Você já deve estar careca de saber que, sem planejamento, nenhuma empresa chega a lugar algum, a não ser no cemitério.
É triste ouvir isso, mas é verdade! E, se você não tomar os cuidados necessários, o empreendimento que você está pretendendo abrir, totalmente voltado a serviços digitais, poderá ter o mesmo triste destino.
Para quem ainda está começando, é muito importante dar toda a atenção à elaboração do seu Plano de Negócios, em que as diretrizes da empresa estarão especificadas.
Mas, o que é exatamente um Plano de Negócios? Qual é a sua função e como desenvolver esse documento que vai direcionar os esforços e a atividade da sua empresa digital?
É isso que nós vamos ver neste artigo! Fique atento para não perder nenhuma dica!
Crie seu planejamento de conteúdo em 3 minutos – 100% gratuito!
O que você vai ler nesse artigo?
O que é um Plano de Negócios?
O Sebrae, maior entidade brasileira de apoio ao micro, pequeno e médio empreendedor, já revelou por meio de várias pesquisas que 50% das empresas fecham as portas bem antes de completar 4 anos de vida.
Uma das principais razões é exatamente a falta de planejamento e excesso de “achismos” dos sócios ou proprietários ao conduzir os negócios.
Aí é que entra o famigerado Plano de Negócios, documento que funciona como uma espécie de “biografia antecipada” do seu negócio, que vai indicar o caminho das pedras para a sobrevivência e prosperidade em ambientes cada vez mais competitivos.
Nele, é preciso indicar os diferentes aspectos estratégicos e operacionais relacionados à empresa digital, tais como:
- objetivos da criação do empreendimento;
- descrição clara dos produtos e serviços;
- formação jurídica e societária;
- origem e montante do investimento inicial;
- estratégias de marketing e divulgação;
- modelos de comercialização;
- metas financeiras para o curto, médio e longo prazos.
Tudo isso serve para que a jornada da empresa digital possa acontecer de maneira consistente ao longo do tempo, alcançando os resultados financeiros esperados.
Assim, o plano de negócios revela-se uma ferramenta fundamental para que o empreendedor possa enxergar a dimensão real da sua ideia e programar todas as ações necessárias para tirá-la do papel e transformá-la em realidade.
Que vantagens o Plano de Negócios traz?
A elaboração do Plano de Negócios para as empresas digitais dá segurança ao empreendedor e oferece melhores condições de êxito na iniciativa, pois é uma ferramenta que permite identificar possíveis erros futuros, que podem ser evitados com mais facilidade.
Outras vantagens importantes que um Plano de Negócios abrangente e minucioso proporciona são:
- Melhor organização das ideias.
- Ampliação do conhecimento e melhor compreensão sobre o mercado, a concorrência e os clientes em potencial.
- Melhores condições de avaliar a viabilidade do projeto.
- Mais eficiência nas estratégias interna e externa de comunicação.
- Comparação objetiva entre o que foi planejado e o que está sendo realizado.
- Compreensão de quais são as melhores práticas contábeis.
- Maior segurança para expandir o negócio digital.
- Mais facilidade na obtenção de crédito junto aos bancos.
- Maior vantagem competitiva.
- Otimização do tempo e dos recursos financeiros.
Quais são os passos para elaborar o Plano de Negócios para a sua empresa digital?
Grande parte das demandas de ordem financeira, administrativa, contábil e de marketing que as empresas digitais possuem são bastante parecidas com o que ocorre com os empreendimentos convencionais.
Por isso, a necessidade de elaborar um Plano de Negócios robusto e consistente é igualmente importante, visando elaborar um documento que indique soluções certeiras para o sucesso da nova empresa digital.
Vale destacar que a elaboração de um Plano de Negócios não é uma ciência exata, existindo várias maneiras de construí-lo.
No entanto, de uma maneira geral, os passos a seguir orientam adequadamente de que forma o planejamento do novo negócio pode ser pensado. Acompanhe!
A ideia é criar um documento em que são respondidas nove perguntas relativas à empresa. São elas:
- Segmento de mercado
A ideia é olhar de maneira fria e objetiva para o mercado, identificando o seu tamanho, quem são os concorrentes, quais são os produtos / serviços que oferecem e de que forma eles se diferenciam, quem é o público-alvo que se pretende atingir e quais são as necessidades e expectativas desses clientes em potencial.
- Proposta de valor
Quais são os problemas que sua empresa digital pretende solucionar? Que benefícios seus produtos / serviços vão proporcionar a seus clientes?
- Relação com os clientes
Como vai ser o relacionamento da empresa com os clientes? Que ferramentas online serão utilizadas para o atendimento ao público? Procure detalhar o processo desde o contato inicial até a conclusão.
- Canais de comunicação
Que canais de divulgação serão utilizados para atrair os clientes e quais serão as estratégias de comunicação com esse público.
- Atividades essenciais
Quais são as atividades desenvolvidas pela empresa digital e quais são os processos necessários para que ela funcione com eficiência.
- Estrutura
Qual é a estrutura física e de equipamentos necessária para que o empreendimento possa iniciar suas atividades?
- Recursos humanos e parcerias
É possível começar o negócio em “carreira solo” ou há a necessidade de contratar colaboradores? Será preciso estabelecer parcerias com outras empresas que realizam atividades complementares ao seu empreendimento?
- Custos e despesas
Quais são os custos da sua empresa? Quanto é preciso dispor para abri-la juridicamente? Quais serão as despesas fixas e variáveis necessárias para a manutenção do negócio, dentro de um padrão saudável de fluxo de caixa?
- Investimento inicial
Quanto é preciso investir para que sua empresa digital comece a funcionar? De onde vem esse dinheiro: recursos próprios, empréstimos bancários ou investimento de terceiros?
- Definição de preço de venda
Uma vez entendido quais são os custos da sua empresa digital, chega a hora de definir o valor de seus produtos / serviços, buscando o maior preço possível dentro da realidade do mercado. Assim, o investimento inicial será recuperado mais rapidamente, até que o empreendimento comece a dar lucro.
Dica extra: busque o apoio de uma Contabilidade especializada
Com base nesse modelo de Plano de Negócios, você terá melhores condições de tomar as decisões necessárias para o sucesso da sua empresa digital.
Com o documento bem elaborado, você terá uma ideia detalhada da proposta do seu empreendimento e o que deve fazer para aumentar as chances de sucesso de forma expressiva.
Mas, que saber?
A elaboração do Plano de Negócios, a abertura da empresa e o planejamento financeiro, tributário e contábil que faz parte da vida de qualquer negócio tornam-se mais fáceis de serem realizados com o suporte profissional de um contador especializado em negócios digitais.
A PJ Plus, parceira da HeroSpark, é um escritório de Contabilidade que conta com profissionais experientes para ajudar o empreendedor digital em sua jornada, desde a criação da empresa, passando pelos controles e rotina contábil do dia a dia, até o apoio às tomadas de decisão estratégicas que irão definir o crescimento da empresa.