Treinamento e desenvolvimento de funcionários é cada mais necessário para manter a sua empresa em crescimento. Quando isso acontece a você mantém uma vantagem competitiva no mercado.
As companhias tem cada dia mais investido na formação e desenvolvimento de pessoas. O avanço das políticas de recursos humanos deve ter em foco a preparação dos colaboradores para realizar seus trabalhos atuais. Também é necessário desenvolver habilidades para seus papéis e responsabilidades futuras.
Quando se pensa neste segmento do negócio, existem algumas tendências de treinamento corporativo que podem ser vistas nos mais variados âmbitos da educação organizacional. Desde o treinamento de gerentes, supervisores e equipes para fins direcionados até o desenvolvimento de pessoas.
Ele visa preparar o funcionário não para um trabalho específico imediato, mas para ensinar como pode ser a progressão de sua carreira. Estas estão entre as práticas mais difundidas no meio corporativo.
Nesta postagem, vamos nos aprofundar no tema desenvolvimento e treinamento corporativo.
Você já ouviu falar do modelo ADDIE, por exemplo? Então, confira!
O que você vai ler nesse artigo?
Tendências em treinamento e desenvolvimento de funcionários
O planejamento estratégico do treinamento e desenvolvimento de funcionários pode auxiliar nas necessidades imediatas e futuras de uma empresa. Por isso é importante saber identificar, personalizar e fornecer soluções de treinamento corporativo eficazes.
Desenvolver uma avaliação de feedback, o planejamento de carreira e da sucessão e os programas de escalonamento de carreira e projetar uma cultura baseada em competências, vinculada às estratégias e metas de negócios.
A abordagem moderna de formação e desenvolvimento trocou o foco da modalidade de treinamento e desenvolvimento de funcionários. Hoje é uma ferramenta de retenção de talento, não sendo mais encarada como um custo.
O sistema de treinamento corporativo na indústria tem sido alterado para criar uma força de trabalho mais inteligente, que produza melhores resultados.
Como todo segmento da atividade industrial, o treinamento e desenvolvimento corporativo de funcionários passou por diversos estágios até alcançar o que vemos hoje. Não que tal método esteja pronto, mas as diferentes correntes de pensamento da administração tem procurado dar uma nova cara à prática.
Porém, alguns pontos são vistos como os mais eficazes e empregados entre especialistas na área.
Veja também: aprenda hoje a criar treinamentos com pedagogia empresarial.
Treinamento e desenvolvimento de funcionários formal e sistemático
O treinamento formal é um tipo de ensino que segue uma forma projetada. Ele não tem uma forma intencional e consistente, e geralmente ocorre de forma espontânea, casual, como por exemplo, ler um livro ou ter uma discussão esclarecedora com um colega.
Já a formação formal tende a incluir resultados preferidos, atividades de aprendizagem destinadas a alcançar resultados e alguma forma de avaliação.
O treinamento sistemático e formal inclui avaliações cuidadosas e atenção para determinar metas de treinamento, projetar e construir métodos e materiais diretamente alinhados para atingir objetivos, implementar treinamento e uma avaliação cuidadosa para assegurar que a formação é realizada de forma eficaz. No treinamento sistemático e formal, cada fase do processo produz resultados diretamente necessários para a próxima fase.
É um processo feito ao longo do tempo, de forma persistente e sucessiva, a fim de que a mensagem seja direcionada para os colaboradores. Vale lembrar que o funcionário é o foco destas informações.
Veja também: microlearning: a ferramenta ideal para o treinamento corporativo.
O que é modelo ADDIE e como usar no treinamento e desenvolvimento de funcionários
A escola americana de administração desenvolveu um princípio para guiar os programas de treinamento e desenvolvimento corporativos. Este método empregado atualmente nos mais variados âmbitos da educação corporativa.
A sigla ADDIE é um acrônimo das palavras analisar, conceber, desenvolver, implementar e avaliar (ou analyze, design, develop, implemente, evaluate). A metodologia foi desenvolvida para medir o grau de eficácia e penetração que tais capacitações têm entre os funcionários, entre os colaboradores e partícipes.
Confira quais são os seus passos.
Os 5 passos do modelo ADDIE:
1- Analisar
Conhecer as necessidades da organização e do indivíduo e, em seguida, identificar objetivos de treinamento. Quando os objetivos são alcançados, vão equiparar o colaborador com o conhecimento e as habilidades para atender às necessidades da organização, e também do indivíduo. Normalmente, esta fase também inclui identificar quando o treinamento deve ocorrer e quem deve participar como aprendiz.
2- Conceber
É preciso projetar um sistema de formação que os formandos e formadores possam implementar para atingir os objetivos de aprendizagem.
Esta fase inclui tipicamente a identificação de metas de aprendizagem. Elas são estratégicas, baseadas em atividades para atingir os objetivos determinados anteriormente.
Aqui é onde se coloca na ponta do lápis os recursos que vão ser utilizados: dinheiro, materiais, instalações, etc. Coloque também as informações e ferramentas que vão ser propagadas com este treinamento.
3- Desenvolver
A terceira parte é desenvolver um “pacote” de recursos e materiais de treinamento, incluindo, por exemplo, a concepção de materiais didáticos, físicos ou virtuais, o desenvolvimento de recursos audiovisuais, gráficos, manuais, etc.
Tal fase envolve o planejamento de como as informações serão distribuídas, passadas e que ferramentas serão utilizadas para ajudar o colaborador a internalizar o conteúdo recebido.
4- Implementar
Implementar o pacote de treinamento, inclusive para entregar a formação, implementando as estratégias e conduzindo as atividades, compartilhando feedback sobre o programa e métodos de treinamento, administrando testes, modificando a concepção dos treinamentos e seus materiais com base no feedback dos participantes, é a última fase, a execução de deste guia.
Pode incluir atividades administrativas, tais como copiar, agendar instalações, tomar dados de atendimento, alunos de faturamento, etc.
5- Avaliação
Esta parte é deve ser inserida durante e após a implementação da formação. A avaliação é do desenho do programa de treinamento, uso dos recursos e resultados obtidos pelos participantes no programa.
Veja também: o blended learning na sua empresa: como fazer treinamentos incríveis.
Ensino a distância para o treinamento e desenvolvimento de funcionários
A evolução tecnológica e das plataformas multimídia criaram um novo nicho de marcado para o treinamento e desenvolvimento de funcionários. Se antes aplicar o método ADDIE obrigava as empresas a investir recursos financeiros para preparar uma estrutura física muito grande, hoje isso mudou.
Hoje é mais fácil aplicar um treinamento através da do ensino a distância. Mais que uma tendência, o EAD tem funcionado como um facilitador de tal atividade.
O sistema tem diversos benefícios que podem ser enxergados e considerados.
Replicação de conteúdos
Primeiro, por sua formatação de produção e replicação de conteúdos, existe uma maior padronização da capacitação. Esta replicação permite uma flexibilidade de horários, desta forma a empresa minimiza o prejuízo produtivo através do planejamento.
A empresa consegue deslocar a menor força de trabalho possível das suas atividades para cumprir os treinamentos. Além de padrão e flexibilidade, há também a uma redução de custos por conta da tecnologia ead. Nesta formatação, não é preciso um esforço logístico para preparar um ambiente físico.
O apoio técnico e teórico para as aulas também se reduz, e também evita todos custos com deslocamentos e alocações físicas.
Comunicação educacional
Além disso, treinamento servem como canal de comunicação educacional. É uma ferramenta que permite tanto a disseminação de conteúdos como a troca de experiências e informações.
Você também pode aplicar testes e provas, com isso a capacidade de coleta de informações que vão direcionar o treinamento em seus passos futuros será ampliada. Estas funcionalidades permitem que o treinamento e desenvolvimento corporativo de funcionários siga um processo evolutivo.
No longo prazo, este treinamento vai acarretar em um conteúdo melhor formatado com alta aceitação pelos seus colaboradores.
A EAD Box ajuda sua empresa a aumentar a produtividade de seus funcionários: baixe este e-book e entenda melhor como fazer isso: Produtividade corporativa, aprenda a atingir resultados relevantes.
[wen_cta id=”2324″]