A comunicação interna sempre foi importante para as empresas, principalmente agora num momento de altas tecnologias e inúmeras ferramentas disponíveis.
Para que uma empresa tenha sucesso é imprescindível que seja investido em comunicação dentro das empresas.
Dessa forma, os colaboradores conseguem ter uma visão completa da empresa como um todo.
Com a tecnologia disponível atualmente, existem diversas maneiras de executar os tipos de comunicação interna nas organizações.
Veja alguns exemplos de comunicação interna nas empresas e saiba qual sua importância.
O que você vai ler nesse artigo?
Quais são os tipos de comunicação interna nas empresas?
Você sabe o que é comunicação interna?
Esta definição de Chiavenato mostra claramente o que é comunicação interna:
“[Comunicação interna] constitui o processo específico, através do qual a informação se movimenta e é intercambiada entre as pessoas dentro de uma organização”
Existem alguns tipos de comunicação interna que são utilizadas pelas organizações e trazem resultados positivos.
Veja alguns deles:
- Comunicação escrita;
- Comunicação verbal;
- Comunicação vertical;
- Comunicação horizontal;
- Comunicação diagonal.
Para saber qual é a mais indicada para ser colocada em prática e como melhorar a comunicação interna na empresa, é necessário lembrar que a comunicação se divide em três etapas:
- A nível estratégico – que é responsável por toda a parte administrativa da empresa. Portanto, é o tipo de comunicação mais direta sobre os valores, missão e visão da empresa;
- A nível tático – traduz toda a estratégia por detrás da missão visão e valores da empresa e a transforma em ações estratégicas para o alcance das metas;
- A nível operacional – é o tipo de comunicação rotineira, em que as ações são traduzidas em micro ações diárias.
Leia também: Entenda para que serve a comunicação interna nas empresas
Agora que você sabe o nível hierárquico da comunicação dentro de uma empresa, conheça os tipos de comunicação interna.
1- Comunicação escrita
A comunicação escrita é uma das mais utilizadas dentro do ambiente corporativo e pode ser colocada em prática de diversas formas.
A mais conhecida é através de um jornal mural em que os colaboradores são informados dos acontecimentos dentro da empresa, além de ficar ciente das novidades.
Com a tecnologia disponível no mercado atualmente, é possível ser utilizada também através de e-mails, quadros de avisos, blog corporativo, agenda compartilhada, placas de avisos, entre outros.
2- Comunicação verbal
A comunicação verbal é bastante utilizada no dia a dia das empresas. Ela pode ser colocada em prática através de palestras, reuniões e confraternizações, por exemplo.
Geralmente, esse tipo de comunicação é mais utilizada para a interação dos colaboradores, gestores e líderes.
3- Comunicação vertical
A comunicação vertical é utilizada para a comunicação para os colaboradores que estão em um nível hierárquico superior, como gestores e líderes, por exemplo.
Esse tipo de comunicação, geralmente, é utilizada para o planejamento estratégico da empresa.
4- Comunicação horizontal
Diferente da comunicação vertical, a comunicação horizontal visa informar de forma direta todos os colaboradores, independente do nível hierárquico em que se encontra.
Fazendo com que todos os colaboradores tenham um bom relacionamento interpessoal.
5- Comunicação diagonal
A comunicação diagonal visa uma comunicação inter hierárquica. Portanto, equipes diferentes, gestores e diretores recebem o mesmo tipo de informação.
Esse tipo de comunicação interna é ideal para quem busca informar a empresa como um todo sobre novos projetos, contextualização ou mesmo transmitir mensagens motivacionais.
Ficou claro para você quais os tipos de comunicação nas empresas?
Portanto, agora que você já sabe os diferentes tipos de comunicação interna nas organizações, comece a estruturar a comunicação de sua empresa.
Uma boa comunicação dentro das empresas é sinônimo de produtividade. Baixe nosso e-book gratuito e veja outras maneiras de alcançá-la:
[wen_cta id=”6405″]