vender cursos online

Como usar a Black Friday para aumentar as vendas de cursos online

Muitas pessoas também aproveitam a Black Friday para dar um up em suas carreiras e os cursos online são ótimas oportunidades para isso. Isso porque cursos online permitem que o aluno consuma o conteúdo onde e quando quiser, economizando tempo e dinheiro.

 

Se você é produtor de conteúdo digital e investe em cursos online, saiba que a Black Friday pode turbinar suas vendas e fazer com que seu faturamento aumente consideravelmente.

 

Para mostrar como esse período é relevante, nós levantamos dados sobre o aumento das vendas de cursos online dos nossos clientes — produtores de conteúdos assim como você que usam a plataforma da EADBOX para hospedar e divulgar seus cursos online.

gráfico_aumento_periodo4

Fonte: EADBOX, 2018

 

Sem dúvidas, é um período que você não pode ignorar, caso queira vender mais!

01topico_promocoes3

Quais promoções você pode fazer durante a Black Friday

Aumente suas vendas com as estratégias certas para cursos online.

O primeiro passo ao criar uma promoção é definir o seu objetivo principal. A maioria das liquidações de lojas são para queima de estoque, o que não é a realidade de quem comercializa os cursos online.

 

Você pode utilizar a promoção para aumentar a quantidade de clientes; chamar a atenção para uma nova segmentação de cursos online; ou até mesmo elevar o ticket médio de compras dos seus alunos. Veja quais estratégias de promoção você pode utilizar na Black Friday.

1. Descontos reais

O desconto é a estratégia básica e inicial de toda Black Friday, sendo uma ótima oportunidade de fazer com que mais pessoas conheçam o seu produto.

 

A partir do momento que o seu cliente adquirir seu curso com desconto, ele vai saber a qualidade do seu conteúdo — e você já terá todos os dados para entrar em contato com essa pessoa novamente.

 

Após conquistar uma boa carteira de clientes, você pode lançar outros cursos com temas relacionados ou que sejam voltados para níveis mais avançados, cobrando um valor mais alto para aumentar o valor médio das suas vendas. O público-alvo, neste caso, são as pessoas que já conhecem o seu trabalho e confiam na qualidade das suas videoaulas.

Vale salientar aqui que, quando você oferece descontos, você diminui a sua margem de lucro. A conta que você deve fazer é no ganho pela quantidade que a promoção vai lhe proporcionar. O ticket médio cai, mas ao mesmo tempo você aumenta a base de clientes e pode oferecer mais produtos para eles.

2. Combo de cursos com preços especiais

Durante a Black Friday, é possível fazer combos para vender produtos. Ofereça dois cursos pelo preço de um, por exemplo. Essa estratégia pode ser legal para quem tem mais de um curso online para vender.

 

Para a Black Friday, você pode criar esse pacote por um tempo limitado para criar urgência para seus clientes.

 

A divulgação dessa oferta pode ser interessante tanto para sua base de clientes, que podem adquirir outros produtos, quanto para novas segmentações.

3. Descontos progressivos

Para quem vende mais de um curso online, oferecer descontos progressivos pode ser legal também. Se uma pessoa compra um curso, ela tem um desconto 5%. Se compra outro, tem um desconto 15%, se seleciona o terceiro, um desconto 25% e assim por diante.

 

Em teoria, quanto mais cursos ela comprar, maior será o desconto. Isso faz com que sua base de alunos em cada curso aumente. Dessa forma, você pode usar estratégias de upsell para vender mais para a mesma pessoa em outro momento.

 

Calcule bem as porcentagens de desconto, pois você já viu que ao fazer essas promoções, o ticket médio do curso reduz (mas você aumenta a base de clientes).

4. Inclua um presente físico

Adicionar um produto físico gratuito à sua oferta agrega valor aos seus cursos online sem que você precise oferecer descontos.

 

Se você tem um curso online e também um livro de sua autoria, por exemplo, uma promoção interessante seria oferecer esse livro para quem comprar durante a Black Friday. Ou se você tem um curso online, mas algum livro de parceiro que possa ser distribuído, a ideia também é válida.

 

Não foque pensando apenas em livros, você pode ofertar outros produtos físicos que sejam de interesse para sua audiência. Se você tem um curso de culinária, quem sabe enviar algum utensílio seja bacana para sua audiência. Pense nessa estratégia como se fosse um bônus para quem comprar naquele dia.

5. Cursos online gratuitos

Outra estratégia de promoção é oferecer uma versão gratuita do seu curso com limitações. É a verdadeira amostra grátis, uma maneira de um potencial cliente conhecer seu produto.

 

Essa estratégia é válida se você usá-la estilo combo (alguém compra um curso e você oferece a versão gratuita limitada de outro curso para ela conhecer) ou você pode oferecer o curso gratuito com limitações para pessoas que já são seus clientes.

6. Bônus especiais por tempo limitado

Se oferecer descontos não é tão atrativo para seu negócio, você também pode incentivar as pessoas a comprarem seus cursos online durante a Black Friday, adicionando bônus com valor agregado a elas (que não precisam, necessariamente, ser algo físico).

 

Pense em oferecer para quem comprar no período algo como uma consultoria em grupo, acesso a um grupo privado para discutir ideias, um e-book especial que você normalmente comercializa, uma masterclass para sanar dúvidas e dores da sua persona etc.

 

A adição de bônus permite que você venda seus cursos com os preços normais, mas gera valor agregado e urgência para o cliente se decidir e comprar rapidamente — isso porque o conteúdo fica disponível por tempo limitado.

 

O sucesso dessa estratégia é mostrar para o possível cliente o valor desses materiais extras. Essa pessoa tem que perceber claramente que está fazendo um bom negócio.

02topico_divulgar2

Como divulgar essas ofertas

Quem não é visto, não é lembrado!

Antes mesmo da Black Friday começar, você deve começar a aquecer sua audiência (coletando leads qualificados) e a preparar esses materiais criativos para a divulgação.

 

O ideal é usar a sua base de e-mails para essas divulgações, até porque, durante a Black Friday, os preços de anúncios Google e Facebook aumentam. Afinal de contas: todo mundo está injetando mais dinheiro para aparecer em destaque.

 

Usando sua base de e-mails, você tem uma segmentação ainda mais aquecida para divulgar. Pense em enviar a oferta para a segmentação que ainda não comprou seu curso, mas que já demonstrou interesse nele previamente.

 

Se for investir nas redes sociais, pense em fazer transmissão ao vivo, demonstrando o produto e, depois, fazendo remarketing no Facebook para essas pessoas.

03topico_plataforma3

Como uma boa plataforma EAD pode te ajudar

Seu parceiro de sucesso

Todo esse sucesso com a Black Friday só vai ser possível se você estiver tecnicamente preparado. E sua plataforma EAD deve ser sua grande aliada nessa batalha.

 

O primeiro passo é se certificar que sua plataforma EAD dá conta do tranco. Durante a Black Friday e se você divulgar seu curso do jeito certo, o aumento de acessos na página do seu curso será maior.

Caso a plataforma EAD ofereça a possibilidade de criar uma landing page para seu curso, como nós da EADBOX fazemos para nossos clientes, verifique se os servidores são potentes o suficiente para aguentar os acessos simultâneos. Aqui na EADBOX, nós garantimos estabilidade, segurança e robustez para os cursos dos nossos clientes.

Você ainda não lançou seu curso online?

Quer a nossa ajuda?

 

Investir na Black Friday certamente vale a pena!

 

Para não deixar você perder essa oportunidade de já começar vendendo muito, a EADBOX desenvolveu uma consultoria de lançamento 100% focada em lançar seu curso até a data da Black Friday.

 

Se você ainda não tirou o planejamento do seu curso online do papel, a hora é agora! 

Nós da EADBOX podemos te ajudar com essa tarefa.

Saiba como funciona a consultoria de lançamento para tornar seus resultados extraordinários.
vender cursos online

Já está pronto para lançar seu curso?