A tecnologia está presente no nosso dia a dia em todos os lugares e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Esta nova realidade está literalmente ao alcance de nossas mãos e incorporá-la à rotina corporativa pode trazer muitas vantagens. A gamificação para empresas é uma dessas vertentes e pode ser usada em diversas situações.
Quer saber como aplicar essa estratégia com a sua equipe? Confira o artigo completo.
O que você vai ler nesse artigo?
O papel da gamificação nas empresas
A gamificação diz respeito à técnica de levar para outras contextos o que é aplicado em jogos de ambiente virtual. É usar os recursos como desafios, tomadas de decisão, competição, socialização e premiações. Mas vai muito além de entretenimento, criando uma experiência de aprendizado completa e desenvolvimento de objetivos estratégicos.
A gamificação para empresas gera melhor interação entre os colaboradores, melhora no fluxo, desempenho, motivação e na produtividade no trabalho.
Você também pode gostar: Aprenda a engajar funcionários através do ensino a distância
Na prática, é usar a definição de regras, funções, tarefas, metas e recompensas através da lógica de jogos tecnológicos. Além disso, a gamificação vêm sendo usada nas empresas para melhora dos níveis de estresse e pressão e para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades. Com esse tipo de técnica é possível estimular cooperação e competitividade de modo saudável.
Como usar gamificação para empresas na prática
A gamificação pode ser aplicada em empresas de qualquer setor ou porte.
A técnica pode ser usada para treinamentos internos, para desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais específicas, bem como para implementação de nova cultura e melhora dos índices de motivação e produtividade.
Utilizar recursos como esse significa aumentar os números de participação e engajamento nos treinamentos, se comparamos com os métodos teóricos usados hoje.
Veja também – Jogos corporativos: o que são e como utilizar com sua equipe
Da mesma forma, explorar a gamificação fora da empresa também é uma opção muito interessante. A seleção de novos candidatos pode incluir uma fase com gamificação, por exemplo. Nesse caso, a vantagem do feedback imediato pode ser muito bem aproveitada.
Além de pensar nos colaboradores, a gamificação pode ser usada para atrair novos consumidores, como forma de relacionamento ou de convencimento de marca.
Através dos jogos e de experiência em ambientes virtuais as empresas conseguem dados do usuário (que podem e devem ser explorados posteriormente em outras ações de marketing), interação com a marca e direcionamento para outros canais de comunicação.
Estimule a competição e a colaboração de forma saudável, consiga acompanhar de perto o desempenho de cada colaborador e desperte sentimento de conquista e participação.
Agora que você já sabe como funciona a gamificação para empresas, comece a trabalhar com essa ferramenta dentro do seu ambiente corporativo e a colher os benefícios que ela pode trazer para o negócio.
[wen_cta id=”6405″]