Ícone do site Eadbox

Como gerar receita recorrente para seus cursos online

receita recorrente
herocreator inteligencia artificial chatgpt

O termo receita recorrente não é algo novo. No entanto, para alguns é ainda desconhecido. A ideia é que a empresa possa obter lucros a longo prazo, cobrando pequenos valores e mantendo clientes fiéis. Planos, mensalidades e assinaturas são as situações mais comuns de recorrência. Um dos casos mais conhecidos é o da Netflix.

O serviço de streaming tem pouquíssimos clientes que desistem da assinatura. A grande maioria vê vantagem em pagar mensalmente um pequeno valor – de em média R$ 20 – para ter acesso a um número quase ilimitado de filmes e séries. Foi assim que a Netflix conquistou seus clientes e derrubou as locadoras de DVDs.

Mas será que essa cobrança recorrente poderia ser aplicada nos cursos online? A resposta é sim. Você pode criar um serviço de assinaturas, de oferta de serviços e até mesmo programas de fidelidade em seus cursos EAD.

Vamos explicar um pouco mais sobre a receita recorrente, suas principais vantagens e também mostrar como você pode aplicá-la em seu negócio:

Por que devo apostar na receita recorrente?

Talvez você ainda tenha dúvidas de porquê deveria aplicar alguma técnica de receita recorrente em seu negócio. Vamos te ajudar a se sentir mais seguro em relação a essa decisão. Separamos as principais vantagens que a recorrência oferece:

Menor gasto de tempo – e energia – com a busca de novos clientes

Buscar por novos clientes vai exigir bastante investimento. Não apenas de tempo como também de dinheiro. Você terá que trabalhar muito bem a sua divulgação.

Com a recorrência isso poderia ser evitado já que você possui uma gama de clientes fiéis que assinam o seu serviço e consequentemente vão assistir a todos os seus cursos online. Você está sempre ali presente, lembrando-o de seu serviço, sem necessariamente precisar de um e-mail marketing a todo momento, por exemplo.

Preço menor para o aluno

Dependendo do que você tem a oferecer, o valor do curso online pode ser caro para determinadas pessoas. Então, por mais que elas tenham interesse, acabam desistindo – ou deixando para depois por não terem aquele valor X a investir naquele momento.

Quando você investe na receita recorrente, cobra uma assinatura mensal para que o aluno tenha acesso ao material. A duração da assinatura pode ser equivalente ao tempo do curso, anual ou semestral, tudo depende do que a mais você irá oferecer.

Permite que você se dedique mais a seus alunos

Se você não precisa investir tanto tempo – e dinheiro – em divulgação, isso significa que poderá se dedicar mais aos seus alunos. E, como sabemos, manter um cliente fiel é muito mais interessante – e barato – do que ficar o tempo todo investindo em novos clientes.

Assim você pode trabalhar com um material de mais qualidade e mais direcionado. Muitas vezes voltado exatamente ao que o aluno precisa.

Possibilidade de personalização da grade de aulas

Ao optar pela receita recorrente você não precisa obrigar o aluno a assistir sua aula durante um período determinado. E muito menos na ordem em que você disponibilizou os módulos de aulas.

O aluno tem então mais flexibilidade. Podendo personalizar sua grade e até mesmo decidir quais módulos lhe interessam mais para assistir.

Maior facilidade em obter feedback e saber no que precisa mudar

Uma das grandes vantagens da recorrência é o fato do feedback acontecer de forma imediata. Como o cliente contratou um serviço e não simplesmente comprou um pacote de aulas, ele irá cobrar por melhorias sempre que achar necessário.

Com esse feedback constante você tem a possibilidade de entender melhor o que seu público-alvo quer. Podendo modificar seu curso e aplicar melhorias antes mesmo do prazo de assinatura de um cliente terminar.

Como resultado, assim que nota as mudanças positivas ele se sente mais seguro para renovar a assinatura no período seguinte e você continua tendo essa pessoa como seu cliente.

Dá mais credibilidade a seu negócio

Vamos voltar ao exemplo da Netflix. São poucas as pessoas que não gostam do serviço e então cancelam a assinatura não é mesmo? E quantas vezes você já não pensou em assinar o serviço ao ver as críticas positivas sobre o serviço?

O que isso quer dizer? Que a receita recorrente dá mais credibilidade ao seu negócio, pois o assinante irá falar bem ao perceber que é bem atendido. Claro que aqui todo cuidado é pouco, você precisará investir a fundo nos seus alunos para deixá-los sempre satisfeitos com seus cursos online. Do contrário, você pode acabar perdendo credibilidade.

Como gerar receita recorrente em seu curso online

Sabendo das vantagens da receita recorrente você talvez esteja se perguntando como pode aplicar isso no ensino EAD. Como você leu acima, sim é possível apostar nessa forma de retorno financeiro. Existem algumas formas de gerar recorrência que você poderá utilizar. No caso são:

Modelo de assinaturas

O modelo de assinaturas é o formato de recorrência mais fácil de ser aplicado nos cursos online. Funciona de forma semelhante a Netflix e consiste em você oferecer a seu público-alvo a possibilidade de assinatura de um curso online.

Ao invés de trabalhar algo que tenha um tempo determinado, começo-meio-fim, você irá investir em um conteúdo que pode ser sempre complementado. Além disso, dará a seu aluno a possibilidade de montar a própria grade de aulas e decidir por ele mesmo quando deseja acessar os materiais.

Enquanto isso, você estará sempre alimentando o curso com novos materiais. Sejam eles em vídeos complementares, atividades ou até mesmo slides.

Oferta de serviços

A oferta de serviços pode funcionar de forma semelhante a assinatura. Aliás, ela trabalha em conjunto com o modelo de assinaturas, pois seu aluno irá contratar um serviço de aulas online.

No caso da oferta de serviços, se seu curso segue o modelo tradicional de módulos e você gostaria que os alunos seguissem esse padrão é possível então fornecer conteúdos complementares após o término do curso regular.

Constantes lançamentos

Você trabalha com um conteúdo que está sempre sendo atualizado? Utilize a técnica dos lançamentos constantes. O objetivo é mostrar que seu curso online tem um alto valor agregado. E que seus alunos devem realizar uma assinatura pois receberão descontos nos cursos de atualização.

Programas de fidelidade

O programa de fidelidade também é uma estratégia de receita recorrente que você pode aplicar em seus cursos online. A ideia é oferecer alguma premiação ou bônus para os alunos que fizerem a assinatura de suas aulas.

Por exemplo, quando decidir iniciar um novo curso ele ganha um desconto ou a cada X cursos realizados um é gratuito.

Conclusão

Apesar de ainda ser uma novidade e causar desconfiança em alguns empresários, a receita recorrente pode sim ser aplicada em diversas áreas. Inclusive nos cursos online. Então, se você deseja investir a fundo em seus alunos e quer mantê-los fiéis ao que você tem a oferecer, invista nessa técnica.

Os lucros vão aparecer a longo prazo, ou até mesmo mais rapidamente. Pois há a garantia do pagamento mensal por parte de seus alunos. Ao final você verá que esse foi investimento que valeu muito a pena!

[wen_cta id=”2320″]