Os níveis de engajamento e motivação dos colaboradores impactam diretamente na produtividade da equipe e, consequentemente, nos resultados obtidos pela empresa como um todo. Uma das maneiras de saber se seus funcionários estão motivados é fazer uma pesquisa de engajamento e analisar os resultados descobrir quais pontos precisam de mais atenção.
Quer entender como está a satisfação dos colaboradores da sua empresa? Veja como usar a pesquisa como uma ferramenta para isso.
O que você vai ler nesse artigo?
Como o engajamento afeta a empresa?
A satisfação de um colaborador no dia a dia reflete diretamente na forma como ele trabalha. É claro que nem todos os colaboradores satisfeitos entregam o seu máximo, mas o contrário (a insatisfação) pode afetar a produtividade individual e de equipes inteiras.
Mas mais do que isso, o engajamento não significa apenas satisfação. Ele está relacionado ao vínculo de reciprocidade entre o funcionário e empresa, onde aquele atua de forma constante pensando não só no seu trabalho, mas no sucesso do negócio como um todo.
O crescimento da empresa depende muito desses fatores.
Veja também – Como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos
Quais perguntas incluir na pesquisa de engajamento?
Colocar as perguntas certas em uma pesquisa de engajamento é parte fundamental para que ela seja realmente significativa. É importante também não tentar direcionar as respostas e criar um espaço aberto para o diálogo.
Além disso, os colaboradores precisam se sentir confortáveis para responder a essa pesquisa. Uma sugestão para que isso aconteça é fazer a pesquisa com respostas anônimas.
Alguns pontos importantes de serem abordados:
- Quais os pontos que o colaborador aprecia na empresa;
- Satisfação com as lideranças;
- Ambiente de trabalho;
- Relacionamento entre a equipe;
- Quais são os pontos negativos em trabalhar na empresa;
- Como o colaborador gostaria de crescer, que responsabilidades gostaria de absorver;
- Que mudanças podem ser feitas nos processos internos;
- Etc.
Não se esqueça de abrir espaço para sugestões de melhoria. O seu colaborador pode ter alguma ideia muito interessante de melhoria e que seja facilmente aplicável.
Faça algo com os resultados
De nada adianta aplicar uma pesquisa de engajamento e não escutar o que o colaborador tem a dizer. É preciso estar aberto para entender o outro lado e buscar as melhorias solicitadas.
Mesmo em caso de questões que não podem ser mudadas imediatamente, não deixe de dar um retorno. Dessa forma, os funcionários da empresa terão a certeza de que as lideranças estão prestando atenção ao que eles têm a dizer.
Leia mais – Treinamento motivacional: como montar um para sua equipe
Ignorar as questões levantadas pelos colaboradores pode gerar desmotivação e frustração, além de impactar a participação nas próximas pesquisas.
Faça desse tipo de prática algo periódico e acompanhe a evolução dos índices de satisfação e insatisfação para que a empresa possa crescer sempre de forma saudável.
[wen_cta id=”6649″]