COMO A ELECTROLUX AUMENTOU EM 90% A ADESÃO DOS TREINAMENTOS INTERNOS APÓS MIGRAR DE PLATAFORMA

“A EADBOX empoderou a nossa equipe”

Fabio Oliveira | Gerente de Vendas e Trade Marketing
Electrolux do Brasil S.A

HISTÓRIA


Fundada na Suécia em 1919, a Electrolux é líder global no segmento eletrodomésticos e aparelhos para uso profissional. A empresa nasceu com o propósito de criar produtos inovadores e de alta qualidade para superar as expectativas de seus clientes. Atualmente, a empresa tem mais de  50 mil funcionários espalhados por 150 países e vende, por ano, mais de 60 milhões de produtos como refrigeradores, eletroportáteis, lavadoras, lavalouças, secadoras, aspiradores de pó, freezers, adegas, frigobares, micro-ondas e mais uma infinita gama de produtos.

DESAFIO


A Electrolux sempre investiu na capacitação dos seus funcionários mas tinha um grande desafio: encontrar uma ferramenta para fazer treinamento online dos colaboradores. A primeira solução contratada não atendia a todas as necessidades que a Electrolux tinha porque ela não era atraente visualmente e também porque possuía sérios problemas de desempenho, fazendo com que levasse muito tempo para fazer o upload dos arquivos da empresa. Como a maioria dos funcionários acessam o conteúdo por dispositivos móveis, a tarefa de acompanhar as aulas era algo muito difícil, porque havia vários problemas de incompatibilidade com alguns aparelhos e isso desanimava os funcionários que tinham que esperar muito tempo até carregar.


“Nós já utilizamos uma plataforma de treinamento mas ela tinha uma interface ultrapassada. Ela não era convidativa e não era amigável ao usuário. Eu comecei a procurar por outra que fosse mais user friendly, mais leve e que pudéssemos usar, tanto,
laptops, smartphones ou tablets

Fabio Oliveira – Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing – Electrolux do Brasil S.A

SOLUÇÃO


A EADBOX apresentou a solução ideal para auxiliar no crescimento dos funcionários da Electrolux. Foi desenvolvida uma alternativa totalmente interativa e atrativa que solucionava a instabilidade de acesso e uso de dados utilizados por dispositivos móveis que utilizam de internet 3G, 4G e WiFi. Com a plataforma da EADBOX os funcionários da Electrolux ficaram mais motivados a estudar por causa da estabilidade da plataforma que permite o acesso de qualquer lugar de forma rápida e fácil.

“A EADBOX permite que isso seja feito com mais agilidade. Ela é muito mais simples. Antigamente, para fazer um upload dos arquivos e do material que disponibilizamos para os funcionários, era muito mais demorado e dependia de um terceiro para fazer isso. Já na EADBOX, isso ocorre muito mais rápido.

 

Fabio Oliveira – Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing – Electrolux do Brasil S.A

PRIMEROS PASSOS


A mudança do conteúdo da Electrolux da plataforma antiga para a EADBOX foi rápida e fácil. Foram necessários quatro passos, como podemos ver abaixo:

Passo 1
APRESENTAÇÃO E TREINAMENTO

Nesta etapa foi feita apresentação. Logo após o fechamento da parceria entre as empresas, a equipe da EADBOX fez o treinamento para mostrar o funcionamento e as principais funcionalidades da plataforma.

“A EADBOX é muito mais rápida. A gente teve um ganho nesse processo e hoje nossa própria equipe levanta as informações que precisamos.”

Fabio Oliveira – Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing – Electrolux do Brasil S.A  

Passo 2
LEVANTAMENTO DE CONTEÚDO DISPONÍVEL

O segundo passo foi fazer um levantamento de todo conteúdo que já tinha sido produzido e também aqueles arquivos que estavam armazenados, como arquivos em doc, docx, PDF, PPT e formatos de vídeo como mp4, flv, wmv, avi, mov entre outros. Essa etapa foi muito importante para fazer a transferência e armazenamento do material na EADBOX.

“Com a EADBOX nós colocamos todos os treinamentos, tanto novos quanto antigos, e agora temos um catálogo. O colaborador que entra hoje tem acesso a todo tipo de conteúdo. Antes, tínhamos que colocar um de cada vez. Para colocar algo novo eu tinha que tirar o conteúdo antigo. Isso é uma vantagem da EADBOX.”

 

Fabio Oliveira – Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing – Electrolux do Brasil S.A  

Passo 3
COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO

Logo após todos os conteúdos terem sido implementados na EADBOX deu-se início a uma estratégia de multiplicação de conhecimento. Os colaboradores da Electrolux que já haviam passado pelo treinamento começaram a ensinar os demais colaboradores. Logo no início os funcionários já sentiram a diferença e como a nova solução era muito mais fácil de usar.

“Depois que fechamos com a EADBOX eu nunca mais recebi nenhum tipo de reclamação. Antes tínhamos reclamações de incompatibilidade com alguns plugins e os vídeos não funcionavam.”

 

Fabio Oliveira – Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing – Electrolux do Brasil S.A

Passo 4
AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO

Neste último passo foi feita a avaliação da aprendizagem. Com a EADBOX é possível criar metodologias e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores em um só lugar. O feedback que a gerência da Electrolux recebeu dos vendedores foi super positivo. Segundo eles, agora é muito mais simples e fácil de aprender.

“Eu utilizei outras para meu estudo pessoal, como a da Universidade de Harvard. E a EADBOX é muito mais robusta. Mais fácil de entender e de estudar”.


Fabio Oliveira – Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing – Electrolux do Brasil S.A

RESULTADOS ALCANÇADOS


2779
cursos iniciados

2668
foram concluídos

96%
de taxa de conclusão

100%
de redução na reclamações de incompatibilidade

31
cursos

43
aulas

20
vezes mais agilidade na emissão de relatórios

Economia de dezenas de milhares de reais após a troca de plataforma

TRANSFORMAÇÃO


A maior transformação percebida pela Electrolux foi o empoderamento da equipe e a agilidade que empresa ganhou na produção dos treinamentos e também na extração dos dados. A equipe passou a fazer essa tarefa sem depender de terceiros. Graças a parceria com EADBOX, foi possível dar autonomia para a equipe e isso refletiu diretamente no aumento de produtividade.

“Com a EADBOX, esse trabalho esse trabalho é rápido. Antes os relatórios eram extraídos uma vez por mês e o fornecedor demorava aproximadamente 20 dias para entregar. Com a EADBOX, eu tenho uma independência. Hoje eu acesso e as coisas acontecem.”

Fabio Oliveira
Gerente Nacional de Vendas e Trade Marketing Electrolux do Brasil S.A

Invista na capacitação dos seus colaboradores.
Faça como a Electrolux e descubra como sua empresa pode usar o ensino online para treinar a sua equipe e aumentar a produtividade dos seus funcionários. Fale com um dos nossos consultores.

logo branca eadbox