Design Instrucional

Armadilhas Que Você Deve Evitar no Design de Cursos Online

Conheça os erros mais comuns do processo de design e desenvolvimento de cursos online, e evite-os:

Falar, falar, falar.

Você gosta quando alguém fica constantemente falando o que você deve ou não deve fazer? Bem, seus alunos também não gostam! Estudantes gostam de estar no controle e acessar os conteúdos de maneira ativa, explorando. Não são poucos os cursos que empurram as informações nos estudantes, em vez de permitir que estes “puxem” conforme sua própria demanda.

Muito conteúdo, pouco contexto.

Sem um contexto, a informação fica sem sentido e é facilmente esquecida. Para engajar seus estudantes e aumentar a retenção dos conhecimentos, vincule o conteúdo com a vida real e os cenários de trabalho dos estudantes.

O vício do “botão next”

Seus estudantes estão apenas avançando pelos conteúdos, sem nem ao menos ler o que aparece na tela? Bem esse comportamento é bastante conhecido e esperado, principalmente vindo dos alunos com baixa motivação, sonolentos e desinteressados. Felizmente, a solução é bastante simples, apenas adicione alguma interatividade interessante para os estudantes, quebrando aquele caminho linear, e permitindo a exploração dos conteúdos.

Duplicação de áudio e e texto.

Se você realmente quer “matar” seus alunos de tédio, faça-os assistir um vídeo ou ouvir um áudio que fale exatamente aquilo que ele acabou de ler! É redundante e frustrante. Existem diversas outras maneiras de garantir a acessibilidade nos seus cursos online.

Economizar no Design Instrucional

Um conteúdo apenas publicado não representa um curso EAD, tão pouco garantirá bons resultados. Veja o Design Instrucional como a base para o sucesso do seu projeto EAD. Você não construiria uma casa, sem uma base e um planejamento consistentes, certo?

Multimídia nos cursos online

Quando usados corretamente, os elementos multimídia motivam os estudantes. Entretanto, certifique-se de que estes elementos não vão se tornar uma distração. Recursos que não agregam valor são apenas desperdício de tempo e dinheiro.

Inconsistências na Usabilidade.

User Experience é extremamente importante para garantir que seus alunos tenham uma experiência amigável com a navegação nos cursos online. Ficar mudando a aparência e posição dos botões durante durante o curso não é uma boa opção. Os designers e desenvolvedores precisam ter o “pé no chão” na criação dos cursos.

Categorias