acelerador digital

A história não é nova, mas o roteiro tende a ser o mesmo em muitos casos.

Por dominar bem um determinado assunto, a pessoa tem uma grande ideia para lançar um curso online ou outro produto digital.

No começo do empreendimento, faz tudo direitinho: Pesquisa o mercado, compreende quem é o seu cliente, monta o Plano de Negócios, abre a empresa, formata e grava as aulas, faz parceria com as plataformas de infoprodutos… tudo como manda o manual!

O lançamento é um sucesso e as vendas caminham bem mesmo depois do pico inicial. Tudo parece um sonho, mas, de repente, as coisas parecem que saem dos eixos: as dívidas chegam antes do recebimento do que já foi faturado, o pagamento dos impostos atrasa, a conta bancária estoura…

Incrédulo, o infoprodutor pergunta a si mesmo: “O que aconteceu?”.

Tudo aponta para sérios problemas na gestão financeira. Quando isso ocorre, é preciso olhar friamente para a situação, identificar o que está errado e buscar as soluções.

Neste conteúdo, vamos mostrar os principais erros que acabam com o controle financeiro de qualquer negócio digital, para que você, como infoprodutor, possa evitá-los e assegurar que sua empresa tenha sempre boa saúde.

O que é gestão financeira e por que ela é importante?

A gestão financeira abraça todos os processos e ações estratégicas que envolvem o planejamento, análise, acompanhamento e controle das finanças de uma empresa, inclusive aquelas que atuam no ambiente da internet.

O principal objetivo é maximizar os resultados, a fim de utilizar os recursos financeiros de maneira eficiente e, assim, alcançar maior lucratividade nas vendas e rentabilidade nos investimentos.

Numa comparação com o organismo humano, pode-se dizer que a gestão financeira é como se fosse o coração da empresa, responsável por manter o negócio digital vivo e pulsando.

E, para isso, o controle eficiente das finanças deve sempre considerar: 

  • Controle do fluxo de caixa, com acompanhamento rigoroso das receitas provenientes das vendas na internet e das despesas.
  • Elaboração de planejamento financeiro e também de precificação, estabelecendo metas, objetivos e análise de resultados.
  • Planejamento tributário, adotando estratégias lícitas de redução de encargos.
  • Avaliação do desempenho financeiro, através da análise de demonstrações contábeis.

Quais erros o infoprodutor deve evitar para manter o controle financeiro?

1. Misturar as finanças pessoais com as da empresa

Este é o erro mais comum que o infoprodutor pode cometer e o primeiro passo para a derrocada financeira.

A estrutura enxuta do empreendimento – normalmente o proprietário e (se houver) um ou outro funcionário – dá a falsa sensação de que todo o dinheiro que entra pode ir para o bolso pessoal.

No entanto, ao misturar as finanças da Pessoa Física com a da Pessoa Jurídica, deixa de haver clareza sobre a real situação do caixa, impedindo que a empresa cumpra suas obrigações financeiras, iniciando um círculo vicioso de dívidas e atraso nos pagamentos.

O ideal é que o infoprodutor tenha as contas bancárias PF e PJ separadas e defina de maneira realista o pró-labore mensal, que servirá de salário para o seu sustento. O restante é dinheiro da empresa e deve ser respeitado como tal.

2. Deixar de projetar o fluxo de caixa

A análise e controle de entradas e saídas de recursos é outro aspecto fundamental para manter a saúde financeira do empreendimento digital.

Ter em conta menos dinheiro do que o necessário para pagar as dívidas na data correta fará com que a empresa entre no vermelho, tendo que recorrer ao cheque especial ou empréstimos para honrar compromissos.

Resultado: mais despesas com juros, que poderiam (e deveriam) ser evitadas!

A preocupação com esse cenário deve ser ainda mais intensa na situação de lançamento de infoprodutos.

Isso porque a entrada de receita se concentra em um curto período e tende a diminuir drasticamente ao longo dos dias subsequentes.

Dessa forma, é fundamental compatibilizar o que entra em caixa com o ritmo das saídas, para manter as contas em dia.

3. Não entender a realidade financeira da empresa e suas possibilidades

A manutenção sadia do fluxo de caixa somente é possível quando o infoprodutor entende, a cada momento, qual é a situação financeira do seu negócio.

Isso inclui conhecer o volume médio de vendas mensais, saber se existem dívidas vencidas, quais são as que estão por vencer, o montante atual de recursos existentes em caixa, entre outros aspectos.

Essas informações são vitais para estabelecer um plano de ação em favor de um melhor controle financeiro.

No caso das dívidas, é preciso encontrar formas eficientes de quitá-las. Se o problema é vazamento de recursos, entender quais são as despesas que podem ser eliminadas ou, ao menos, reduzidas.

4. Ignorar a ajuda que a tecnologia oferece

Os infoprodutores, normalmente, não possuem experiência em finanças. Como forma de “driblar” essa deficiência, vale a pena investir no uso de softwares de gestão empresarial.

Os chamados ERPs (sigla em inglês para Planejamento dos Recursos da Empresa) automatizam uma série de funções administrativas e simplificam o controle financeiro, dando ao empreendedor digital a possibilidade de controlar melhor o seu negócio.

[BÔNUS] Outro erro comum: não contratar um contador

Sabe aquela expressão: “cada macaco no seu galho”?

A sabedoria popular pode ser bem aplicada no caso dos infoprodutores que entendem muito dos assuntos técnicos diretamente relacionados ao seu negócio, mas deixam a desejar quando se trata de gestão e controle financeiro.

A parceria com um contador é fundamental para qualquer empresa que almeja crescer, uma vez que ele é o profissional capaz de compreender a sua realidade e auxiliar na definição das diretrizes financeiras e do planejamento tributário.

A PJ Plus, parceira da HeroSpark, é um escritório de contabilidade especializado em negócios digitais que conta com profissionais capacitados a ordenar os aspectos gerenciais e administrativos da sua empresa, colocando-a nos trilhos do crescimento.

Dessa forma, o infoprodutor deixa a parte chata nas mãos de quem entende e pode dedicar seu talento e esforços ao que realmente interessa!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias