Ícone do site Eadbox

Veja como implementar um treinamento 5s em sua empresa

treinamento 5s
herocreator inteligencia artificial chatgpt

Os treinamentos corporativos são essenciais para toda empresa que deseja contar com profissionais qualificados, engajados e motivados. Assim sendo, existem várias ações que podem ser feitas visando esses objetivos. Nesse cenário, ganha espaço o treinamento 5s. Você já ouviu falar sobre ele?

Resumidamente, o treinamento 5s auxilia a empresa a criar e a transmitir a sua cultura corporativa e na identificação de problemas. Também, é importante para criar novas oportunidades e soluções de melhorias. Assim, a proposta final do 5s é diminuir o desperdício, tanto de tempo quanto de espaço e recursos de uma empresa. Dessa maneira, passa-se a contar com uma maior eficiência operacional.

Para saber mais sobre esse método e o significado do nome 5s, confira o artigo até o final. Quem sabe você encontre nesse método uma opção para otimizar a produtividade da sua empresa.

O que é o treinamento 5s?

Esse método surgiu no Japão, em um momento no qual o país se reerguia após toda a destruição da Segunda Guerra Mundial. O 5s representa 5 palavras japonesas que começam com a letra S. Em outros idiomas não existem palavras exatas para traduzi-las, porém, em português, o método 5s pode ser traduzido pelas seguintes palavras:

 

 

Seu objetivo é cuidar de uma boa base empresarial. Aqui, estão inclusos os cuidados com o ambiente, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, é claro, a gestão de pessoas. Ou seja: cuidando de maneira efetiva desses 5 princípios, passa-se a contar com o máximo proveito e capacidade do seu ambiente de trabalho. Abaixo, explicamos melhor como funciona cada um desses princípios.

– Veja também: 4 dicas para fazer o treinamento de colaboradores em sua empresa

Entendendo o significado de cada “S” e as ações que podem ser feitas para implantá-los na sua empresa

Senso de utilização

Em japonês, essa palavra é a “Seiri”. De maneira resumida, o senso de utilização no treinamento 5s consiste em:

Assim, para implantar esse método é importante se livrar daquilo que não possui mais utilidade ou que esteja fora do lugar. Materiais, ferramentas, documentos e informativos ultrapassados, por exemplo, podem ser descartados.

Implementando o senso de utilização na empresa:

Questione-se: “a empresa precisa disso?”. Se a resposta for “não”, não há a necessidade de guardar. Caso você não tenha autonomia para tomar essa decisão, deixe-a anotada e mostre para um responsável. Essa noção de utilização é importante para manter apenas o que é realmente importante para a empresa.

Senso de ordem/ordenação/organização

O senso de ordem em japonês é “Seiton”. Esse “S” prega que: “o que não está classificado não está organizado”. Também, é entendido que cada coisa tem o seu devido lugar.

Implementando o senso de ordem na empresa:

O senso de organização, ordem ou ordenação consiste em classificar os itens e organizá-los. Para isso, o ideal é deixá-los em em fácil alcance, facilitando o trabalho de todos da empresa. Então, a empresa pode utilizar de alguns métodos e ferramentas de organização no dia a dia. Um método que pode ser importantes nesse processo é o Kanban. Veja mais sobre ele: Conheça o que é Kanban e melhore os processos em sua empresa

Senso de limpeza

Em japonês, esse termo é conhecido como “Seiso”. De maneira resumida, esse princípio do treinamento 5s promove duas ideias básicas:

Implementando o senso de limpeza na empresa:

Ninguém deseja trabalhar em um lugar sujo e/ou mal cuidado. Porém, para que a limpeza mantenha-se em dia, é importante que todos os colaboradores se engajem nesse processo. Assim sendo, cada funcionário deve ter em mente que:

Além disso, também cabe à empresa oferecer informações e orientações a serem seguidas pelos colaboradores a fim de manter a limpeza no local de trabalho. Que tal tirar uma foto do ambiente limpo e deixá-la visível em um local para todos verem? Assim, saberão no que se basear para limpar o local, por exemplo.

Senso de saúde/padronização

O senso de saúde proposto pelo treinamento 5s consiste em padronizar as práticas saudáveis. Em japonês, essa palavra é a “Seiketsu”.

Implementando o senso de saúde/padronização na empresa:

Aqui, o objetivo é criar regras para manter o que foi conquistado nos primeiros “S” – os cuidados com a utilização, organização e limpeza. Assim, a empresa investe na conscientização dessas normas. É papel da corporação educar os seus colaboradores e, mais do que isso, contar com gestores que eduquem pelo exemplo. Ou seja: que também sigam os preceitos propostos pelo treinamento 5s.

Também, outra ação para implementar esse “S” na empresa é atribuir a cada colaborador uma função que contribua para a organização, limpeza e utilização da empresa. Assim, a gerência acompanha se essas ações estão sendo efetivamente praticadas.

Vale lembrar que o senso de saúde e padronização é algo que acontece com o tempo, e não de um dia para o outro. Isso porque ele interfere diretamente na cultura empresarial.

Senso de autodisciplina

O último S, em japonês pronunciado como “shitsuke”, significa assumir a sua responsabilidade pelas ações – assim como seguir os padrões estipulados acima.

Implementando o senso de autodisciplina na empresa

Nessa fase, a empresa implementa programas de cunho pedagógico e educacional. Ou seja: que ensinem os novos funcionários e reciclem os conhecimentos dos colaboradores mais experientes. Resumidamente, o senso de autodisciplina é aquele que monitora, controla e, por fim, mantem a disciplina dos colaboradores. O objetivo final é garantir que todos os 5s sejam aplicados de maneira eficiente e contínua. Assim garantem um melhor aproveitamento, engajamento e produtividade para a empresa.

– Veja também: Veja como e quando fazer a reciclagem de equipes

Treinamento 5s: uma ação contínua a fim de melhorar o ambiente de trabalho

É importante ressaltar que o programa de treinamento 5s engloba ações que devem ser frequentes e em busca de melhorias contínuas. Vale ressaltar que alguns de seus principais benefícios no ambiente corporativo são:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios do treinamento 5s, está pronto para colocá-lo em prática? Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

[wen_cta id=”6405″]