Ícone do site Eadbox

Como monetizar vídeos no YouTube

como monetizar videos no youtube
herocreator inteligencia artificial chatgpt

Produzir vídeos e divulgar algo – ou até mesmo ensinar – é o desejo de muitas pessoas. Tanto que vemos desde crianças e adolescentes até adultos criando seus canais no YouTube e disponibilizando seu conteúdo. Afinal a ferramenta é gratuita, então basta ter uma conta Google e começar a fazer seus próprios vídeos. Claro que nem todo vídeo é realmente interessante ou pode ser visto como algo que irá contribuir/ajudar outra pessoa. Mas você sabia que é possível ganhar dinheiro com seus vídeos e seu canal? Para isso basta saber como monetizar vídeos no YouTube.

A verdade é que o processo não é complicado. No entanto tenha em mente que vai exigir muita dedicação e força de vontade. Não basta apenas colocar no ar qualquer assunto, sem pensar em um público-alvo e todo um cuidado em relação a produção de vídeos. Você precisará de todo um planejamento para manter o canal no ar, alimentá-lo e conquistar mais pessoas a acompanhar o que você está dizendo.

Vamos mostrar agora para você como monetizar vídeos no YouTube:

Como monetizar vídeos no YouTube: O que você precisa saber

Criar conteúdo para o YouTube pode ser uma ótima forma de ganhar uma renda extra. No entanto nem todos os canais podem monetizar seus vídeos. Para começar a exibir anúncios em qualquer um dos seus conteúdos é preciso ter ao menos dez mil visualizações do canal como um todo.

Isso significa dizer que canais pequenos não serão monetizados. Então, se você quer saber como monetizar vídeos no YouTube e começar a ganhar dinheiro com isso precisará investir para que seu canal cresça.

Claro que o fato de você ainda não ter um canal e ter decidido começar agora a fazer vídeos não é motivo para desistir. Tenha em mente que seu foco está em como monetizar vídeos no YouTube, então produza algo que chame a atenção e que se “venda”. Ofereça uma solução para quem está assistindo seu conteúdo.

As redes sociais podem ser grandes aliadas nesse caso. Trabalhe seu canal do YouTube em conjunto com suas redes sociais. Divulgue e tente atingir o máximo de pessoas possíveis, mas antes disso, vamos entender o que seu canal precisa ter para que você consiga monetizar seu conteúdo:

Conteúdo que vá realmente ajudar seu público

O conteúdo que você vai divulgar precisa ser relevante para alguém. Ou seja, precisa ajudar seu público-alvo de alguma forma. E isso é válido não somente para quem deseja investir em ensinar algo como também para quem trabalha com entretenimento.

Estude minuciosamente aquilo com o que você deseja trabalhar. Quem é o público-alvo que busca por esse tipo de material? O que essas pessoas querem? Quanto mais você entender o que seu target precisa, mais fácil será desenvolver um conteúdo que será realmente consumido. E assim consequentemente aumentar as views do seu canal, que será de grande importância para que você consiga monetizar.

Lembre-se que para que o YouTube permita que seu canal seja monetizado é preciso ter ao menos dez mil visualizações. Além disso o canal precisa crescer e estar constantemente ganhando novos seguidores e pessoas interessadas em seus vídeos.

Agenda de publicações

Não pense que ser um “youtuber” ou alguém que divulga conteúdo nesse espaço não irá exigir trabalho e dedicação da sua parte. De nada adianta criar um primeiro vídeo maravilhoso e então nunca mais voltar a dar atenção ao seu canal.

Desde o momento em que a ideia ainda está no papel crie uma agenda de publicações. Ali você irá detalhar quantos vídeos serão feitos semanalmente, que dias e horários serão postados e até mesmo que conteúdo será tratado.

Para entender como monetizar vídeos no YouTube você precisa ver seu canal como um pequeno negócio, uma empresa virtual. Não apenas como um momento de lazer ou distração.

Posts programados

Deixar seus vídeos pré-programados ajuda você a ganhar mais credibilidade com o YouTube. O site entende que você está realmente investindo no canal e o seu público sabe que seus vídeos estarão disponíveis periodicamente no mesmo horário. Portanto, é uma pessoa interessante para ser inclusa na monetização.

Ao menos 10 mil views no canal

Outro fator importante para monetizar seu canal do YouTube e em relação a quantidade de views. O YouTube não monetiza canais pequenos. É preciso ter no mínimo dez mil visualizações no total.

Formas de monetizar vídeos no YouTube

Apesar da forma de ganhos mais conhecida no YouTube ser o Adsense, existem duas maneiras com as quais você pode monetizar o seu canal:

Adsense

O Adsense é o mais básico nos ganhos com vídeos no YouTube. Você deve fazer login em sua conta, entrar em gerenciador de vídeos, configurações e então em ativar. Assim a monetização de vídeos estará ativada. Em seguida será preciso vincular sua conta do YouTube com o Adsense.

A partir daí você estará apto a ganhar dinheiro a partir de anúncios. É possível escolher entre anúncio lateral, anúncio antes de começar o vídeo, anúncios que não podem ser pulados, anúncios de sobreposição, anúncios curtos e cartões patrocinados.

Infoprodutos

A ideia aqui é utilizar o canal como uma forma de divulgar um produto ou serviço e até mesmo cursos online. Você faz um review de algo que você mesmo produz ou divulga um produto/serviço de terceiros.

Nesse caso a monetização ocorre de forma indireta, já que você levará seus seguidores do YouTube a uma plataforma em que hospeda seus cursos online – e terá ganhos com a venda desses cursos. Ou receberá uma pequena comissão por divulgar algo que é feito por outra pessoa. Você irá trabalhar como um influenciador e terá uma parceria com uma empresa.

Conclusão

Quando se fala em como monetizar vídeos no YouTube muitas pessoas ainda se perguntam se vale a pena e se irão conseguir se enquadrar nos pré-requisitos do site.

A verdade é que qualquer um que produza conteúdo relevante pode investir na monetização, basta apenas se dedicar a seus vídeos, investir para ter um canal de qualidade e não deixar de lado a divulgação.

Você entendeu como monetizar vídeos no YouTube? O que pensa sobre isso? Saiba que se trabalha com cursos online pode unir o canal do YouTube a uma plataforma e investir na monetização através de Infoproduto!

[wen_cta id=”2327″]