O que é ser ágil?

É você ser diligente, se inteirar e ter um feedback rápido, entender os ciclos e os gargalos que você terá durante o processo e conseguir vencê-los, sem que isso atrapalhe as suas outras tarefas. A Eadbox vai ajudar a solucionar alguns problemas e mitos que as pessoas cometem:

  • As pessoas não produzem curso de forma ágil, isso acontece por motivos como: vergonha ou medo (muitos professores que dão aula presencial sentem vergonha e travam na hora de gravar um vídeo por achar que aquilo é muito diferente do que ele já faz);
  • Não sabem aproveitar o conhecimento (isso acontece mais com as empresas, pois elas possuem o conhecimento e os especialistas, mas não tornam isso possível para distribuição), hoje existem alguns métodos para fazer isso, como gravar um vídeo ou fazer um webinar – para você se sentir mais a vontade, no início mostre só o processo, até que você se sinta a vontade para fazer isso;
  • Conteúdo sem valor: muitas pessoas acreditam que o conhecimento que elas possuem não vai interessar a ninguém, o que é um mito, pois as pessoas têm interesses diversos, ou seja, alguém vai comprar o conteúdo que você está criando;
  • Altos custos para produção: antes mesmo de começar a produzir o conteúdo de uma aula, a pessoa se preocupa com coisas secundárias, como por exemplo, o design do site, a vinheta, o áudio, ou seja, a pessoa coloca empecilhos para começar a colocar em prática o que realmente importa, deixa de avançar por conta dos altos custos que coloca para si mesmo;
  • Perfeição e “preciso de…”: não faça uma lista de itens que você não precisa, se você tem um computador ou um celular você consegue começar a criar conteúdo e ter um feedback sobre o seu conteúdo; e ficar pensando que você precisa de algo antes mesmo de validar o seu conhecimento, não faz sentido, não invista seu tempo em algo que não vai te dá o retorno que você precisa para aquele momento. O foco é gerar conteúdo e criar uma lista de pessoas interessadas em receber o seu conteúdo e garantir a elas a qualidade do mesmo.

 
Saiba como identificar a persona do aluno ideal para cursos online Saiba como identificar a persona do aluno ideal para cursos online

Qual problema em não ser ágil?

Você não tem feedback, e isso implica em não saber se o seu curso ou treinamento vai dar resultado, e se esse conteúdo está agregando valor ao seu cliente ou não. Lançar um produto e não saber se ele está gerando conhecimento e interesse em outras pessoas é um problema, pois além de perder seu tempo você estará lançando um conteúdo que não tem serventia nenhuma. Muitas vezes uma parte do conteúdo que você não deu tanta importância, na verdade é o que gera mais interesse para o seu público, então aqui é fundamental você ter um feedback para seguir um caminho com menores erros.

Cuidar para não se sabotar! É normal você criar barreiras sobre algo ou alguém, então é necessário tomar cuidado para continuar fazendo um trabalho bom, mas deixar tudo mais simples no começo.

 

O Método para ser ágil

Ser rápido, ágil, por a mão na massa implica em não planejar? Não. Você precisa ter planejamento para começar qualquer coisa.

Objetivo: como eu mensuro? – primeiramente defina o objetivo (o que eu quero com esse treinamento, o que eu vou atingir e qual o público, e o que este vai ganhar ao fazer isso – deixe isso o mais claro possível).

Escopo (tópicos): lista de aulas, conteúdos, atividades – a partir daí você pode modelar o seu treinamento, ou seja, gere essa lista de conteúdos iniciais. Isso não quer dizer que você vai fazer tudo, mas pelo menos vai dar uma ideia de como começar a criar conteúdo.

Gerar as primeiras interações: conteúdo, seguidores, feedback, aulas grátis, webinário, primeiras vendas, e pesquisa

Depois de criar o conteúdo, é importante interpretar os feedback e modificar as questões e as dúvidas que os usuários deixaram. Todo feedback espontâneo é valioso, pois você tem a possibilidade de rever os tópicos da sua aula e os vídeos, trazendo mais valor e validando as hipóteses que vocês têm. Lance suas aulas gratuitas e os webinars, mas qual a diferença entre os dois? Se você não tem nenhum material ou aula produzida, faça um webinar, pois mais tarde você pode usar como um módulo para aula, sendo que é muito mais fácil reutilizar uma material de um webinar, pois é mais fácil e rápido. Quando você tem contatos é muito mais fácil realizar as vendas.

*É muito importante você entender o seu contexto para definir o que será ágil para você.”

Escala – investir em recurso financeiro, mas mais importante que isso é o tempo, que vai fazer o seu projeto crescer. Se você já tem feedback, as primeiras vendas, dados por meio dessas pesquisas, você irá investir e as chances de isso dar certo serão maiores.

Diversificação (entenda seu contexto) – ser ágil para uma pessoa que está lançando sozinha um projeto é diferente para uma grande corporação. O “ser ágil” muda de um estilo para o outro, cada um tem seu foco.

CTA ebook cursos online

ebookcursos-online

Alguns cases de sucesso da Eadbox

– ABBC: em uma operação em que são atendidas milhares de pessoas e diversos campos, não são mais de 3 pessoas que cuidam de tudo isso (vendas, suporte e produção de treinamentos);

– ILUMINA: de maneira rápida e ágil, esse grupos de pessoas aprendeu as práticas de marketing e vendas ao longo do projeto, e é um dos casos em que identificaram a oportunidade de mercado e souberam aproveitar isso de maneira correta;

– NATA CONTA: começaram a gravar a aulas que os alunos tinham interesse e começaram a colocar a vender online, isso de maneira bem simples e barata. Quando começaram a crescer lógico que foram aperfeiçoando todo o trabalho e hoje são uma potência no mercado;

– SALES TALENT: case que mostra como utilizar uma força que eles já têm de uma maneira que eles não tinham pensado ainda. Hoje eles vendem muitos mais programas de treinamentos para outras empresas do que antes.

 

Não importa onde você está hoje, importa o que você vai fazer hoje para atingir o seu objetivo! Essa é a síntese do pensamento ágil, qual é a ação que você precisa tomar para cumprir determinado objetivo.