acelerador digital

Para quem tem um negócio é fundamental acompanhar se ele está tendo sucesso ou não. Ter bons resultados, principalmente financeiro, é o que garante a viabilidade do empreendimento.

Para verificar esses resultados, uma das melhores formas são as métricas de marketing. Esses indicadores mostram como um negócio está, indo desde sua visibilidade até nas suas vendas.

Neste texto, vamos falar um pouco das principais métricas do marketing. Vamos passar por alguns conceitos dentro do tema, te ajudando compreender se sua estratégia de negócios está realmente dando certo.

O que é marketing?

Apesar de ser um conceito básico, é preciso relembrar o que é marketing para iniciar nosso assunto. Como iremos falar mesmo de suas métricas, passaremos por uma definição bem simplificada.

O marketing são os métodos e técnicas que as empresas, ou pessoas, utilizam para criar, aumentar e entregar valor de seu negócio para o mercado, satisfazendo uma necessidade e gerando lucro. Sua função principal é a de entender o que o consumidor precisa, estabelecendo as estratégias para resolver essas demandas.

Por sua vez, o marketing digital trata das estratégias de comunicação com o cliente, real ou em potencial, através da internet. Quando pensamos em suas métricas, elas geralmente se referem a este meio.

O que são métricas de marketing?

Para as métricas de marketing também não há muito segredo: elas são as maneiras de medir o desempenho de suas estratégias de marketing, de perceber se elas estão de fato funcionando. 

Com elas, fica fácil entender as ações que estão dando certo e quais não estão, possibilitando mudar o que for necessário. Conhecer e trabalhar com as métricas de marketing é uma das melhores formas para aperfeiçoar um negócio.

Conheça 13 métricas de marketing

Dentro das métricas de marketing, existem dois grandes grupos: as sociais e as de negócio. Enquanto uma olha a relação entre empresa e produto com o público, a outra vai investigar os resultados, o desempenho nas vendas.

De toda forma, essas métricas são complementares, sempre uma influenciando as outras. Conheça as principais agora:

  1. Alcance 

Em quantas pessoas sua marca chega? O alcance é a métrica que busca descobrir isso, chegando na quantidade de pessoas que teve contato com uma publicação.

É com o alcance que a empresa consegue saber se está chegando em um novo público, se está aumentando suas possibilidades. Aqui você pode perceber a chance de conquistar novos seguidores, ou até mesmo clientes.

  1. Impressões

Muito parecido com o alcance, mas com uma diferença: as impressões medem a quantidade de visualizações de um post na internet. Aqui, independe se as visitas são únicas ou não.

Mas já conhecendo o número de pessoas que viu seu conteúdo, vale a pena saber se elas viram ele mais vezes? Claro! Com as impressões fica mais fácil ainda entender a popularidade daquilo que é postado.

  1. Visitantes

De forma bem clara, os visitantes indicam o número de pessoas que chegam no seu site. Mais uma vez, não é contabilizado o número de acessos, e sim de usuários.

  1. Tempo de visualização

Além de saber a quantidade de pessoas que acessa seus conteúdos, é interessante conhecer quanto tempo tem sido gasto em média em seus posts. Esse tempo pode ser tanto de leitura de texto ou visualização de imagens.

Com essa métrica pode se entender um pouco do interesse das pessoas pelo seu conteúdo, se ele realmente agrada o usuário.

  1. Engajamento

Para finalizar as métricas de marketing social, temos a preferida do momento: o engajamento. Ele diz respeito às interações do público com o conteúdo, ou ainda com seu perfil.

Ter uma taxa de engajamento alta quer dizer ser popular no mercado, pois, além de ter acessos, você terá também conexão com o público alvo. Por isso as empresas valorizam tanto as curtidas, comentários e compartilhamentos.

  1. Retorno Sobre Investimento (ROI)

Uma das métricas de marketing de negócio mais importante, o ROI diz respeito ao resultado que os investimentos de uma empresa estão trazendo. De certa forma, é uma relação entre a receita e os gastos, chegando ao lucro. 

Para calcular o ROI, você deve subtrair o valor investido do ganho obtido, dividir pelo valor investido e multiplicar por 100.

  1. Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

Para entender mais do sucesso de uma estratégia, é fundamental saber quanto está sendo gasto para conquistar seus clientes. Essa métrica é bem fácil, precisando pegar o valor total investido em uma campanha de marketing e dividir pelo número de clientes adquiridos com ela.

  1. Taxa de conversão

Ter visibilidade é bom, mas o ideal é ter um público fiel e, é claro, retorno financeiro. A taxa de conversão mostra a razão entre os visitantes em sua página e o número dos que se transformam em leads ou vendas.

  1. Leads gerados

Para quem não sabe, os leads são as pessoas que demonstram algum interesse por um produto ou serviço. É fundamental conhecer quantos são gerados em cada ação de marketing.

  1. Quantidade de vendas

Auto explicativo, aqui você vai chegar ao número de vendas de um produto ou serviço. Apesar de estar quase no final do texto, essa métrica é fundamental, pois serve de base para diversas outras.

  1. Percentual de churn

O percentual de churn busca conhecer a quantidade de clientes perdidos por uma empresa. Para calculá-lo, é preciso dividir os clientes perdidos pelos que foram gerados e, depois, multiplicar por 100.

  1. Net Promoter Score (NPS)

Uma das melhores publicidades que um negócio pode ter é aquele feito pelos próprios clientes, e é aqui que entra o NPS. Ele mede a chance das pessoas recomendarem uma marca, ou seja, quão forte pode ser o boca a boca sobre a empresa. Geralmente, você percebe essa métrica em pesquisas.

  1. Taxa de clique de e-mail 

Uma das formas comuns de realizar marketing digital é enviando e-mail para o público alvo de um produto. A taxa de clique de e-mail mostra a quantidade de leads que entram nos links enviados, sendo calculada com a divisão dos e-mails clicados pelos enviados e multiplicado por 100.


Categorias