herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Ganhar seguidores no Instagram é um desafio para a maioria das empresas e profissionais que utilizam a plataforma. Entre as estratégias disponíveis está o uso adequado das hashtags, recurso para ajudar usuários a encontrarem conteúdos de seu interesse.

Neste texto, vamos falar especificamente como as hashtags podem te ajudar a ganhar seguidores no Instagram e sobre como escolher as melhores e mais relevantes. #partiu?

O que significa hashtag?

A hashtag funciona como uma etiqueta para conteúdos das redes sociais. Ela é representada pelo símbolo de “jogo da velha”, o #. Ou seja, elas são usadas para identificar, organizar e agrupar tudo o que é postado nas redes sociais.

As hashtags funcionam como hyperlinks – você pode clicar nelas para ter acesso a outros posts parecidos. 

Outra grande vantagem é que os usuários podem pesquisar diretamente por elas para navegar pelos assuntos que mais interessam.

Por isso é tão importante utilizar as hashtags na sua estratégia de produção de conteúdo. Sem elas, fica mais difícil encontrar a sua empresa em meio ao conteúdo dos concorrentes.

Elas são frequentemente utilizadas nas publicações do Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e TikTok.

Como usar as hashtags?

É interessante usar esse recurso em todas as postagens nas redes sociais. Afinal, todo post é uma oportunidade de atrair público-alvo. Quanto mais pessoas virem as postagens de forma orgânica (ou seja, sem você precisar pagar), melhor. 

Incluir uma hashtag em uma postagem é simples: 

  • Basta colocar um # e o nome da hashtag. Por exemplo: #empreendedorismo;
  • Elas são escritas com letras minúsculas, sem acento e são geralmente curtas;
  • No Instagram, o limite é de 30 hashtags por post;
  • Elas podem ser publicadas na legenda ou no primeiro comentário do post.

Algumas boas práticas para ganhar seguidores no Instagram usando as hashtags são:

  1. Não exagere no número de hashtags;
  2. Use apenas as mais relevantes para cada postagem;
  3. Não repita sempre as mesmas: escolha quais usar de acordo com o seu post;
  4. Não escolha somente as mais populares: como tem mais gente usando, é mais difícil se destacar.

Outra boa dica é incluir uma hashtag própria da sua marca ou produto – pode ser desde o nome da empresa ou produto até um slogan próprio. Esta é uma oportunidade de “marcar” o seu conteúdo, incentivar que as pessoas publiquem sobre a sua empresa, e de apresentar o conteúdo para os possíveis interessados. 

Quantas hashtags usar?

Existem várias estratégias diferentes, mas o ideal é usar entre 8 e 15 hashtags e buscar um equilíbrio entre as mais famosas e as com menor número de postagem.

No Instagram, você consegue ver a popularidade de uma hashtag clicando nela. 

Uma sugestão eficiente de divisão é a seguinte:

  • Duas hashtags de popularidade alta (mais de 600 mil publicações);
  • Hashtag de local;
  • Hashtags de popularidade intermediária (entre 100 e 600 mil publicações);
  • Hashtags de menor popularidade (entre 10 mil e 100 mil publicações);
  • Hashtag própria.

O ideal é selecionar uma ou duas hashtags dentro de cada categoria, dependendo da quantidade que você quiser usar no post. 

Nesta etapa também é importante fazer alguns testes e analise as métricas dos seus posts para ver quantas e quais hashtags funcionam melhor para o seu Instagram.

Quais hashtags usar para ganhar seguidores no Instagram?

Esta é a pergunta que define o sucesso da sua estratégia de hashtags. Para definir, antes de mais nada você deve tomar alguns cuidados básicos:

  1. Conhecer seu público-alvo: você precisa saber o que eles buscam nas redes sociais para ser certeiro na escolha. Normalmente, o próprio conhecimento do segmento de mercado já indica bons caminhos.
  2. Revisar ortografia: para ilustrar, se você escrever #emprendedorismo ao invés de #empreendedorismo, seu post não vai aparecer na tag certa.
  3. Não utilize hashtags genéricas: #phone e #boatarde são exemplos que apenas poluem o post, sem entregar resultados.

Para saber quais usar, você pode trabalhar com base no volume de posts e em locais específicos. E, a partir daí, selecionar as que são mais condizentes com seu segmento e postagens. Abaixo, explicamos como fazer:

Escolhendo as hashtags certas

Consiste em misturar hashtags com volumes diferentes de popularidade no Instagram. Logo, não adianta usar apenas as mais populares.

Hashtags de alto têm a partir de 600 mil publicações. Elas têm competição, por isso é mais difícil se destacar. Mas, se acontecer, você vai ser visto por muitos seguidores, por isso vale a pena insistir nelas.

As hashtags de baixo volume têm cerca de 5 ou 10 mil publicações (dependendo do segmento, o valor pode variar). Assim, é mais fácil ser encontrado. 

Os nomes das cidades e bairros relevantes ao seu negócio também são úteis porque as pessoas buscam conteúdo próximo delas. #saopaulo #empreendedorsp são alguns exemplos. A própria pesquisa do Instagram indica quais usar.

Se você não quiser fazer essas buscas manualmente, pode usar algumas ferramentas que automatizam o processo.

Ferramenta para pesquisar hashtags

Você pode usar o site hashtagstack para te ajudar a escolher as melhores hashtags para ganhar seguidores no Instagram. Digite o tema ou segmento do seu interesse, a quantidade média de curtidas nas publicações e clique em pesquisar.

A partir daí, a plataforma seleciona automaticamente algumas hashtags relacionadas ao que você pesquisou. Ela apresenta também a quantidade de postagens e comentários de cada uma.

Se quiser, pode escolher automaticamente 30 hashtags com base nessa pesquisa. Mas é interessante conferir manualmente a seleção, para garantir que as # estão relacionadas aos seus conteúdos. Depois é só copiar e colar nas suas publicações.

Esperamos que as dicas tenham ajudado!

Mas, lembre-se de que as hashtags são apenas parte de uma estratégia maior. Por isso, é importante estar atento a várias questões. O vídeo abaixo pode te ajudar a esclarecer quais são:

Se quiser conferir mais materiais para ajudar a aumentar o engajamento das suas postagens nas redes sociais, confira os conteúdos do nosso blog. Acesse também os conteúdos do blog da HeroSpark, plataforma completa para empreendedores digitais. 

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias