produzir, exigindo a atuação de um redator e de um designer para garantir que a diagramação e uso de imagens passa a imagem pretendida. 

Mas isso não significa que é só sentar e escrever. Se o seu prospect der as informações e receber um material que não atende suas necessidades ou que não entrega o que foi dito, isso vai causar efeito negativo. 

Uma boa dica para evitar que isso aconteça é planejar o que vai ser dito antes da produção de conteúdo. Determine o assunto abordado e tente fazer um recorte para que o tema não seja muito amplo, e tenha sempre em mente qual o problema que aquele conteúdo pretende solucionar. 

Crie personas, ou seja, um personagem que representa o seu público-alvo, e se guie pelas necessidades da persona que é mais provável de baixar o material. 

Saber fazer a geração de leads para a sua companhia pode ser o seu grande diferencial. Afinal, é a constante atualização da base de possíveis consumidores que impulsiona as vendas e cabe às equipes de Lead Nurturing e Vendas tratar e nutrir esses contatos para que eles passem por toda a jornada o consumidor, chegando enfim ao fundo do funil e tomem a decisão de compra. 

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado a potencializar as estratégias de comunicação do seu curso online. 

Gostou das nossas dicas? Para saber mais dicas de como impulsionar seus resultados e manter sua base engajada, continue acompanhando nosso blog e inscreva-se na nossa newsletter.


Categorias