Scorm

Como o Scorm Pode te Ajudar em seu Projeto EaD?

Um dos processos de um projeto EaD é a criação de conteúdos engajadores e condizentes com os objetivos de sua empresa. Neste processo, a padronização dos conteúdos é um ponto impontante para manter a identidade visual da sua empresa e deixar estes conteúdos mais acessíveis para seus alunos. Os arquivos Scorm são uma alternativa para este processo de padronização de conteúdo.

O Scorm (Sharable Content Object Reference Model) foi criado pela Advanced Distributed Learning (ADL) que estabelece padrões técnicos em materiais de treinamento com e-learning. O método é o mais utilizado no Brasil quando tratamos de comunicação entre o conteúdo dos cursos e os sistemas de gestão de aprendizagem, ou LMS (Learning Management System).

Antes dos conteúdos serem comercializados na internet, era muito comum o uso de DVD’s e revistas. Ao adquirir uma dessas mídias, você não precisava verificar se ele funcionava no seu player, justamente porque ele obedece a normas técnicas que o tornava intercambiável entre diferentes marcas de player. A mesma lógica se aplica ao uso de Scorms no e-learning, permitindo que sistemas LMS e os conteúdos sejam facilmente estruturados e compatíveis em qualquer navegador, por exemplo.

Essa sistematização permite uma economia de tempo e investimento uma vez que permite a construção de um curso sem precisar se preocupar com o sistema de aprendizagem em que será integrado.

Pensando nisso, a Eadbox preparou alguns objetivos e cuidados que você deve valorizar durante o processo de criação de conteúdos para o seu projeto EaD.

Objetivos

  1. Para utilizar o Scorm, você deve se enquadrar nos objetivos aos quais ele foi projetado. Estes detalhes são requisitos para que a construção do conteúdo esteja harmonizado com a entrega oferecida pelo sistema de gestão de aprendizagem, e assim, garantir uma jornada de ensino melhor para seu aluno. São eles:
  2. Durabilidade – O conteúdo deve ter uma vida útil considerável, pense que a construção dos materiais é um processo complexo e deve ser feito com o máximo de carinho possível. Então,  que este seja um processo que possa render um longo ciclo de aprendizado, sempre atualizado e completo.
  3. Portabilidade – Deve ser possível mover o conteúdo facilmente de um ambiente de entrega para outro (do LMS para o Browser, por exemplo). O mesmo conteúdo deve funcionar em ambientes diferentes sem modificação de entrega.
  4. Reutilização – O reaproveitamento de conteúdo não é nenhum crime. Quando realizado de maneira certa pode reduzir custos e gastos. Então sempre construa seu material de uma forma que permita uma recombinação. Por exemplo, o conteúdo do curso A, pode ser utilizado num módulo de um curso B.
  5. Acessibilidade – O curso deve ser catalogado para permitir fácil acesso, organização e assim ser acessível.

Construção

A recompensa real do Scorm está em suas aplicações, permitindo a remoção das principais barreiras de custo e tempo na integração de conteúdo com o LMS, evitando processos básicos como “zipar” um arquivo e jogar na plataforma. Para utilizá-lo você deve estruturar o material didático em três passos:

  1. Comunicação – Algumas plataformas oferecem integração via API, e essa metodologia visa facilitar a comunicação do curso bruto (vídeo) com o LMS. Isso beneficia o usuário (aluno) em tempo de resposta na hora de navegar por seu curso. Opte por plataformas ofereçam essa integração.
  2. Sequenciamento Adaptativo – É nesta etapa que você irá definir os módulos do curso, intercâmbio de conteúdos e outras regras como notas, lições e toda a estrutura do seu curso. Essa parte é feita em um arquivo bruto, designado num arquivo “.xml” feito todo em códigos. Veja se seu sistema LMS o suporta ou se oferece esse sequenciamento automático e interativo, sem precisar escrever linhas inteiras de códigos. Entenda também qual é o padrão seguido pela plataforma onde este conteúdo será disponibilizado.
  3. Compactação do Conteúdo – É nesta etapa que você irá compactar os arquivos – geralmente em formato .zip –  para então gerar o pacote Scorm que será enviado para o LMS com todo o curso, com os arquivos “.xml” de configuração.

O Scorm tem um histórico de eficiência comprovada no mundo do e-learning sendo o mais aceitado da indústria. Na plataforma Eadbox é possível utilizar os conteúdos Scorm, distribuir seus cursos e entregar com eficiência o seu conteúdo para o aluno sem que você tenha que ter um enorme trabalho. Entre em contato com um de nossos consultores ou teste a nossa plataforma gratuitamente e entenda como nós podemos apoiar seu projeto EaD.

Categorias