No inbound marketing se fala muito em oportunidade de venda, mas ela pode muitas vezes passar despercebida. Isso pode acontecer porque, por descuido ou falta de informação, a equipe de vendas deixa de marcá-las como uma oportunidade. Portanto, para isso não acontecer mais e sua empresa deixar de perder dinheiro, vamos lhe mostrar como identificar as oportunidades de vendas.
Veja também: funil de vendas: aprenda hoje a organizar o seu.
O que você vai ler nesse artigo?
A oportunidade a um clique de distância
As oportunidades são todas aquelas em que o lead está preparado para que sua equipe de vendas entre em contato. Se você ainda está se perguntando como identificar essas oportunidades, veja um exemplo:
Um visitante entrou no seu site e baixou alguns materiais mais específicos, como planilhas, demonstrações e orçamentos.
Pessoas que vão atrás de algo específico dentro do seu site são alvos fáceis para sua equipe de vendas. Portanto, fique atento para marcá-los e não deixar passar. Quanto mais rápido for o contato, melhor. Mas, para que sua equipe consiga separá-los com excelência, é necessário saber quais são os critérios para que um lead seja uma oportunidade.
Perfil
As oportunidades de vendas precisam ter um perfil específico determinado, para que você e sua equipe saiba diferenciá-las dos demais leads. Para isso é necessário responder algumas perguntas para elaborar esse perfil:
– Quais tipos de materiais foram baixados?
– Quais são os acessos dessa pessoa?
– Para qual empresa ela trabalha?
– Com quantos materiais ela teve contato?
– Esse lead condiz com sua persona?
Quanto mais específicas forem as respostas e mais próximo da sua persona ideal, melhor. Dessa forma, é possível ir afunilando a quantidade de visitantes que entra no seu site e a quantidade de oportunidades que sua equipe de vendas entra em contato. É sempre bom lembrar que entrar em contato com leads mais bem preparados e qualificados aumenta as chances de fechar uma venda.
Leia também: persona: aprenda o que é e como criar as suas.
Identificando uma boa oportunidade
Mesmo depois de criar um perfil para as oportunidades ainda fica aquela dúvida de “será que essa oportunidade é boa”? Para separar as boas oportunidades é necessário seguir alguns passos:
- Identifique as necessidades dos seus leads – com isso é possível saber quais são as dores de suas oportunidades e quais sua empresa pode solucionar;
- Flexibilidade – quanto mais aberto à inovação a oportunidade a sua empresa for, melhor;
Abrangência – conhecer o público e o alcance de suas oportunidades faz com que a probabilidade de converter em venda aumente; - Depois de analisar bem suas oportunidades, é necessário fazer com que sua equipe de vendas também esteja preparada para identificá-las de forma natural e rápida. De nada adianta ter boas oportunidades se sua equipe não está preparada para selecionar e analisar cada uma delas para entrar em contato.
Portanto, treinar a equipe para que ela esteja sempre atenta, observando os perfis e analisando as oportunidade é essencial para uma empresa de sucesso. E lembre-se que quanto maior o número de informações você tiver, mais fácil e assertiva será a atuação da sua empresa e equipe!
[wen_cta id=”3040″]