Quem está começando a gravar vídeos para o Youtube já deve ter se deparado com a dificuldade de fazer upload de vídeos longos. Geralmente vídeos compridos tendem a serem exportados em arquivos pesados. Fazendo com que, mesmo se a internet seja de boa qualidade, o vídeo demore para carregar na plataforma. Contudo, isso não precisa ser um problema, já que a plataforma suporta vários tipos de formatos. Portanto, conheça neste post o melhor formato de vídeo para Youtube e veja em qual seus vídeos mais se adequam.
Leia também: câmera de frente: devo utilizá-la para gravar vídeos?
O que você vai ler nesse artigo?
Entenda qual é o melhor formato de vídeo para Youtube
Há quem diga que o formato do vídeo não interfira no resultado final, mas a verdade é que afeta, sim. Cada formato de vídeo se adapta ao tipo do vídeo gravado. O Youtube suporta uma variedade de formatos de vídeos, dando liberdade ao criador de conteúdo encontrar qual mais se adapta. Veja a lista de formatos suportados:
- .MOV;
- .MPEG4;
- .MP4;
- .AVI;
- .WMV;
- .MPEGPS;
- .FLV;
- 3GPP;
- WebM;
- DNxHR;
- ProRes;
- CineForm;
- HEVC (h265).
Caso seu vídeo tenha sido gravado em outro formato será necessário convertê-lo para algum destes, dessa forma, será possível fazer upload na plataforma. Para saber mais sobre como converter vídeos, leia nosso post “conversor de vídeo: conheça 9 ferramentas disponíveis”.
Limite de tamanho
Apesar do Youtube aceitar diversos formatos e vídeos de longa duração, existe um tempo limite que faz com que o vídeo – até determinada duração – tenho o upload mais rápido. Vídeos com duração até dez minutos e com 30 frames por segundo tendem a serem mais rápidos. É claro que a qualidade da imagem também infere no tamanho do arquivo. Dessa forma, vídeos com qualidade de 720p são os mais recomendados, pois tem uma boa qualidade e não ficam tão pesados.
Melhor formato de vídeo para Youtube
Agora que você entende um pouco mais de como a plataforma funciona, é importante entender que o formato interfere no momento de carregar o vídeo no Youtube. Dessa maneira, vídeos no formato H.264, MPEG-2, MPEG-4 ou VP8 são os mais utilizados pelos criadores de conteúdo. Esses formatos são ideais para quem busca qualidade e leveza.
Caso seu vídeo não tenha sido exportado para nenhum desses formatos recomendados é possível ajustá-lo para o formato desejado. Além dos conversores de vídeos, existe o software Handbrake que possibilita comprimir o vídeo sem interferir na qualidade. O software é compatível com Windows e Mac, portanto, independente do sistema operacional que você utiliza, é possível ajustar seu vídeo.
Para comprimir o vídeo, basta abrir a ferramenta e escolher o vídeo a ser ajustado, logo em seguida aparecerá uma janela com as informações do vídeo. Caso queira, você pode alterar o nome do arquivo. Para comprimi-lo é necessário marcar a opção web otimised e alterar o formato para MP4 ou MKV.
Na opção de vídeo é necessário marcar H.265 ou um formato mais recente para manter a qualidade do vídeo. Na opção de áudio utilize os formatos AAC ou AAC que são aceitos pela plataforma. Após isso é só começar os ajustes e fazer upload do arquivo na plataforma.
[wen_cta id=”3925″]