Manter a equipe desenvolvida e avançando na carreira profissional deve ser o interesse de qualquer empresa. Para isso, é preciso investir em treinamentos e cursos. Existem muitas opções focadas em recursos humanos, e trouxemos aqui alguns exemplos de treinamento nas empresas que você pode começar a colocar em prática.
O que você vai ler nesse artigo?
Por que investir em treinamentos na empresa
Investir nos colaboradores é mais do que investir em treinamentos e desenvolvimento de habilidades, é uma questão estratégica para o negócio.
São eles que fazem a empresa funcionar e que estão em contato com os clientes no atendimento, vendas e sucesso do cliente. Seja qual for a função desempenhada, profissionais engajados são mais motivados e produtivos.
Além disso, os treinamentos empresariais são uma forma de benefício e de reconhecimento aos colaboradores. Os mantém alinhados com os valores, missão e objetivos da empresa.
Veja também – Conheça os tipos de treinamento empresarial e faça o seu
Exemplos de treinamento nas empresas
Como não existe uma única forma de treinar e desenvolver os funcionários, muitas empresas ficam em dúvida de qual é o melhor tipo para o modelo e necessidades da empresa.
Desenvolvimento de habilidades específicas
Desenvolver técnicas e habilidades é muito interessante e uma forma assertiva de preparar os colaboradores de acordo com os interesses da empresa.
Workshops, palestras, jogos corporativos e oferecimento de cursos são alguns exemplos de treinamento nas empresas que já são utilizados e que, se bem explorados, ajudam a transformar a equipe.
Essas ferramentas podem ser disponibilizadas de diversas formas, presencial dentro ou fora da empresa ou até mesmo de forma remota, através de plataformas de educação a distância.
Você também pode se interessar – Educação corporativa: conceito, vantagens e exemplos
Coaching
A sua empresa também pode investir em treinamento mais completos, que unam o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. O processo de coaching é uma dessas opções.
Existem habilidades que vão além de questões diretamente relacionadas a skills profissionais. Todo mundo tem algum ponto comportamental que pode ser melhorado e que ajuda muito no desempenho do trabalho como um todo.
Leia mais – Treinamento para funcionários: leia essas 3 dicas para aplicar em sua empresa
Treinamento de líderes
Os líderes são parte fundamental para o sucesso da empresa e para a motivação da equipe que coordenam. Por isso é tão importante investir nesse público interno.
O treinamento dos líderes tem um foco um pouco diferente, pois habilidades diferentes precisam ser desenvolvidas, principalmente em relação à gestão de pessoas e à tomada de decisão. Se você se interessa por esse tema, pode ler o post completo sobre esse assunto.
Uma empresa que investe no seus colaboradores está investindo no seu próprio crescimento e desenvolvimento. Gostou desses exemplos de treinamento nas empresas? Nos conte nos comentários!
[wen_cta id=”6649″]