Ícone do site Eadbox

Modelo de avaliação de treinamento: dicas para montar o seu

modelo de avaliação de treinamento
herocreator inteligencia artificial chatgpt

Já falamos muito por aqui sobre a importância de treinar, capacitar e desenvolver os colaboradores. Esse é um processo enriquecedor e que gera resultados positivos para a empresa e para os profissionais. Mas, para que um treinamento seja completo, é necessário fazer o acompanhamento. Um modelo de avaliação de treinamento é uma ferramenta que pode ajudar com isso.

A avaliação é basicamente a reunião de dados e feedbacks sobre o treinamento, a receptividade e os resultados, para que o aperfeiçoamento seja sempre possível.

Modelo de avaliação de desempenho

Para avaliar a funcionalidade de um treinamento, é necessário desenvolver metas, métricas e indicadores, para tornar os resultados mensuráveis.

Um modelo de avaliação de treinamento que é muito bem aceito e amplamente utilizado pelo setor de Recursos Humanos é o desenvolvido por Donald Kirkpatrick, ex-presidente da Associação Americana de Treinamento e Desenvolvimento.

Esse modelo propõe quatro níveis de avaliação:

Reação

Primeiro nível, a avaliação de reação diz respeito a qual foi a receptividade dos participantes do treinamento. Como eles avaliam o conteúdo, qual foi a relevância do curso e como foi o processo de aprendizado são pontos que devem ser respondidos.

Para solucionar essa etapa, pode ser feita um pesquisa simples de avaliação com os participantes.

Aprendizagem

O próximo nível está relacionado com o aprendizado que realmente foi gerado a partir do treinamento. O curso cumpriu com seu objetivo inicial? As habilidades propostas foram desenvolvidas pelos colaboradores?

Normalmente essa avaliação aparece no formato de um teste ou trabalho de conclusão do treinamento, em que os conhecimentos adquiridos serão colocados à prova.

Leia também – Educação empresarial: saiba o que é e como aplicar em sua empresa

Comportamento

Aqui o objetivo é também medir o aprendizado, mas num nível mais profundo. A aquisição de novas habilidades e capacidades muda também as atitudes no dia a dia, no momento e que o conhecimento é colocado em prática.

Pode ser feita uma análise de como o trabalho dos colaboradores é desenvolvido antes e depois do treinamento, bem como acompanhar os níveis de produtividade e novos resultados alcançados em médio e longo prazo.

Resultados

Esse é o nível mais complexo do modelo de avaliação e também o mais relevante.

Mais do que o sucesso do treinamento em si, é necessário verificar qual é o seu impacto nos objetivos da empresa e como ele está impactando no sucesso e evolução do negócio como todo.

Antes de iniciar o treinamento, essas metas precisam ser estabelecidas e posteriormente acompanhadas. Como exemplo, podemos citar aumento da produtividade, atendimento mais assertivo da equipe de pós-vendas, diminuir o número de reclamações, etc.

 

Uma empresa que está iniciando no desenvolvimento de colaboradores pode usar esse modelo de avaliação de treinamento ou apenas alguns elementos e ir construindo seu próprio modelo.

O mais importante é não deixar de investir na educação corporativa e acompanhar os resultados das ações colocadas em prática.

[wen_cta id=”6405″]