O dia 15 de março é conhecido como o dia internacional do consumidor, comemoração que surgiu no ano de 1962 nos Estados Unidos. Além disso, nesta data também é celebrado o Código de Defesa do Consumidor, que teve a sua vigência no Brasil em março de 1991.
Na hora de disponibilizar um produto ou serviço, físico ou online, é imprescindível conhecer os direitos do consumidor. Afinal, um negócio não se mantém sem os clientes, certo?
Por isso destacamos três principais direitos do consumidor que você deve saber na hora de comercializar ou comprar algum produto/serviço na internet.
O que você vai ler nesse artigo?
3 principais direitos do consumidor
I – Informações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor
Na hora de apresentar ou oferecer algum produto, assegure que todas as informações estejam corretas, claras e precisas sobre as suas características. Em casos de cursos online, você pode disponibilizar:
- o plano completo sobre o seu curso;
- quais são os módulos;
- o que será ensinado em cada aula, etc.
Além disso, se for vender através de planos mensais ou até mesmo por curso, não se esqueça de descrever detalhadamente o que está incluso naquela mensalidade ou valor e o prazo que o aluno terá para acessar a turma e como funcionarão os canais de comunicação com o tutor.
II – Atendimento facilitado ao consumidor
Ofereça um serviço adequado e eficaz para atendimento em meio eletrônico para que o seu consumidor consiga comunicar:
- dúvidas;
- reclamações;
- suspensão;
- cancelamento;
- renovação do contrato, entre outros.
Não se esqueça também de confirmar que as demandas dos seus clientes foram recebidas e que serão atendidas. O cliente precisa saber que foi ouvido! Na sua loja de cursos, deixe claro quais os horários de atendimento, prazos para resolução de tickets, etc.
Leia mais: O que é chatbot? Conheça as ferramentas e como aplicá-las na sua estratégia.
III – Respeito ao direito de arrependimento
Um dos principais direitos do consumidor em relação a compras feitas é: em todas as compras online, o consumidor possui direito ao arrependimento.
Este direito pode ser exercido através do mesmo sistema utilizado na hora de contratar um serviço. O cliente possui até 7 dias após a compra para fazer o cancelamento e solicitar o reembolso.
Para evitar que isso aconteça com seu curso, você pode disponibilizar prévias antes da compra ou até mesmo uma aula gratuita. Isso para que o seu cliente tenha uma experiência sobre o tipo de conteúdo que você irá trabalhar antes de confirmar o pagamento e receber o acesso completo ao mesmo.
Estes são apenas os principais direitos do consumidor nas compras online que consideramos os mais importantes na hora de você vender o seu curso online.
Procure conhecer todos, além de estar sempre atualizado sobre essas questões. Assim, você evita surpresas ou prejuízos inesperados.
Lembre-se que cada caso requer uma atenção específica para os direitos do consumidor final! Um prestador de serviços atualizado está sempre buscando como melhorar a satisfação do cliente, afinal, sem ele seu negócio não existiria!
Com a Eadbox você pode criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar. Tire suas dúvidas com os nossos consultores online!
[wen_cta id=”3040″]
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/decreto/d7962.htm