A ascenção do professor potencializado pela tecnologia

Mais conhecida pela nossa coleção de vídeos educacionais, a Khan Academy abrange todas as matérias, desde álgebra até história da arte, para todas as séries, desde o jardim da infância até o Ensino Médio. Porém, uma parte relevante da Khan Academy são os exercícios interativos que permitem ao aluno praticar matemática e obter feedback conforme o seu próprio ritmo, além de fornecer ao professor dados sobre a evolução do aluno.

Nos últimos anos, a nossa equipe tem tido o privilégio de trabalhar diretamente com alguns dos professores que utilizam a Khan Academy com os seus alunos. Ao falar com os professores e observá-los nas salas de aula, uma questão fica absolutamente clara: mais do que qualquer outra coisa, os professores querem que todos os seus alunos alcancem o seu potencial individual. Os professores têm grandes expectativas em relação aos seus alunos e trabalham com afinco para ajudá-los a serem vitoriosos. Porém, os professores se encontram em uma posição difícil.

A cada ano, alunos chegam às salas de aula com uma diversidade de capacidades, níveis de motivação e conhecimentos iniciais. Cada aluno possui necessidades diferentes. Alguns já estão prontos para o conteúdo da série, enquanto outros ainda não dominam os pré-requisitos. Outros, ainda, já aprenderam o material da série e estão prontos para prosseguir e estudar conceitos mais avançados. Em um mundo ideal, os professores gostariam de atender todas essas necessidades simultaneamente, mas só é humanamente possível dar uma aula por vez. Conhecemos professores que têm realizado esforços heroicos para atender às necessidades individuais de cada aluno, incluindo um professor que cria cinco lições de casa diferentes todos os dias para que os seus alunos possam estudar segundo o seu próprio nível de capacidade. É, sem dúvida, impressionante, porém muito desgastante.

fonte: fundacaolemann.org.br

educacao formal tem que mudar, kahn.

Categorias