aprendizado efetivo

4 passos para um aprendizado efetivo

Sistemas de ensino envolventes melhoram a produtividade e aprendizado nas empresas.

O aprendizado global efetivo é aquele que promove o engajamento dos funcionários nas atividades da empresa. Na prática, este tipo de ensino faz com que os colaboradores assimilem o conteúdo com eficácia e se tornem multiplicadores do conhecimento.

Nas organizações modernas, o aprendizado efetivo tem sido aplicado por meio de cursos EAD (Educação a distância), que são elaborados mediante os seguintes princípios:

1. Produção de cursos sucintos: criação de apresentações claras, curtas e objetivas. Uso de palavras compreensíveis pelo público-alvo. Emprego de frases curtas ao expor conteúdo. Exposição de imagens e vídeos padronizados;

2. Criação de avatares: a simulação da assistência do supervisor por meio de um personagem, que poderá apresentar os conteúdos via áudio ou texto, aumenta o envolvimento dos alunos online;

3. Reforço do aprendizado: produção de repetições para facilitar a memorização e potencialização do conhecimento pelos alunos/colaboradores;

4. Medição dos resultados: análise das estatísticas de realização dos cursos fornecidas pelas plataformas LMS (Learning Management System). Levantamento de informações sobre assimilação do conteúdo apresentado nas aulas e o aperfeiçoamento dos cursos com base nestes dados.

Concomitantemente, estes conhecimentos devem ser colocados em prática no cotidiano da organização, o que acarretará em uma melhor assimilação por parte dos funcionários.

Enfim, ao produzir cursos sucintos, simular a assistência professoral, reforçar o aprendizado por meio da repetição e da prática, medir os resultados e aperfeiçoar os cursos EAD na plataforma LMS, sua empresa poderá obter um sistema de ensino envolvente aumentando a qualidade dos serviços prestados pelos seus colaboradores.

 

Teste agora a Eadbox, solução mais completa do mercado, com 15 dias de teste gratuitos.

Categorias