acelerador digital

Um bom negócio para abrir é aquele que tem mercado e que combina com o seu perfil empreendedor.

Mas mais do que isso, é preciso ter segurança de que o negócio terá bons retornos. Mas se empreender é arriscar em um sonho, como ter essa segurança?

A resposta pode ser abrir uma franquia. Uma franquia é uma nova unidade de um negócio que já existe no mercado. As unidades da Subway, por exemplo, são franquias que estão espalhadas pelo mundo.

Ou seja, empreendedores interessados no modelo de negócio da Subway compraram uma autorização para abrir unidades dela. Você também pode fazer isso escolhendo entre várias das marcas de franquias de sucesso disponíveis no mercado.

Que motivos fazem da franquia um bom negócio?

Uma franquia pode ser um bom negócio para ter maior segurança nos resultados e saber o que fazer.

Por isso, inclusive, esse modelo é preferível para quem nunca foi empreendedor. Principalmente por causa dos suportes da franqueadora. Veja a seguir os atrativos de abrir uma franquia.

Plano de negócio testado

Abrir uma franquia significa que você vai receber o plano de negócio completo da marca. Um plano com todo o passo a passo necessário para iniciar a empresa e colocá-la em prática. 

Esse planejamento já terá sido testado por outros franqueados. Assim, também já terá passado por correções sempre que necessário.

O resultado é que abrir uma franquia tem um risco menor do que começar uma empresa do zero. Afinal, o que você vai executar com o negócio já deu certo em outras unidades.

Por isso até é tão importante manter a padronização do negócio e confiar na franqueadora. A rede conhece o passo a passo para que suas franquias deem frutos.

Suportes da franqueadora

A franqueadora é a dona de uma marca de franquia. Ao aderir ao franchising, seu objetivo é crescer a sua rede e torná-la reconhecida.

Assim, a franqueadora tem enorme interesse que seus franqueados tenham bons resultados. O sucesso de um franqueado é o sucesso da rede.

Pensando nisso, as franqueadoras oferecem vários suportes. Eles são variados, e dependem da marca. Porém, é possível citar os principais.

Por exemplo, o treinamento do franqueado para atuar com o negócio. Também há o apoio para a escolha do ponto comercial, suporte de marketing, retirada de dúvidas sobre a operação etc.

Todo esse acompanhamento próximo da rede facilita os bons resultados dos franqueados.

Marca reconhecida no mercado

Outro motivo pelo qual a franquia é um bom negócio é que, ao abrir sua unidade, você terá um negócio que já tem marca reconhecida.

Conquistar novos consumidores é difícil, principalmente com uma marca nova. É preciso provar que você tem algo bom a oferecer e que é confiável.

Isso é diferente com uma marca de franquia. Nesse caso, seus clientes locais sabem o que esperar da empresa. Ou, caso não saibam, poderão pesquisar sobre ela e descobrir.

Quando uma marca conta com aprovação prévia dos consumidores, mesmo que de outros lugares, isso conta pontos para o negócio. Assim, torna-se mais simples vender seus produtos e serviços.

Por isso, inclusive, é fundamental pesquisar bem a reputação de uma marca antes de escolher uma franquia dela.

Previsão de investimentos

Antes de abrir uma franquia, você receberá da marca um documento chamado COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia e conta com todas as informações do negócio. Desde a sua história até o contato de outros franqueados.

Nesse documento, a franqueadora especifica também os valores de investimentos necessários para o negócio.

Por isso, fica mais simples entender se você tem o dinheiro ou quanto vai precisar obter emprestado.

Também é uma forma de se preparar para a operação, pois a franqueadora indica o capital de giro necessário.

Essas informações ajudam a prevenir problemas financeiros e a iniciar o negócio com maior segurança.

Fornecedores homologados

Fornecedores podem se tornar um problema para qualquer negócio. Há a negociação de preço, avaliação da qualidade, prazos de entrega e mais. 

Na franquia, as chances de incômodos acontecerem é reduzida a quase zero. Isso porque, é comum que a franqueadora já tenha fornecedores homologados definidos.

Ou seja, os prazos, produtos e preços ficam preestabelecidos. Como esses fornecedores atendem a toda a rede, essas condições também costumam ser mais vantajosas para o franqueado.

Por outro lado, pode ser que cada franqueado precise de um fornecedor local. Nesse caso, a franqueadora auxilia no processo de escolha e na negociação dos termos. Até porque, também é de interesse da rede que sua unidade franqueada ofereça um bom atendimento, e dentro dos padrões.

Vale a pena abrir uma franquia?

Como você viu nos tópicos anteriores, abrir uma franquia é uma opção cheia de vantagens para o empreendedor.

Porém, isso não quer dizer que o negócio vale a pena para todo mundo. Na verdade, você precisa analisar com muito cuidado se ele combina com você.

O principal ponto de uma franquia é a padronização do negócio. Uma unidade de franquia oferece a mesmíssima coisa do que todas as outras unidades daquela marca.

Ou seja, para fazer parte de uma rede de franquias, você vai precisar se adaptar e respeitar o padrão. Não será possível inovar com o negócio, nem fazê-lo do jeito desejado.

Na verdade, o que garante o sucesso de uma franquia é seguir exatamente o que a franqueadora já estabeleceu.

Assim, se você é um empreendedor que deseja implementar coisas novas e fazer as coisas do seu jeito, a franquia não é a melhor opção. Porque mesmo que o negócio tenha bons resultados, você poderá se sentir frustrado com ele.

Considerando tudo isso, avalie seu perfil na hora de investir em um negócio. Você já conhece as vantagens de uma franquia. Logo, tenha a certeza de que elas serão mais importantes para você do que qualquer incômodo com a padronização.

Com isso decidido, será hora de pesquisar por opções de franquia para você. Existem os mais variados tipos delas no mercado, desde franquias de farmácia até marcas para trabalhar em casa.

Então, entenda com o que você quer trabalhar e quanto pode investir. Isso vai tornar mais simples acompanhar listas de franquias e encontrar a ideal para o seu caso.

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias