aumentar vendas de cursos

25 estratégias de marketing para aumentar vendas de cursos online

Aumentar vendas de cursos nem sempre é um trabalho fácil, mesmo para criadores mais experientes. Imagine a seguinte situação: meses de trabalho duro, dias e noites mal dormidas. Pensando em todas as possibilidades e ajeitando para que o aluno tenha a melhor experiência de aprendizagem possível, o curso está pronto.

O único problema é que o curso está pronto, mas pouca ou nenhuma pessoa sabe. Seria perfeito que no momento em que você lança seu curso, ele já possua alunos inscritos. Mas essa não é a realidade e é necessário que façamos uma divulgação prévia.

aumentar vendas de cursos

Conheça as melhores estratégias de marketing para aumentar vendas de cursos online

É possível ver em diferentes artigos o que é necessário fazer para aumentar vendas de cursos online. Mas algumas vezes fica vago como fazer e quais os passos que precisamos dar para isso. Veja algumas dicas para alavancar seu negócio:

1 – Marketing de conteúdo para aumentar vendas de cursos

Utilizar o marketing de conteúdo como estratégia faz toda a diferença, pois, seu resultado vai além da venda.
Conhecer bem seus clientes, saber de suas dores e quais soluções eles buscam, é a forma mais eficaz de idealizá-lo. Desta maneira, você o conhece tão bem que oferece a melhor solução para seu problema.

O marketing de conteúdo é seu aliado principal no processo de aumentar vendas de cursos online. É a partir dele que sua estratégia de criação de curso começa, afinal é necessário criar algo que seja de interesse do público. Fizemos um artigo completo sobre o assunto, veja nosso artigo completo e torne-se expert nesse tema.

2 – Conheça bem seu público-alvo

É preciso entender, antes de tudo, qual é seu nicho e quem é seu público. Assim, você tem um completo entendimento do que eles querem e precisam dentro de um curso online. Desta forma, é possível encaixar o que você quer passar com o curso e a expectativa deles.

Se for preciso faça um questionário ou mesmo um formulário e divulgue onde seu público está. Seja em suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) ou e-mail. Desse modo, analisando os dados é possível conhecer mais afundo quem são eles e quais suas expectativas.

Quando você tiver seu público bem detalhado, crie uma persona. Ela certamente ajudará no momento em que precisar se comunicar com seus clientes e possíveis clientes. Veja aqui como construir seu aluno ideal.

3 – Use seu blog como aliado

No mundo digital é praticamente impossível sobreviver sem um site. E um blog, além de ser seu maior aliado para educar seus clientes, pode te ajudar a divulgar e consequentemente aumentar vendas de cursos.

Para educar seus clientes, faça artigos sobre assuntos de interesse relacionado com o seu negócio que acrescente em seu conhecimento. Assim, ele terá um conhecimento a mais e entenderá a importância do seu curso.

Dica: coloque em seu blog alguns depoimentos de alunos. Mostrar como seu curso fez a diferença na vida de pessoas reais tem um peso positivo muito importante.

4 – Google AdWords

Aumentar vendas de curso nem sempre é fácil, principalmente se você está no começo. É preciso investir um pouco para que o resultado venha logo depois.

O Google AdWords é uma ferramenta para criar anúncios publicitários de seu negócio. Ou seja, é possível criar campanhas e links patrocinados que redirecionam para o seu site.

Diferentemente do orgânico, campanhas pagas tem um alcance muito maior e por consequência um resultado maior, também. Desta forma, utilizar essa ferramenta como estratégia de marketing faz com que você atinja mais pessoas, tornando seu curso mais conhecido.

5 – Depoimentos no site

Como foi falado no item 2, é muito importante trabalhar com depoimentos de quem fez seu curso, pois traz resultados positivos. No site não é diferente. Utilize alguns depoimentos diferentes dos quais foram usados no blog.
Portanto, certifique-os que seu curso funciona e que traz resultados reais, isso demonstra profissionalismo e segurança.

6- E-mail marketing

Há quem diga que o e-mail não é mais utilizado, porém basta olhar para as pessoas com as quais convivemos, todas possuem e-mail. Esta ferramenta, se bem utilizada, traz grandes resultados.

Faça segmentações da sua base de e-mails, assim, o conteúdo certo chegará para as pessoas certas. Trabalhe bem a forma de criar seu conteúdo para que acerte em cheio as dores do seu cliente e que demonstre as soluções esperadas. Não se esqueça de colocar CTA’s chamativos e que convertam.

Veja aqui como criar uma estratégia de e-mail marketing.

7 – Use as mídias sociais

Conversar com seu cliente, muitas vezes não é uma tarefa exatamente fácil. Cria-se ruídos na comunicação que podem causar desentendimentos. As mídias sociais podem te auxiliar neste quesito, pois ali é possível criar um relacionamento com o seu cliente.

Dica: é quase impossível encontrar alguém que não faz uso de alguma rede social, seja ela qual for.

8 – Faça encontros com grupos de interesse

Comece a fazer encontros com grupos de pessoas com o mesmo interesse do seu curso online. Desse jeito, você se coloca como autoridade do assunto, mantém pessoas com estes interesses informadas. Além de ser uma ótima estratégia para vender seu curso. Pode ser trabalhoso de início, mas com grandes resultados.

9 – Crie um canal no YouTube

Por ser uma mídia de consumo mais rápida, os vídeos podem ser sobre o tema. Mas que sejam abordados de forma mais abrangente, para que no final você possa ofertar seu curso.

Atualmente, é uma das mídias mais consumidas. Use as tags de forma correta, relacionando-as com o tema, dessa forma o alcance será maior.

10 – Faça um grupo no Facebook

Crie um grupo de discussão sobre o tema que você propõe no seu curso. Assim, possíveis estudantes farão parte dele e poderão construir uma comunidade forte sobre o assunto.

Trabalhe bastante artigos de interesse, tire dúvidas e interaja. Desse modo é possível criar um branding e dar um propósito para o grupo.

11 – Crie grupos no LinkedIn

Fazer grupos no LinkedIn é outra estratégia boa, assim como grupos no Facebook. Centre tópicos que conciliem com o público que faz uso desta mídia. Mostre a diferença que seu curso fará no mercado, desta forma, profissionais que ali estão poderão recomendar seu curso.

É importante lembrar que por ser uma mídia em que grande parte de profissionais utilizam, é um ótimo jeito de fazer networking.

12 – Faça uso do Pinterest

Crie infográficos e materiais gráficos para compartilhar no Pinterest. Desse modo é possível alcançar mais pessoas com projetos visuais. No Pinterest você pode fazer:

  • Gráficos
  • Listas
  • Estatísticas
  • Passo a passo
  • Fatos interessantes
  • Curiosidades

Lembre-se sempre de linkar seu blog e utilizar palavras-chave.

13 – Faça webinars

Fazer seminários online faz com que você compartilhe conhecimento, fortalecendo sua identidade como autoridade no assunto. Além de dar a possibilidade de pessoas interagindo com você.

O alcance de um webinar é muito grande, pois basta ter acesso à internet. Outro ponto a favor: pouquíssimas pessoas negam conhecimento compartilhado e gratuito.

Quer entrar no mundo dos webinars e não sabe como? Assista nosso webinar e aprenda técnicas e ferramentas que facilitarão suas transmissões ao vivo.

14 – Melhore seu SEO

É importante trabalhar na visibilidade de seu site, ainda mais em tempos de internet. Quanto mais bem ranqueado seu site estiver, melhor. Quando procura algo no Google, até que página você vai? Provavelmente até a segunda no máximo. Imagine que seu site é um dos primeiros a aparecerem, o acesso é quase certeiro.

Procure palavras-chave que sejam relacionadas ao seu curso e faça busca no Google. Veja quais são mais buscadas e se caso alguma delas não for a que você separou veja se tem relação. Se tiver, pense se não é possível abordar temas que englobem essa palavra-chave.

Investir tempo na otimização do seu SEO com certeza trará muitos benefícios como visualização, autoridade no mercado e consequentemente você poderá aumentar vendas de cursos.

Veja nosso artigo na íntegra e saiba como converter mais.

15 – Faça segmentação do seu funil de vendas

É o processo de compra de seus clientes em potencial, em que você os orienta na decisão de compra.

Crie estratégias para cada etapa da compra, eduque-o para que ele saiba do que se trata e por quê comprar. Encaixe seu conteúdo em cada etapa da decisão. Assim, você sabe exatamente o caminho que seu cliente em potencial está indo. Tornando mais fácil e prático o acompanhamento.

16 – Fique atento ao remarketing

Quem nunca perdeu um cliente no momento da compra que atire a primeira pedra. Existem inúmeros motivos que levam seu aluno em potencial desistir da compra, portanto é necessário entendê-los.

Uma forma de abordar é mandando um e-mail logo após a desistência. Busque entender os motivos que o levaram a não realizar a compra, incentive-o com ofertas para que ele volte a fechar negócio.

É possível, também, fazer remarketing com o Google AdWords, criando anúncios para quem já entrou em contato com seu curso, mas desistiu.

17 – Use o SlideShare

Tem algum conteúdo em formato de PowerPoint, documento e infográfico? É uma ótima estratégia publicá-los no SlideShare para obter mais tráfego em seu site. Assim, pessoas com interesses em comum com o que você oferece acessam seu site. Logo, é uma boa aposta para melhorar sua visibilidade e aumentar vendas de cursos.

18 – Faça parcerias

Encontre parceiros que possam complementar com aquilo que você oferece. Crie uma rede de afiliados oferecendo vantagens como cupom de desconto ou mesmo comissão. Dessa forma é possível aumentar sua visibilidade no mercado.

Para que suas parcerias sejam mais efetivas é preciso estudar quais os pontos que são mais deficitários em seu negócio. Procurar empresas que podem suprir essa falta e que casam com o seu propósito. Faça uma boa avaliação do cenário e das condições de ganho para ambos.

19 – Otimize seu perfil pessoal nas redes sociais

Crie uma biografia completa nas redes sociais que você faz parte, conte um pouco mais sobre seu trabalho. Este é um ótimo jeito de trabalhar sua marca pessoal.

Dica: coloque o link do seu site principal e blog, para que as pessoas tenham acesso.

20 – Faça um minicurso gratuito

Pegue, em linhas gerais, assuntos abordados em seu curso online e crie um minicurso gratuito. Assim, você demonstra o que seus alunos em potencial aprenderão. Ao final, convide-os a comprar seu curso, mostrando as vantagens que ele trará.

Dica: se seus alunos em potencial tiverem acesso a este tipo de curso, eles terão mais segurança em comprar seu curso. Poderão saber se é exatamente o que procuram.

Quer saber mais sobre minicurso? Veja nosso artigo completo de como criar um minicurso e construir o seu negócio.

21 – Crie promoções

Fazer uso de promoções, mesmo que temporárias, gera mais vendas de seus cursos online. Você pode especificar o tempo que valerá ou se usará alguma data comemorativa, por exemplo, o Black Friday.

22 – Crie conteúdo para outros blogs

Faça artigos relacionados com seu negócio e publique em blog de parceiros. Você utilizar links que convertem para o seu site ou, caso não seja permitido, faça uma breve biografia no final.

Dica: crie conteúdos que tenham relação com o seu negócio e que possam educar seu cliente. Quanto mais profundo e informativo for, melhor.

23 – Ofereça alguma garantia de satisfação

Você pode pensar em estratégias como: caso seu aluno não fique satisfeito com o curso ganhar desconto e algum outro curso ofertado. Ou mesmo o reembolso do valor do curso em até 30 dias. Desta forma, você transmite confiança em seu curso, pois você não ofereceria uma garantia de satisfação caso seu curso não fosse bom.

24 – Use Facebook Ads

No Facebook é possível fazer campanhas direcionadas. Você pode segmentar em região, faixa etária, interesses, público, entre outros. O alcance com campanhas é infinitamente maior do que o orgânico. Além de poder escolher exatamente o perfil que você quer priorizar.

Dica: quando for criar anúncios no Facebook, lembre-se de contar histórias que envolvam seu público. Dessa forma, é possível quebrar a primeira barreira e tornar sua venda mais descomplicada.

25 – Comece a anunciar no YouTube

Como dito lá no item 9, o YouTube é uma plataforma cada vez mais utilizada. Anunciar seus vídeos no YouTube é mais fácil do que se imagina, nele você pode personalizar para quem irá aparecer. Além do tempo em que ficará disponível.

Dica: faça vídeos bem produzidos e de interesse do seu público. Mostre o valor de seu negócio para seus alunos em potencial para então aumentar vendas de cursos online.

Qual a melhor estratégia para o meu negócio?

Se você já está pronto para lançar seu curso é preciso estudar as possibilidades que o mercado oferece e qual melhor se encaixa com seu curso. Existem inúmeras opções de estratégias para aumentar vendas de cursos online, mas para escolhê-las é necessário entender qual é o seu público e quem você quer atingir. Portanto, estude bem para colocar suas estratégias em ação. Pode levar tempo, mas em todo investimento feito com cuidado o resultado é mais certeiro.

Já usa alguma de nossas dicas de estratégia? Conte-nos nos comentários.


Categorias