evento online

O que fazer para realizar um evento online?

Criar um evento online é uma excelente ideia e tem ganhado muita força recentemente. No entanto, é preciso produzir algo que seja interessante para quem está do outro lado do computador, tablet e smartphone.

Além disso, há cuidados básicos que precisam ser tomados com fatores como a infraestrutura para a realização da transmissão, além da divulgação adequada para que o objetivo seja atingido, gerando espectadores que futuramente podem resultar em leads para a empresa.

Vamos saber mais sobre o assunto? Siga conosco e confira nos próximos tópicos tudo o que você precisa saber sobre a realização de eventos online. Vamos lá?

Entendendo um pouco mais sobre os eventos online

Palestras, transmissões, webinars, treinamentos: todos esses eventos costumam atrair muitas pessoas que têm interesse em determinados assuntos, sejam eles de viés acadêmico, sejam de viés profissional. O importante é que eles ofereçam conteúdo relevante e, se forem organizados por empresas, que gerem lucro.

Entretanto, com rotinas cada vez mais corridas e jornadas múltiplas, as pessoas têm tido menos tempo para estar em auditórios e salas de aula. Diante desse quadro e aproveitando a onda de recursos de transmissão, os eventos online têm adquirido força. É possível oferecer conteúdo útil sem que nenhum dos espectadores esteja in loco!

Sabendo de todos esses fatores, a aceitação para essa modalidade de eventos vem crescendo consideravelmente, especialmente porque tudo acontece em tempo real graças à tecnologia de streaming. Isso aumenta muito a credibilidade, tendo em vista que tudo acontece ao vivo, sem edições, simulando exatamente a experiência presencial.

Conhecendo as vantagens dessa modalidade

É importante compreender mais detalhadamente como os eventos online podem trazer benefícios para quem os oferece. Há uma ideia retrógrada acerca dessa modalidade, cercada de alguns mitos e, por isso, é importante citar o que deve ser levado em consideração. A seguir, listamos alguns fatores que deixam claro como é importante, moderno e eficiente adotar os eventos online.

Maior alcance de público

O evento em local físico limita a quantidade de participantes de várias maneiras diferentes: preço maior, deslocamento, horários menos flexíveis, lotação máxima do local onde será realizado e uma série de outros fatores.

Realizando a transmissão online você pode, por exemplo, ser assistido por uma pessoa que está em outro país. O alcance é muito mais potencializado, pois, nessa modalidade, as dificuldades são reduzidas ao máximo.

Para as empresas que oferecem webinars e outros tipos de streamings pagos, é possível citar também a questão financeira, já que a limitação de espectadores é muito menor do que em um espaço físico. Além disso, é possível vender pacotes para mais de um evento.

Redução de custos

No ambiente online, é possível reduzir custos com breakfast, aluguel de espaços e outros itens de produção que acabam sendo mais caros quando há a utilização de um local físico. Obviamente haverá custos com a transmissão, especialmente com a contratação de serviços especializados, mas, no final das contas, o evento online é muito mais barato.

Inscrições online

As inscrições também podem ser feitas por meio do site do evento, sem precisar demandar nenhum posto físico para a coleta, muito menos fazer com que os participantes se desloquem para isso. É interessante também disponibilizar diversas formas de pagamento quando o evento for pago.

Planejando um evento online de sucesso

Sabendo que esse é um recurso extremamente eficiente e muito bem-aceito pelo público geral, é hora de considerar essa possibilidade e já começar a planejar o seu evento online. Para isso, é importante definir exatamente qual será o modelo adotado, de acordo com a necessidade demandada do assunto em questão.

Os webinars, por exemplo, têm uma possibilidade interessante de interação com o público, em uma estrutura em que os participantes enviam perguntas por meio de um chat da plataforma de transmissão. Já em outros eventos como palestras e transmissões, apenas uma pessoa fala, enquanto os palestrantes não contam com ferramentas para interagir ou tirar dúvidas.

Há também a possibilidade de realizar cursos online. Esses precisam de plataformas específicas, que permitem uma interação maior do aluno, prezando pelo bom nível de aprendizado.

Ofereça conteúdo interessante

O primeiro cuidado para ter um evento online de sucesso é oferecer ao público as respostas para os seus questionamentos. Dessa maneira, é importante sempre promover eventos sobre temas que estejam em pauta, seja pela sua relevância, seja por gerarem muitas dúvidas frequentemente.

Promova o evento com eficiência

Para que o público saiba que você está oferecendo algo relevante para ele, é necessário divulgar o seu evento de maneira eficiente e a melhor alternativa é fazer isso online. Portanto, utilize as redes sociais para a divulgação. Grande parte do seu público estará lá.

É importante também usar estratégias de SEO, já que, assim, você consegue posicionar o site do seu evento de maneira relevante nas buscas do Google, se mantendo sempre no topo dos resultados. Inclusive, há sites que oferecem serviços de divulgação com base nessas estratégias.

Executando o evento online com qualidade

Após criar um evento online com base em todas as suas vantagens e planejar sua execução, é hora de saber o que fazer no grande dia para que tudo saia como planejado, deixando todos satisfeitos. Isso medirá o sucesso final de seus planos!

Para obter sucesso, é fundamental se certificar de que alguns pontos em relação à infraestrutura, ao conteúdo e à transmissão estejam devidamente corretos. Desse modo, vamos conhecer quais são as principais preocupações necessárias durante a execução do evento.

Transmissão de qualidade

Um dos principais fatores de preocupação de um evento online é a qualidade da transmissão. É imprescindível que a velocidade seja suficiente para que o streaming se desenvolva bem, sem nenhum tipo de interrupção ou os incômodos lags. Faça testes prévios!

Pontualidade

É comum ver eventos online atrasando, o que é uma verdadeira falta de respeito com quem se inscreveu. Portanto, essa precisa ser uma preocupação primordial. A transmissão deve começar na hora marcada e não se estender, terminando no horário que estava previsto, até porque os espectadores podem ter outros compromissos em seguida.

Conteúdo estimulante

Imagine assistir a um webinar em que o palestrante não consegue te animar e te envolver no conteúdo? O cansaço vai prevalecer, o sono vai bater e a experiência será frustrante. Portanto, não adianta o conteúdo ser rico se não prender a atenção do aluno. Para o segmento online, deve haver uma preocupação extra com isso.

Infraestrutura adequada

Mesmo sem os espectadores presentes, é importante oferecer infraestrutura adequada para quem estiver ministrando o evento online. Microfones, refrigeração, quadros e todos os outros equipamentos necessários para um conteúdo de qualidade devem ser dispostos.

Essa nova vertente é muito interessante e já está revolucionando a maneira de oferecer conteúdos. Gostou de saber mais sobre o assunto? Agora que você já sabe como criar um evento online e conduzi-lo, compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

Quer acompanhar as novidades e tendências no mercado de eventos? Dê uma passada lá no blog da mobLee ou em nosso site agora mesmo!

*Artigo escrito por Júlia Vidigal Munhoz, Analista de Marketing e Conteúdo da mobLee.

Categorias