Você tem a impressão de que sua vida está sempre no mesmo patamar, rodando em círculos sem que nenhum avanço apareça? Isso se chama comodismo e é um sinal de que você precisa aprender como mudar hábitos.
Descobrir como mudar hábitos ruins pode realmente ser uma tarefa difícil, ainda mais quando eles já estão a tanto tempo na sua rotina que parecem impossíveis de transformar.
Dados mostram que hábitos da vida são 40% do nosso dia a dia e muitas das vezes os reproduzimos de maneira automática. Se você quer aprender como mudar hábitos da vida continue a leitura e alcance seus sonhos hoje mesmo!
– Leia também: Melhore a produtividade aplicando o método GTD em seu dia a dia.
O que você vai ler nesse artigo?
Como mudar hábitos?
Aprender como mudar hábitos não é uma tarefa fácil e muito menos rápida. Como dito anteriormente, os hábitos são cultivados todos os dias e representam quase metade do nosso dia. É preciso se policiar constantemente para enfim encerrá-los de vez.
Especialista indicam que a melhor opção é a substituição dos hábitos, ou seja, ao invés de pensar em como mudar hábitos, a saída mais eficaz e pensar na substituição desses hábitos por melhores.
Charles Duhigg, autor de O Poder do Hábito, explica as idéias básicas que cercaram as pesquisas e experimentos que ele fez para escrever seu livro. Você vai querer ler o livro depois de assistir ao vídeo, mas vai aproveitar muito o vídeo em si. Esta é uma palestra apresentada durante o TEDxTeachersCollege.
4 dicas de como mudar hábitos da vida
1) Anote
Comece a anotar as ações que você realiza de maneira automática, ou seja, aquelas que coisas que você faz sem que ninguém te influencie e muito menos precise pensar sobre o assunto.
Exemplos de alguns desses hábitos são:
- Espreguiçar-se ao acordar;
- Escovar os dentes;
- Olhar para a direita e esquerda antes de atravessar a rua, mesmo que ela só tenha um sentido.
Com estes três exemplos simples podemos notar que por mais que sejam coisas que você está completamente acostumado, elas não são ações que você nasceu fazendo. Você foi disciplinado e ensinado sobre a importância de repeti-las.
Prova disso disso é olhar para os dois lados das ruas, mesmo quando ela funciona só em um sentido. Afinal, por mais que você saiba que o outro lado não te oferece risco, o confere por força do hábito.
Sendo assim a anotação é um passo fundamental se você deseja se tornar um mestre em como mudar hábitos. Pois, por mais que os hábitos estejam uma constante em nossas vidas, poucas pessoas notam que os possuem.
A partir do momento que você os anota, é como se um interruptor fosse ligado no seu cérebro e finalmente você se desse conta que possui tais hábitos.
Não importa qual hábito seja, a partir do momento que você o repete frequentemente em algum momento começará a fazê-lo de forma automática. E pronto, você cria um novo hábito e livra-se do antigo.
2) Quebre os paradigmas
Paradigmas são os vários hábitos que formam nosso subconsciente. Geralmente, começam logo na primeira infância e são transmitidos por quem está ao nosso redor.
Se você cresceu em uma família com discurso limitador, por exemplo: Se você não nasceu rico então nunca será rico. Por mais que ao chegar em sua fase adulta e consciente sempre terá o hábito de acreditar que nunca conseguirá chegar ao próximo patamar.
É exatamente por isso que muitas pessoas se acomodam e nunca buscam ir além daquilo que elas já possuem, pois em seu subconsciente acreditam que não serão capazes, mesmo que digam o contrário.
Para romper com hábitos ruins como esse é necessário conhecer sua mente e identificar o que está lhe impedindo de seguir em frente com seu potencial, quebrar os paradigmas.
3) Motive-se
Motivação é fundamental ao enfrentar como mudar hábitos. Toda ação de mudança que é feita sem motivação tem o dobro de chances de dar errado.
Todo mundo sabe que hábitos ruins são prejudiciais. Seja para a saúde física, mental ou sucesso profissional, mas mesmo assim não conseguem romper com alguns deles.
Se citarmos um exemplo para cada caso teríamos a procrastinação e o fumo. Quem fuma sabe que isso não faz bem à saúde e pode levar a morte em casos mais graves. Enquanto quem procrastina sabe que deixar tudo para a última hora pode comprometer a qualidade do que deve ser feito, mas mesmo assim não conseguem parar.
Quando existe uma motivação maior é mais comum que as pessoas consigam mudar seus hábitos.
Para quem fuma o gatilho de como aumentar a motivação pode não ser a própria saúde, mas quando notam que além de prejudicá-los o cigarro pode ser ruim para seus entes queridos. E, assim, eles possuem mais força de vontade para acabar com o vício.
Quando falamos em procrastinação acontece o mesmo, muitas vezes o hábito não se rompe por causa da motivação para fazê-lo.
4) Seja consistente
Repita tudo até conseguir fazer de forma automática. Como mudar hábitos se você não pratica a sua nova ação? É inviável!
Quem disse que a força de vontade move o mundo mentiu. A força de vontade pode até ser o impulso inicial para iniciar a mudança, mas o que realmente muda as coisas é a consistência com a qual realizamos.
Não adianta nada começar com um super ânimo e uma semana depois passar a relaxar, pulando ou se esquecendo dos compromissos criados para com a sua mudança. É preciso manter sempre o mesmo nível de força de vontade, caso contrário não será possível criar novos novos hábitos.
É comum as pessoas acharem que estão em uma corrida e se começarem com o maior ritmo possível vencerão a corrida e conquistarão o grande prêmio no final. No entanto, o que realmente conta é cada pequeno avanço realizado dia após dia.
Em resumo é preciso muito mais do que querer mudar seus hábitos, é preciso planejamento e disciplina. Só assim você conseguirá desenvolver hábitos de pessoas bem-sucedidas.
– Leia mais: Aprenda a fazer sua organização pessoal e melhore a produtividade
Esse material foi o suficiente para te ensinar a como mudar hábitos da vida? Se não, basta deixar sua pergunta abaixo e nós respondemos para você!
[wen_cta id=”6405″]