Grande parte dos empreendedores, incluindo aqueles que atuam no mercado digital, acaba deixando de lado a elaboração de um documento que tem por objetivo definir os objetivos da empresa e nortear os passos a serem dados para que possam ser alcançados.
Trata-se do plano de negócios, espécie de direcionamento que o novo negócio digital deve seguir e que, infelizmente, costuma tirar o sono de muitos infoprodutores que iniciam suas atividades na internet.
Dessa forma, transformam essa ferramenta de planejamento estratégico em um verdadeiro “bicho de sete cabeças” e optam por conduzir o negócio digital com base em seu “instinto empreendedor”, sem colocar as diretrizes no papel, estando sujeitos a equívocos que podem levar ao fechamento da empresa.
Você sabe por que o infoprodutor deve desenvolver um plano de negócios? Então, continue com a gente neste conteúdo para entender qual é a importância de elaborar este documento para a saúde e o crescimento do seu negócio digital! Boa leitura!
O que você vai ler nesse artigo?
O que é um plano de negócios?
Ao elaborar o plano de negócios, o infoprodutor está especificando e detalhando quais são os objetivos da empresa e, principalmente, de que forma eles serão alcançados ao longo do tempo.
O documento traz em si, portanto, as informações que definem o perfil empresarial do negócio digital, estabelecendo previamente as informações e os processos que serão adotados visando o seu crescimento.
Entre os principais aspectos que constam do plano de negócios, estão:
- Modelo de negócios adotado.
- Planejamento financeiro e orçamentário.
- Identificação dos principais concorrentes e métodos de trabalho adotados por eles.
- Público-alvo e persona do empreendimento digital.
- Planejamento de marketing de no mínimo 6 meses.
Vale lembrar que o plano de negócios não é um documento obrigatório do ponto de vista formal e que, uma vez elaborado, não deve ser arquivado ou esquecido em uma gaveta.
Ao contrário, deve estar sempre à mão para ser consultado. Caso seja necessário, deve ser adaptado conforme os objetivos do negócio digital sejam ajustados e se ocorrerem mudanças no mercado e no ambiente de negócios que justifiquem a adoção de um novo posicionamento estratégico da empresa.
Por que o infoprodutor deve desenvolver um plano de negócios?
O plano de negócios apresenta todas as características do empreendimento digital, indicando os sócios, natureza jurídica da empresa, capital social, endereço, patrimônio e os produtos e/ou serviços que oferece.
Além deste descritivo, o documento também traz o “caminho das pedras” para que os objetivos e resultados pretendidos sejam alcançados no curto, médio e longo prazos.
No caso dos infoprodutores, pela própria natureza digital do negócio, o plano de negócios deve ser bastante assertivo em relação a aspectos bem específicos, entre os quais:
- Investimento inicial
Que tipo de recursos serão utilizados? Descrever se serão recursos próprios do infoprodutor ou se haverá a busca de investimentos de terceiros para o desenvolvimento dos infoprodutos. Detalhar aspectos fundamentais da gestão financeira, como fluxo de caixa e capital de giro.
- Atividades-chave
O que a empresa faz e quais são as atividades essenciais para o seu funcionamento.
- Estrutura operacional
Quais são os recursos humanos e materiais necessários para que a empresa possa desenvolver suas atividades? Qual é o orçamento necessário para dar início e manter essa estrutura, incluindo itens como pró-labore dos sócios?
- Parceiros de negócios
Identificar a necessidade de estabelecer parcerias com fornecedores para o desenvolvimento dos infoprodutos.
- Estrutura de custos
Verificar quais são os custos fixos e variáveis necessários para que o negócio digital saia do papel.
- Público-alvo e/ou personas
Quem são as pessoas ou empresas que se beneficiam do infoproduto?
- Proposta de valor
Identificar os problemas que o produto digital irá resolver e quais são os benefícios que irá trazer para quem o consumir.
- Análise de mercado
Estudo de viabilidade de mercado, a fim de entender se existe demanda para o projeto e de que maneira a concorrência se comporta.
- Relacionamento com os clientes
De que forma a empresa vai se relacionar e realizar a gestão de clientes após a venda? Ela se encerra ali ou haverá continuidade com o lançamento de novos produtos digitais?
- Distribuição dos infoprodutos
Definir como será feita a distribuição dos produtos digitais, de maneira a chegarem com eficiência aos consumidores. Serão utilizadas as plataformas de hospedagem e distribuição de infoprodutos? Como se dará essa parceria?
- Estratégias de Marketing Digital
Especificar as estratégias de Marketing Digital capazes de levar as informações essenciais sobre os produtos digitais ao público-alvo, e quais serão os meios de divulgação na internet a serem utilizados, tais como redes sociais, site próprio, blog, canais de vídeo e podcasts de influenciadores, entre outros.
- Estratégias de lançamento e vendas
Elaborar, ainda que resumidamente, a estratégia de lançamento dos produtos digitais, que deve incluir, entre outros elementos, a criação de anúncios em redes sociais, vídeos e landing page, bem como uma política de preços compatível com a realidade do mercado.
Questões como essas devem, a princípio, ser abordadas no plano de negócios, a fim de direcionar todas as ações que o infoprodutor realizar a partir dali.
No entanto, pode acontecer dele não possuir todas as informações num primeiro momento.
Nesse caso, o infoprodutor deve desenvolver o plano de negócios gradativamente, conforme as respostas surgirem ao longo do tempo.
O importante é que todos os campos sejam preenchidos, para que o direcionamento empresarial seja o mais completo e preciso possível.
Por que buscar a parceria de especialistas para elaborar o plano de negócios?
Na maioria dos casos, o profissional que planeja abrir um negócio digital está tendo sua primeira experiência como empreendedor, além de não estar familiarizado com as práticas estratégicas e operacionais de gestão financeira, tributária e contábil.
Por ser uma pessoa especializada na atividade-fim da empresa que deseja abrir, certamente terá dificuldade para conduzir por conta própria as diferentes tarefas de ordem administrativa e de gestão que são necessárias para a abertura do seu negócio digital, incluindo a elaboração do plano de negócios!
Diante disso, contar com o apoio profissional de um contador desde o início do planejamento das atividades da empresa demonstra o real interesse do infoprodutor em começar as atividades com o “pé direito” a fim de assegurar o bom andamento e crescimento da empresa.
A PJ Plus, parceira da HeroSpark, é um escritório de Contabilidade especializado em negócios digitais, com o know-how necessário para auxiliar o infoprodutor a elaborar o plano de negócios de sua empresa digital, além de cuidar da gestão financeira e demais obrigações legais relativas ao empreendimento.