Ícone do site Eadbox

Conheça os melhores formatos de conteúdo para seu curso online

herocreator inteligencia artificial chatgpt

Não é de hoje que as empresas buscam por se destacar da concorrência e nenhuma área consegue escapar disso, inclusive a educação a distância. No meio desta disputa por espaço, existem várias formas de fugir do mesmismo e ganhar um lugar ao sol.

Mas é claro que para conseguir se destacar no meio de tanta gente fazendo o mesmo é preciso ir além, uma boa alternativa pode ser inovar nos formatos de conteúdo oferecido. Se essa parece ser a solução que você estava buscando continue essa leitura e se surpreenda com a variedade e diferenciais dos formatos de conteúdo disponíveis.

Qual a importância da variedade?

É de conhecimento comum que oferecer sempre o mesmo cansa, e é claro que se tratando de educação a distância que tanto envolve a tecnologia as tendências é que as coisas caiam ainda mais rápido em desuso e monotonia.

Investir em variedade nos formatos de conteúdo garante que você terá sempre a atenção do seu público, pois ao oferecer sempre o mesmo tipo de material você se torna previsível e o interesse dos usuários tende a cair.

Além disso a variedade permite que você atraia cada vez mais pessoas, afinal mesmo dentro de um público alvo as pessoas possuem suas preferências por formatos.

E por último, mas não menos importante te diferencia dos concorrentes.

Formatos de conteúdo

Agora que você já entende melhor sobre a importância da diversificação dos formatos disponíveis no seu curso online, chegou a hora de entender também sobre os formatos de conteúdo e o que eles podem oferecer às suas necessidades.

Listas

Não é só no ano novo e em supermercado que as listas dão as caras, muito pelo contrário.

Um dos benefícios das listas é que logo de cara dizem ao leitor o que ele vai encontrar, e qual a função de cada item.

Um exemplo é o material que você está lendo nesse exato instante, aqui você já sabe que encontrará uma relação sobre os formatos de conteúdo e um trecho explicativo sobre cada.

Ao oferecer conteúdos listados é mais fácil para o leitor associar o material com o assunto abordado.

Ebook

Ebook é um dos queridinhos quando falamos em formatos de conteúdo para cursos online, isso ocorre pois quando contém o conteúdo e a diagramação certa um ebook pode suprir diversas necessidades diferentes suas e dos estudantes.

Para os estudantes as principais vantagens são:

Para você as principais vantagens são:

Ebooks são disponibilizados principalmente em PDF ou Epub. PDF é uma das extensões mais famosas para textos, podem ser lidos desde smartphones até a desktops.

Por sua vez Epub é uma extensão que vem ganhando cada vez mais atenção no meio digital, isso ocorre pois além de possuir os mesmo benefícios que o PDF ele se adapta a diferentes dispositivos de forma a facilitar a leitura ou seja, é responsivo.

Para deixar um ebook, ainda mais completo é possível integrar a ele imagens, gráficos e fluxogramas. Tudo o que for para simplificar o conteúdo e levar o conhecimento ao estudante é bem vindo.

Infográficos

Infográficos quando bem feitos tendem a contribuir muito como aprendizado, pois explicam de maneira mais didática e baseada em pesquisas o assunto informado. Não é à

toa que este formato é o mais usado para divulgar ao grande público o resultado de pesquisas.

Afinal infográficos organizam, explicam  e fornecem as informações de maneira atrativa. Com isso a chance do conteúdo explicado ser assimilado sem se tornar maçante é altíssima.

Podcasts

Podcasts é um dos formatos de conteúdo para cursos online que ainda está começando a ser explorado no Brasil. Normalmente fornecidos junto a textos os podcasts são caracterizados pela voz, ou conjunto de vozes, que falam sobre determinado assunto.

Nesse formato é necessário que uma boa oralidade, já que o público se guiará principalmente pela voz, por mais que seja acompanhado do texto.

Em podcast é muito comum conter entrevistas com especialidades do assunto abordado, assim enquanto um indivíduo levanta as dúvidas o outro as sana.

Pode ser útil – Gravador de voz online: conheça as ferramentas mais usadas

Vídeo aulas

Evidentemente não poderíamos deixar de mencionar as videoaulas. Como o próprio nome indica esse conteúdo se trata de dar aulas através de vídeos.

Desde que surgiram as vídeos aulas apenas cresceram e atraíram cada vez mais os alunos, isso ocorre devido a sensação de proximidade que elas oferecem as alunos, além de diversos outros benefícios como:

Essas vídeo aulas podem ser disponibilizadas em vários locais, sendo mais indicado o uso de plataformas específicas para isso.

Com esses exemplos de formatos é impossível que você se apegue a utilizar sempre o mesmo, chega de oferecer a mesmice. Comece hoje mesmo a ofertar diferentes formatos de conteúdo e cative seu público!

Complemente com – Como fazer uma vídeo aula atrativa para seus alunos

Ainda está com alguma dúvida sobre esse tema? Basta deixar seu comentário abaixo e nós ajudamos você!